Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
1 e-Learning Fábrica de Educação a Distância (04/2005)
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
O Cenário Virtual.
Ferramentas de Mediação no Moodle
IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Plataforma de Ensino a Distância
Redes Sociais e Mídias na Educação
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
ALEXANDRA ALINE VERA.
Requisitos de Hardware e Software Conhecimentos Básicos Acesso ao EaD
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Formas de Interação.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Informações sobre o Teleduc
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Moodle para Professores e Iniciantes Web Conference e curso on line.
Portais de Ensino Plataforma Moodle.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
Comunidade de aprendizagem
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Skype: urcampvirtual.ead         Endereço: Tupy Silveira, 2086  Telefone: Ramal: 263.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Conhecendo o Ambiente de Curso. O Moodle É um software livre de apoio à aprendizagem (páginas de disciplinas e grupos colaborativos). Sistema para gerenciar.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Transcrição da apresentação:

Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD DISCIPLINA: Metodologia em EAD CARGA HORÁRIA: 45 h/a PROFESSORES REGENTES: Jonathan Nery Pierot Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD Objetivos desta Aula: Classificar o processo de interação na EaD; Identificar as ferramentas síncronas e assíncronas; Reconhecer Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

O que é interatividade? Interatividade com o computador Essa palavra é recente na história das línguas, surgiu nas décadas de 1960 e 1970. A interatividade envolve os atributos da tecnologia contemporânea utilizada na EaD, que permite conexões em tempo real. Interatividade com o computador Emissor → mensagem → meio → receptor Webdesigner → site → internet ← usuário É possível falar da interação do homem com a máquina, quando esse seleciona e comanda processos e percursos.

Interatividade em EaD Aborda as relações entre alunos, professores e conteúdo por meio de três interações: aluno/professor, aluno/aluno e aluno/conteúdo. aluno/professor: chat, email, em que o professor fornece motivação e feedback, auxiliando o aprendizado dos alunos. aluno/aluno: aprendizado colaborativo e cooperativo. aluno/conteúdo: pode ocorrer de várias maneiras: navegando ou explorando, selecionando, controlando, construindo, respondendo.

Ferramentas Síncronas e Assíncronas Ferramentas Síncronas: Trata-se de uma ferramenta que permite a comunicação entre vários em tempo real, num determinado espaço virtual. Ferramentas Assíncronas: Trata-se da interação entre pessoas que se realiza sem que estas estejam conectadas ao mesmo tempo. O objeto da comunicação é enviado, e permanece disponível para conhecimento do destinatário no momento em que este se conecta.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Pode ser definido como uma sala de aula virtual acessada via web, onde são disponibilizadas ferramentas para mediação e gerenciamento da EaD. MOODLE IFPI

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) OBJETIVO DO AVA: É tentar reduzir não apenas a distância física entre os participantes de um curso – alunos e professores – mas também, e mais especificamente, a distância comunicacional. Com a explosão da EaD em sistemas formais ou não de ensino, a tendência é que cada instituição construa seu próprio ambiente virtual de aprendizagem. Em geral, esses ambientes incorporam as ferramentas já existentes na web, como o correio eletrônico, os fóruns de discussão, os chats. Incluem gerenciamento de conteúdos e avaliação, bem como recursos para administrar os cursos, inclusão e exclusão de alunos, emissão de relatórios e avaliação.

MOODLE (Modular Object–Oriented Dynamic Learning Environment). Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) MOODLE (Modular Object–Oriented Dynamic Learning Environment). O Moodle se mantêm em desenvolvimento por uma comunidade que abrange professores, pesquisadores, administradores de sistema, designers instrucionais, programadores, e usuários de todo o mundo.  Evolui constantemente adequando-se às necessidades dos seus utilizadores. É um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa.

Alguns recursos que podem ser utilizados / inseridos: Ferramentas do MOODLE E-TEC Alguns recursos que podem ser utilizados / inseridos: Texto simples Pode ser usado para apresentar aos alunos pequenos trechos de informação. Normalmente estes textos são utilizados como referência para uma atividade posterior.

Link a um arquivo ou site Permite ao professor disponibilizar ferramentas de diversas formas. Rótulo É um texto simples colocado em uma semana ou tópico. Em geral é usado para organizar as semanas e agrupar atividades por tipo.

As atividades podem ser do tipo: Fórum É uma ferramenta assíncrona, sem determinação de dia e horário. Consiste na proposição de uma questão sobre a qual vão sendo feitos comentários, que, por sua vez, serão objetos de novos comentários. Quando iniciado pelo professor, deve servir para provocar reflexões que se estabelecem a partir de uma leitura específica, que deve estar explicita para esta ferramenta.

Tarefa Atividade a ser desenvolvida pelo aluno. Serve, em geral, para o envio de arquivos para o ambiente, para a produção de textos neste e, ainda, para a atribuição de notas em atividades produzidas fora do ambiente (por exemplo, uma prova presencial).

Chat Ferramenta síncrona. Permite a comunicação on-line, ou seja, “conversas” em tempo real. É ideal para discussões leves e tirar dúvidas de maneira rápida. No entanto, é necessário que todos estejam conectados ao mesmo tempo. Portanto, é importante agendar essas conversas previamente.

Referências: MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: a educação a distância hoje. 1ª ed. São Paulo: Peason Prentice Hall, 2007. MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007. DIAS, R.; LEITE, L. Educação a Distância: da legislação ao pedagógico. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. VILLARDI, R.; OlIVEIRA, E. Tecnologia na educação: uma perspectiva sócio – interacionista. Rio de Janeiro: Dunya, 2005.