Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP Dra. Fabiola Starobole Juste Dra. Fernanda Chiarion Sassi Profa. Dra. Claudia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Advertisements

Estudo de prevalência de base populacional das infecções
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
“Considerações sobre Comportamento Sexual da População Brasileira - Mudanças Recentes” Pesquisa sobre Comportamento Sexual e Percepções da População Brasileira.
UNIJUÍ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DeFEM – DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA O “XIS BURGUER” COMO.
PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS
PROMOÇÃO DAS CLASSES CULTO DE GLORIFICAÇÃO A DEUS IGREJA CRISTÃ
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
Estatística Descritiva
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade
Projeto Voluntariado Brasil 2011 Job 11/ /12/2011.
PREDITIVIDADE DAS SENTENÇAS DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DA INTELIGIBILIDADE DE FALA NAS DISARTRIAS Alexandre E, Barreto SS, Ortiz KZ Universidade.
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
Sucesso em 2011! Mais de 1200 pessoas Congresso e lançamento do livro.
Velocidade dos movimentos orais e achados eletromiográficos: estudo comparativo entre crianças gagas e fluentes Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade.
Professoras Marcia e Vivian
Regulamento FMTKD adaptado para Categorias Não-Oficiais
Universidade de São Paulo
Perfil fonológico de alunos da educação infantil: levantamento para ações educativas em parceria com o professor. Autores: Iana da Costa Pires Larissa.
Levantamento Populacional de Distúrbios da Comunicação Auto-Declarados - Análise Preliminar de São Paulo Profa. Dra. Vanessa de Oliveira Martins
Fonoaudióloga Mestre Milene Rossi P. Barbosa
Sobre a Questão do Aborto no Brasil
Profa. Dra. Renata Medici
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
Diadococinesia em crianças com e sem gagueira do desenvolvimento
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
Processamento Linguístico e Memória de Trabalho: Efeitos na Compreensão on-line em Distúrbio Específico de Linguagem Talita Fortunato-Tavares, Debora Befi-Lopes.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Dra. Renata Mota Mamede Carvallo Juliana Granja Urosas
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais.
Modelagem Estatística
Análise da voz de deficientes auditivos pré e pós IC
Universidade Federal de Minas Gerais
Saúde da Criança Cristiane Andrade
Potenciais evocados auditivos com estímulos de fala: aplicabilidade e limitações no diagnóstico diferencial dos transtornos de linguagem Laboratório de.
Luiz Augusto Rogério Vasconcellos
Mortalidade de Orientais no Estado de São Paulo ( ) Gabrielle Idealli e Profa. Dra. Marcia Koike.
Que “higiene das mãos” têm as crianças e adolescentes de Leiria?
Contatos: – AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO COGNITIVA DE PACIENTES RENAIS CRÔNICAS EM FUNÇÃO DA IDADE Tzanno-Martins.
INTRODUÇÃO Estudos demonstram que as incidências de erros em UTI - Neonatal são mais frequentes do que se imagina, a ocorrência de erros é facilitada pela.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
Testes de Hipóteses Caderno de Exercícios Nome
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Fatores de risco em crianças disfluentes sem recorrência familial: comparação entre o gênero masculino e feminino CMC Oliveira; D Cunha; AC Santos; HA.
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
Introdução à Estatística
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
RELAÇÃO ENTRE O USO DE ESQUEMAS SIMBÓLICOS E A PRODUÇÃO DE VERBALIZAÇÕES E COMBINAÇÕES DE PALAVRAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN Fabíola Custódio Flabiano-Almeida.
4º Encontro Nacional de Gerentes de Risco Sanitário Hospitalar GGTES/GVISS/ANVISA Apresentador: Dr. Valdir LisboaSantana Apresentador: Dr. Valdir Lisboa.
Eliza Porto-Cunha Suelly Cecilia Olivan Limongi
A função da palavra na ausência da visão Profa.Dra.Katia Regina Moreno Caiado Puc-Campinas.
Consumo de álcool na gravidez. Uma perspectiva ética. Miguel Ricou Unidade de Ética e Psicologia do Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de.
O processamento auditivo e a combinação de traços distintivos em crianças com desvios fonológicos 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba –
18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba - 22 a 25 de setembro/2010 ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARANDO A MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL NO ESPECTRO AUTÍSTICO.
Ana Manhani Cáceres | Debora Maria Befi-Lopes
INFLUÊNCIA DA RESPOSTA A ESTÍMULOS DE 4000HZ NA LATÊNCIA DO REFLEXO ACÚSTICO. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Pós-graduação em Educação Física Universidade de Brasília – UnB Biomecânica da Locomoção e Postura Alessandra Vidal Prieto.
ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente.
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DE FERIDAS AGUDAS E CRÔNICAS EM PACIENTES DE HOSPITAIS PÚBLICOS DE MANAUS-AM. Doutoranda: Nariani Souza Galvão. Orientadora:
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
Análise do consumo de fast food por adolescentes e suas influências, Escola Móbile, São Paulo Ana Luiza Makul; Beatriz Soares; Bruno Garrubbo; Pedro Duarte.
Métodos de Avaliação Osteomioarticular Caso Clínico: Tornozelo
VAGAS SEMINÁRIO:100 VALOR SEMINÁRIO: Estudantes - R$ 40,00 (PRAE consulte condições especiais) Profissionais- R$ 80,00 VAGAS OFICINAS:30 (oficina II 20.
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de idosos institucionalizados e não institucionalizados e a relação com a presença de sarcopenia Estela.
Andamento – Projetos de Pesquisa Setor de Endometriose - HCFMUSP Data da apresentação: Aluno: Lidia H. J. Myung Projeto de pesquisa Finalidade: Mestrado.
Transcrição da apresentação:

Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP Dra. Fabiola Starobole Juste Dra. Fernanda Chiarion Sassi Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade

Objetivo  verificar a classe gramatical das rupturas de fala de crianças, adolescentes e adultos gagos e fluentes. Método  Esse estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da Instituição (CAPPesq HCFMUSP, no.0823/07). Participaram do estudo 180 indivíduos, de ambos os sexos, com idades entre 4.0 a anos, divididos em 6 grupos: grupo de pesquisa 1 (GP1), constituído por 30 crianças gagas; grupo de pesquisa 2 (GP2), constituído por 30 adolescentes gagos; grupo de pesquisa 3 (GP3), constituído por 30 adultos gagos; grupo controle 1(GC1), constituído por 30 crianças fluentes; grupo controle 2(GC2), constituído por 30 adolescentes fluentes; grupo controle 3 (GC3), constituído por 30 adultos fluentes. Todos os participantes dos grupos controle foram pareados aos grupos pesquisa por idade e gênero. Foram coletadas amostras de fala contendo 200 sílabas fluentes. As rupturas de fala apresentadas nas amostras foram classificadas quanto a tipologia e classe gramatical.

Resultados  Para as crianças, tanto gagas quanto fluentes, as rupturas foram mais freqüentes nas palavras funcionais [F(1, 58) = 4.76, p = 0.033] para as crianças gagas e [F(1, 58) = 16.56, p < 0.001] para as crianças fluentes. Para os adolescentes gagos, não houve diferença estatisticamente significante entre ocorrência de rupturas em palavras de conteúdo e funcionais [F(1, 58) = 0.16, p = 0.684], porém para os adolescentes fluentes, as rupturas continuaram mais freqüentes nas palavras funcionais [F(1, 58) = 28.28, p < 0.001]. Os adultos gagos apresentaram maior número de rupturas em palavras de conteúdo [F(1, 58) = 4.03, p = 0.049] e os fluentes, assim como as crianças e adolescentes fluentes, apresentaram mais rupturas em palavras funcionais [F(1, 58) = 10.37, p = 0.002]. Conclusão  As rupturas nas palavras funcionais são usadas como uma tática de adiamento quando a palavra de conteúdo subseqüente não está pronta para a execução. Isso acontece com crianças gagas e fluentes, porém, com o passar da idade, os indivíduos com gagueira parecem abandonar esta tática de adiamento, apresentando rupturas diretamente nas palavras de conteúdo, que apresentam maior representatividade semântica.