PSICOLOGIA SOCIOHISTÓRICA DE LEV SEMYONOVICH VIGOTSKY

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Advertisements

Quem é o homem ?.
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO
A GÊNESE DA INTELIGÊNCIA SEGUNDO HENRI WALLON
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
A ESCOLA DE FRANKFURT Teoria Crítica.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
O princípio educativo em Gramsci
REVOLUÇÃO RUSSA 1917 OUTUBRO VERMELHO.
Vigotsky O PRECURSOR DAS INTELIGÊNCIAS EMOCIONAIS
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Psicologia Histórico-Cultural
Lev Semenovich VIGOTSKI
Curso:Licenciatura em Matemática Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Docente: Edivaneide Equipe: José Firmino João Bonifácio.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)

Conceitos de aprendizagem
SISTEMA HISTÓRICO-CULTURAL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Questões introdutórias
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Psicologia Histórico Cultural: origens e pressupostos gerais
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Sócio interacionismo vygotsky.
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA ESTADO DE SAO PAULO - BRASIL
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
O materialismo histórico
Mário Chiarastelli Paulin
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Karl Marx. Karl Heinrich Marx nasceu em Trier (Alemanha) 05/05/1818 foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna,
PC DO B / CNFP CURSO NÍVEL II.
Teoria Sociocultural.
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
O sentimento da infância
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
O trabalho em Marx A ontologia do ser social
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
Seminário de Tese II Prof. ª Dr
ESCOLA DE FRANKFURT.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.

Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Pedagogia Psicologia da Educação I Prof Silvia Maria Alves de Almeida ABORDAGEM SÓCIO HISTÓRICA.
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
“A construção cultural da imaginação”
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Fabiana Wanderley Cognição e Afetividade.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA SOCIOHISTÓRICA DE LEV SEMYONOVICH VIGOTSKY UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO DE PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIOHISTÓRICA DE LEV SEMYONOVICH VIGOTSKY Professora ANTONIA MARIA NAKAYAMA

VIGOTSKY, SUA FAMÍLIA E SUA REGIÃO Nascimento: 12/11/1896 – Bielarus – União Soviética Família judia – 2º de 8 irmãos, pai chefe de Banco e mãe professora Viveu em Mensk – em ambiente intelectual, literário, reflexivo - até 1924 Até 15 anos estudou em casa com tutores Ingressou na escola secundária e depois na Universidade de Moscou (Direito) - U. Popular de Shanyavskii (Histórias e Filosofia) e em Moscou e Kharkov (Medicina).

BIELARUS BIELORÚSSIA Situação política instável. Região sitiada por vários exércitos e bandidos. Perseguição aos judeus (Gomel - em Pale - território judeu na Rússia czarista) Guerra civil. Guerra contra aliados ocidentais. Ocupação pelos alemães. Primeiras reformas agrárias. Crise econômica.

A OBRA DE VYGOTSKY E SEU CONTEXTO Pode-se afirmar que V. “cruzou como uma fúria veloz” pela densidade e agudeza de um intenso trabalho desenvolvido numa curta vida. Ricardo Baquero *5/11/1896 a 10/06/1934 – 37 anos) Família com fortes inquietudes e tradições culturais. Situação de defesa e luta contra a discriminação e por um lugar no social. Identificação e participação consciente com movimento revolucionário e de luta pela justiça social que se propunha emancipar o ser humano. Guillermo Arias Beatón

ANTES DE 1924 MOSCOU 1924 - 1927 1928 - 1934 Estudioso e crítico da arte Estudos críticos de Psicologia Escreve imaginação e criatividade Estudos da Filosofia e da Ciência Escreve significativo histórico da crise da Psicologia Escreve História e gêneses das funções psíquicas superiores Mestre de Educação Artística Trabalhos e estudos críticos da educação Escreve Crise de 7 anos – problema do entorno e domínio da conduta Professor de Psicologia para mestres Reescreve Psicologia da arte Escreve teoria das emoções Escreve primeira versão da arte Escreve e publica Psicologia Pedagógica Escreve acerca dos sistemas psicológicos Escreve Consciência como problema da Psicologia Escreve Pensamento e Linguagem Escreve o problema da idade Formação básica, artística, humanista e vivências práticas, insatisfação com a Psicologia existente. *Guillermo Arias Beatón Estudos críticos e sistematização do conhecimento Psicológico. Programa de trabalho. Propostas de soluções da saída da crise da Psicologia. Estudos críticos mais específicos. Trabalho inconcluso.

.Mestre na escola Trabalhista Soviética ATUAÇÃO PROFISSIONAL De 1917 a 1924 em Gomel .Líder cultural – Chefe da Seção de teatro do Dep. de Ed. Popular de Gomel – Seção de teatro no jornal local) .Mestre na escola Trabalhista Soviética e Colégio Pedagógico (laboratório de pesquisas) .Co-fundador da Editora Eras e Dias (escassez de papel) .Palestras sobre educação .Grande estudioso da literatura de Psicologia e educação.

Entre 1922-26 – dedica-se à educação Entre 1922-26 – dedica-se à educação *ensino da literatura e uso da tradução na compreensão da linguagem *educação das crianças com deficiência 1924 *2º Congresso de Psiconeurologia, Leningrado – consciência como objeto de investigação *muda para Moscou compondo o “troika” com Luria e Leontiev *sobre genuína base marxista propõe novo sistema psicológico em franca ruptura com o behaviorismo 1925 *conclui sua tese sobre a Psicologia da Arte *já diferencia as Funções Psicológicas Inferiores e Superiores e o papel da mediação no seu desenvolvimento. 1926-27 *internação por Tuberculose * redige “O significado histórico da crise da Psicologia” - sobre a evolução do conhecimento humano *antes de tomar a fala e o pensamento de crianças como objeto de estudo 1929-31 *Troika - História do desenvolvimento das funções psicológicas superiores 1934 * Pensamento e linguagem – após 10 anos de pesquisa *os significados das palavras evoluem na idade infantil *descobrir o curso do desenvolvimento dos conceitos científicos na criança *natureza psicológica da linguagem - escrita como função independente da fala e sua relação com o pensamento *comprovar a natureza psicológica da fala interna e sua relação com o pensamento

“A aranha executa operações que lembram as de um tecelão e as caixas que as abelhas constroem no céu poderiam envergonhar o trabalho de muitos arquitetos. Mas o pior arquiteto difere da mais hábil abelha desde o princípio, pois antes de ele construir uma caixa de tábuas, já a construiu em sua cabeça. No término do processo de trabalho, ele obtém um resultado que já existia em sua mente antes que ele começasse a construir. O arquiteto não apenas muda a forma dada a ele pela natureza, dentro dos limites impostos pela natureza, mas também leva a cabo um objetivo seu que define os meios e o caráter da atividade ao qual ele deve subordinar sua vontade”. (Karl Marx, O capital, p.3)

FATOS, PROPOSTAS E HIPÓTESES SIGNIFICATIVOS POSSIVELMENTE VIVENCIADOS POR VYGOTSKI Guillermo Arias Beatón Cruéis condições de exploração Atmosfera fantasticamente estimulante de uma sociedade em movimento ativo Programa de educação popular da Revolução de Outubro Concepções do materialismo dialético e histórico, desenvolvido por Marx e Engels Desenvolvimento da Psicologia Científica

DINÂMICA DAS CONDIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO A educação e o desenvolvimento. A construção do sujeito Genético e fisiológico BIOLÓGICO SOCIAL E CULTURAL Relações interpessoais, objetos, significados, símbolos e signos. Guillermo Arias Beatón