Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Preço do óleo diesel e seus impactos na agropecuária e no setor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biodiesel: Agricultura Familiar e Estrutura Industrial
Advertisements

V SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO MERCADO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO E BIOCOMBUSTÍVEIS 2009 Superintendência de Abastecimento 9 de fevereiro de 2010.
Audiência Pública sobre a MP 413
Proposta Orçamentária do RS (2008) Análise feita pela Assessoria Econômica da FEDERASUL
As conseqüências do avanço da cana
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Reunião Ordinária Audiência Pública 15/09/2004.
O novo ciclo de expansão do agronegócio. Safra 2010/11 O novo ciclo de expansão do agronegócio Abr/2011.
Programa de Produção e Uso do Biodiesel no Brasil
ÁLCOOL COMBUSTÍVEL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO JOSÉ NILTON DE SOUZA VIEIRA AGOSTO DE 2002.
O governo Lula comemora com veemência
Perspectivas da Economia Brasileira para 2009 e de outubro de 2009 Simão Davi Silber
COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
Audiência Pública: Crise do Setor Leiteiro Nacional
Ministério de Minas e Energia
Audiência Pública Cadeia Produtiva do Setor Lácteo Brasileiro
Preço do óleo diesel e seus impactos na agropecuária
PROGRAMAÇÃO E APLICAÇÃO DE RECURSOS PELO CRÉDITO RURAL SAFRA 2005/2006 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Política Agrícola.
Comissão de Agricultura Câmara dos Deputados 03 de dezembro de 2008.
Audiência Pública na Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Brasília, 29/03/2005 ANFAVEA MÁQUINAS AGRÍCOLAS AUTOMOTRIZES.
POLÍTICA DE PREÇOS ÓLEO DIESEL PETROBRAS
Os impactos da Carga Tributária sobre Medicamentos
Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Os Elevados Custos de Produção dos Produtos Agropecuários.
Audiência Pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural destinada a discutir os elevados custos de produção agrícola.
Apresentação em Audiência Pública na Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Brasília, 17/06/2004 ANFAVEA SEGMENTO DE.
Evolução dos Preços de Máquinas e Implementos Agrícolas
Área de Operações Indiretas
Luiz Renato Lazinski TENDÊNCIAS CLIMÁTICAS OCEPAR Meteorologista
SINDICOM Fundado em 1941, com sede no Rio de Janeiro
A INDÚSTRIA DE ÓLEOS VEGETAIS E O BIODIESEL NO BRASIL
Programa de Apoio ao Setor Sucroalcooleiro - PASS
Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável
AGRONEGÓCIO Fórum de Tendências Aliança do Brasil Amaryllis Romano
Marcelo Alvares Vicente Julho / 2008
Mercado de Trabalho no Brasil
A CRISE E O ENDIVIDAMENTO NO CONTEXTO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS Brasília, 26 de fevereiro de 2009.
JUSTIÇA FISCAL E TRIBUTÁRIA: Progressividade da tributação e
Audiência Pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal Mercado de Álcool: Impactos Positivos da MP 413 Alisio J. M. Vaz Vice-Presidente.
Ano II Dezembro de 2009 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 PIB TRIMESTRAL DA BAHIA 4º TRIMESTRE E ACUMULADO NO ANO 2011 Coordenação de Contas.
FEE/ Centro de Informações Estatísticas/ Núcleo de Contabilidade Social Porto Alegre, 28 de Dezembro de 2010 Desempenho do RS.
Produto Interno Bruto Rio Grande do Sul
Julho/2006 V JORNADAS LUSO-BRASILEIRAS DE PAVIMENTOS Recife-PE, 5 a 7 de julho de 2006 Engº INÁCIO BENTO DE MORAIS JÚNIOR Presidente da ABDER PAINEL 3:
Brasília - DF 1 ANÁLISE DA ARRECADAÇÃO Janeiro a Dezembro de 2008.
VARIAÇÃO DE PREÇOS DE FERTILIZANTES
Fonte: CONAB. Ano IV JUN/JUL de 2010 Balanço Mundial - Exportação, consumo mundial, estoques finais, exportações e importações (Milhões de sacas de 60.
"Comercialização de Soja" Gerente Comercial de Grãos
Superintendência de Abastecimento 15 de fevereiro de 2011.
Reforma Tributária - Perspectivas PEC 233/2008
Impacto nos Municípios
Brasília - DF 1 ANÁLISE DA ARRECADAÇÃO Janeiro a Abril de 2009.
Brasília - DF 1 ANÁLISE DA ARRECADAÇÃO Janeiro a Maio de 2011.
Ano III Fevereiro de 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Evolução do Financiamento da Seguridade Social nos últimos 20 anos
Brasília - DF 1 ANÁLISE DA ARRECADAÇÃO Janeiro a Dezembro de 2011.
Instrumentos de Apoio à Comercialização Agrícola e Pecuária
Demandas do Setor produtivo MATOGROSSENSE
GESTÃO DE RISCOS NO MERCADO DE BIODIESEL
Ano IV JUN/JUL de 2010 Máquinas Agrícolas Automotrizes – Vendas internas, exportações e produção (nacionais e importadas). Em unidades. Fertilizantes.
Balanço Mundial - Produção, consumo mundial, exportações e importações (Milhões de toneladas). Ano II Dezembro de 2009 Relação Produção x Consumo Mundial.
Ano IV – JUN/JUL 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
FORMAÇÃO DE PREÇO DE EXPORTAÇÃO
Brasília - DF 1 ANÁLISE DA ARRECADAÇÃO Janeiro a Fevereiro de 2009.
Será que temos um aparato regulatório para o futuro do biodiesel? Guilherme Leite da Silva Dias IEA-Bioenergia, 9 de Novembro de 2006.
GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS
Participações Governamentais e de Terceiros na Lei do Petróleo Superintendência de Controle das Participações Governamentais - SPG.
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
Desoneração da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios.
Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis 1º semestre de 2008 Superintendência de Abastecimento Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2008.
Superintendência de Abastecimento 10 de agosto de 2009.
Superintendência de Abastecimento 15 de fevereiro de 2011.
Transcrição da apresentação:

Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Preço do óleo diesel e seus impactos na agropecuária e no setor de transporte de cargas Luiz Roberto Baggio Representante Nacional do Ramo Agropecuário (OCB) Brasília, 4 de maio de 2010

Óleo diesel no Brasil Distribuição das vendas de óleo diesel no Brasil 44,76 milhões m 3 3,23% a.a Total das vendas (2008): 44,76 milhões m 3 Taxa Média Crescimento*: 3,23% a.a. (*) – Período de análise: 2004 a Fonte: ANP (2009).

Impactos médios no setor agrícola – Principais produtos A preços médios abril/2010. Fonte: OCEPAR E DERAL.

Impactos no setor de transporte de cargas (*) – Custo da operação: Gasto do veículo com todos os elementos que envolvem a operação de transporte. Fonte: Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Oeste e Meio Oeste Catarinense. SETCON.

Participação dos tributos na formação de preços na região NE do Mato Grosso com origem SP Fundo de Transporte e Habitação – FETHAB Fonte: IMEA e ANP. Preço Refinaria 53,1% CIDE 3,2% PIS/COFINS 6,8% ICMS (orig. SP) 11,0% Custo bombeamento) 1,4% ICMS (dest. MT) 5,1% Frete SP/MT 5,5% + 2% de biodiesel 0,1% Margem Distribuidora 1,6% Fethab 4,6% Lucro bruto postos 7,6%

A correlação histórica entre o valor do Óleo Diesel e o Barril de Petróleo entre Janeiro.2004 e Dezembro.2008, é de 1,130% ou seja, um litro de óleo diesel representa 1,130% do valor de um barril de Petróleo. A correlação entre o Óleo Diesel e o Barril de Petróleo entre Janeiro.2009 e Dezembro.2009 esta em 1,52%. No Mês de Dezembro.2009, mesmo havendo descontos e alteração econômicas durante todo ano de 2009 no valor do litro do óleo diesel nas distribuidoras, a correlação ficou em 1,52%. Índice acima da correlação histórica e muito próximos aos índices de Abril 2002, Maio e Julho 2003 quando a cotação média do Dólar estava acima R$2,50. Resumo técnico

Conclusões Com os patamares de preços inviabiliza-se a atividade de transporte de cargas, em especial o autônomo e o pequeno transportador Os impactos nos custos de produção agrícola são muito fortes e submetem a necessidade de redução dos preços do diesel aos patamares históricos Como alternativa deveríamos considerar a necessidade da produção de biodiesel ser produzida e distribuída diretamente das cooperativas aos seus produtores rurais A carga tributária dos combustíveis utilizados na agricultura devem ser revista e reduzida.

Obrigado! Luiz Roberto Baggio Representante Nacional do Ramo Agropecuário da OCB