Introdução Em Campo Grande/MS, foi implementado a Equipe Móvel de Prevenção (EMP). O atendimento móvel proporciona a assistência e a realização de atividades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro de Apoio Operacional à Infância e Juventude
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
São realizadas, predominantemente, atividades de educação em saúde seguindo conteúdos de a programática de programas do Ministério da Saúde, não baseadas.
Saúde Bucal na esfera pública
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Estado de Santa Catarina
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Salvador – BA, 19 de julho de 2013
CRITÉRIOS CURSO SAÚDE BUCAL Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
Saúde Bucal no Município de Jandaia do Sul - PR
AÇÕES NA PERSPECTIVA DO TRABALHO INTERPROFISSIONAL: CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE ASSESSORIA DE TERAPIA OCUPACIONAL Suelen M. de Lorenzo – Programa de.
Perfil fonológico de alunos da educação infantil: levantamento para ações educativas em parceria com o professor. Autores: Iana da Costa Pires Larissa.
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
PROJETO: “DE VOLTA PRA CASA”
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
Médias de CPO-D aos 12 anos no Brasil em 2003 de acordo com macrorregião Perdido 3,5 3,19 Obturado 3,13 3,16 Obt/Cariado 3,0 Cariado 2,78 2,5 2,30.
Portadores de Necessidades Especiais e as Tecnologias
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Angelo Augusto Paula do Nascimento
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
Rede de Promoção da Saúde
HANSENÍASE: casos novos detectados nas sessões de matriciamento em dermatologia na estratégia de saúde da família Caroline Omram Ahmed, Gustavo Amorim,
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE II Auxiliar em Saúde Bucal – EAD Prof.: Catarine Grisa.
Introdução: O CETAS/RO realizou suas primeiras turmas do curso Qualificação em Assistência em Enfermagem para Melhoria da Qualidade no Atendimento ao.
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Título do Trabalho: Feira de Educação em Saúde do Centro de Formação de Pessoal para os serviços de Saúde - CEFOPE/RN: Uma alternativa na construção da.
APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO TÉCNICA NA ÁREA DA SAÚDE Karina Oliveira de Mesquita; Maria José Galdino Saraiva; José Reginaldo Feijão.
INTRODUÇÃO O Hospital de Pediatria Professor Heriberto Ferreira Bezerra (HOSPED) é uma instituição universitária de natureza pública, com ativa participação.
O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE NÍVEL TÉCNICO EM ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: EXPERIENCIA DA ETSUS PARIQUERA-AÇU/ VALE DO RIBEIRA /SÃOPAULO Autores:
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Introdução O Plano Estratégico Situacional (PES) é um método de planejamento por problemas e trata, principalmente, dos problemas mal estruturados e complexos,
Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Departamento de Odontologia Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Sul Mara Lúcia Campos.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
Brasil Carinhoso Brasília, agosto de 2015.
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
PROSAD- Programa de Atenção à Saúde do Adolescente
Autores: Aline Caldi Rodrigues, Camila Macedo dos Santos, Érika Loureiro Vieira, Gabriella Teixeira Pinto, Giselle Lopes Pereira, Narjara de Sant´ana Garcia.
Campina Grande Outubro 2015
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Paloma Gabrielly Amorim Monteiro Antonio Dean Barbosa Marques
Amanda Delmondes de Brito Fontenele Elaine Carininy Lopes da Costa
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Apesar do aparente conhecimento teórico do que é Educação em Saúde por parte dos profissionais, há evidências de execução da educação baseada na mistura.
PASA Normas Operacionais Básica. SUS. Aula 2. POLÍTICAS DE ATENÇÃO A SAÚDE DO ADULTO NORMAS OPERACIONAIS DO SUS.
Campanha de Promoção de Saúde
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Transcrição da apresentação:

Introdução Em Campo Grande/MS, foi implementado a Equipe Móvel de Prevenção (EMP). O atendimento móvel proporciona a assistência e a realização de atividades educativas em 104 Escolas Municipais. Existe um segmento de crianças Portadoras de Necessidades Especiais (PNE) nessas instituições que são incluídas no projeto. A equipe de saúde bucal, em especial o Técnico em Saúde Bucal (TSB) é responsável pela execução das atividades educativas e deve buscar articular estratégias com os educadores e familiares para o fortalecimento da prevenção. Assistência e prevenção em saúde bucal realizada pela unidade móvel odontológica para crianças portadoras de necessidades especiais em Campo Grande/MS. Autores: Selma Leandro G Dias, Inara Pereira da Cunha. Instituição: Escola Técnica do SUS – “ Profª Ena de Araújo Galvão”.

Material e Métodos Relato de experiência realizado como trabalho de conclusão do curso de Especialização Técnica em Atenção Primária em Saúde da ETSUS/MS entre o período de Julho a Agosto de Assistência e prevenção em saúde bucal realizada pela unidade móvel odontológica para crianças portadoras de necessidades especiais em Campo Grande/MS. Autores: Selma Leandro G Dias Instituição: Escola Técnica do SUS – “ Profª Ena de Araújo Galvão”

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A Equipe Móvel de Prevenção Prevenção em escolas RELATO Por que começou? Quem participou? Quais eram as ações? Quantos alunos e professores foram orientados? Quantos alunos foram atendidos? Assistência e prevenção em saúde bucal realizada pela unidade móvel odontológica para crianças portadoras de necessidades especiais em Campo Grande/MS. Autores: Selma Leandro G Dias Instituição: Escola Técnica do SUS – “ Profª Ena de Araújo Galvão”

Figuras – Ações realizadas no relato de experiência. Assistência e prevenção em saúde bucal realizada pela unidade móvel odontológica para crianças portadoras de necessidades especiais em Campo Grande/MS. Autores: Selma Leandro G Dias Instituição: Escola Técnica do SUS – “ Profª Ena de Araújo Galvão” Fonte: Própria.

Figuras – Ações realizadas no relato de experiência. Assistência e prevenção em saúde bucal realizada pela unidade móvel odontológica para crianças portadoras de necessidades especiais em Campo Grande/MS. Autores: Selma Leandro G Dias Instituição: Escola Técnica do SUS – “ Profª Ena de Araújo Galvão” Fonte: Própria.

Discussão e Conclusão A equipe móvel de prevenção deve esclarecer a importância das atividades preventivas em PNE e como realizá-las pelos educadores, para que se tornem práticas cotidianas nas escolas. Referências BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Projeto SB Brasil 2003: Condições de Saúde Bucal da População Brasileira : resultados/Ministério da Saúde, Secretária da atenção à saúde, Departamento de Atenção Básica, Brasília: Ministério da Saúde, CARDOSO AMR, BRITO DBA, ALVES VF, PADILHA WWN. O acesso ao cuidado em Saúde Bucal para crianças com Deficiência Motora: Perspectivas dos Cuidadores. Pesq Brás Odontoped Clin Integr, 2011; 11(4): CARDOSO AMR, CAVALCANTI YW, PADILHA WWN. Impacto de programa de promoção em Saúde Bucal para Cuidadores e crianças com paralisia cerebral. Pesq Brás Odontoped Clin Integr, 2011; 11(2): CARVALHO, THEREZA H. L; PINHEIRO, NARJARA M.S; SANTOS, JOSÉ M.; COSTA, LUCIANA. Estratégias de promoção de saúde para crianças em idade pré-escolar do município de Patos – PB. Rev Odonto UNESP, 2013; 42(6) : Assistência e prevenção em saúde bucal realizada pela unidade móvel odontológica para crianças portadoras de necessidades especiais em Campo Grande/MS. Autores: Selma Leandro G Dias Instituição: Escola Técnica do SUS – “ Profª Ena de Araújo Galvão”