EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESPIRITUALIDADE INACIANA
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
MISSÃO EM SENTIDO AMPLO.
DOCUMENTO DE APARECIDA
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
MISSÃO E VISÃO DA COMISSÃO DE ASSESSORIA DE EDUCAÇÃO VIVENCIAL (CAEV) 1.Definir e articular as competências básicas que expressam o perfil de um Líder.
Encontro - 15 O RVA – ARTIGOS: 13 – 14 e 15 Subsídio PPT - 015
Conscientização Vocacional
COMPROMISSO CRISTÃO.
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
A bendita entre as mulheres
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
CARISMA MISTICA ESPIRITUALIDADE DAS ENS
Objetivos das URGÊNCIAS
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
O PROJETO DE VIDA DE JESUS
VOCAÇÃO É O ENCONTRO DE DUAS LIBERDADES:
19 junho junho 2010 ANO SACERDOTAL
BEM-VINDOS à CELEBRAÇÃO de Encerramento da CF-2013!
O Pão da Palavra e da Eucaristia
Eucaristia, Sacramento da Caridade
Santíssima Trindade Se você quer navegar por um site católico, clique aqui:
TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.
E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA!
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Documento de Aparecida
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
Três pequenas mariposas perdidas na noite escura!
Igreja: comunidade de comunidades
Maria, nome de tantas mulheres. Um nome que evoca a lembrança de lutas bem batalhadas, de respostas bem dadas, de carinho generoso oferecido, de cuidado.
Tema: Fraternidade e Juventude Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)
1.
A Comunidade.
Ser Quem Quer Quem Quer Ser Quem Quer Ser w Existem 3 ajudas:
Crescendo em Comunidade O Propósito da comunhão
Diocese de São João da Boa Vista
ESTE MENINO FOI ESTABELECIDO PARA QUE MUITOS CAIAM OU SE
A Trindade
A RAZÃO DA NOSSA IGREJA.
Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 20,21)
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR Aprofundando os textos bíblicos:
organicidade de conjunto na Pastoral
ENCONTRO PARA ANIMADORES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
As indiscutíveis marcas dos cristãos
ORAÇÃO VOCACIONAL ORAÇÃO VOCACIONAL.
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS. 1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS.
O ativismo e o essencial
Pe. Audinei Carreira da Silva
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
Assunção de Maria.
Ave Maria Cheia De Graça “Cheia de graça" és tu, Maria, repleta do amor divino desde o primeiro momento da tua existência, providencialmente predestinada.
Mãe de Deus.
Fraternidade: Igreja e sociedade
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
Formação Catequética Catequista.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
do Sagrado Coração de Jesus para a santificação do mundo.
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
NUFESP – NÚCLEO DE FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE – REGIONAL SUL-1
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
GLÓRIA A DEUS, GLÓRIA A DEUS !
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Transcrição da apresentação:

EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO! Quando encontramos esse caminho, é inevitável percebermos que nos tornamos Discípulos Missionários de Jesus Cristo. Como isso se dá e como vivenciamos isso dentro do contexto de motivação pastoral? Como vivermos nosso discipulado missionário com motivação? Agentes da Pastoral Familiar na caminhada do Documento de Aparecida

COMO EU POSSO DIZER ISSO EU!? DISCÍPULO MISSIONÁRIO!? Eu... DISCÍPULO MISSIONÁRIO? Eu... Discípulo... Missionário... “Eu”! discípulo missionário. Eu, Discípulo Missionário! Antes, vamos tentar analisar alguns tipos de agentes de pastoral. Como é que eles afirmam-se Discípulos Missionários. Aqui, um bom entendimento da pontuação gráfica da Língua Portuguesa ajuda na exemplificação e na entonação das frases.

CONFORMAR-SE A JESUS “A admiração pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo do coração do discípulo, uma adesão a toda a sua pessoa ao saber que Cristo o chama pelo nome. É um “sim” que compromete radicalmente a liberdade do discípulo a se entregar a Jesus, Caminho, Verdade e Vida.” (DA 136 – parecidos com o Mestre) Segundo nos aponta o Documento de Aparecida, a caminhada pastoral tem como exigência a conformação do discípulo ao Mestre Jesus Cristo. O primeiro ponto é o chamado que o próprio Cristo faz a cada pessoa pelo nome.

CONFORMAR-SE A JESUS “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim.” (Gl 2,20) Paulo descobriu o sentido de conformar-se a Cristo e o afirmou como exemplo. O segundo ponto é a conformação objetiva que temos que formular para nossa vida, assim como Paulo fez. Que todos possam chegar ao que ele chegou: “Já não sou eu que vivo...”

CONFORMAR-SE A JESUS “A Virgem Maria é a imagem esplêndida da conformação ao projeto trinitário que se cumpre em Cristo.” (DA 141) A Virgem Maria foi a primeira a conformar-se à vontade e ao projeto do Deus Trino.

MISSIONÁRIOS “E escolheram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. (...) E a Palavra de Deus crescia. O número dos discípulos multiplicava-se enormemente em Jerusalém.” (At 6, 5.7) Falaremos nos próximos slides da missionariedade.

MISSIONÁRIOS Paulo é a grande referência missionária porque foi aquele que cumpriu verdadeiramente o mandamento de Jesus: ide por todo o mundo... A atitude do missionário tem uma boa referência em Paulo, que alargou os limites da Palavra até os gentios: 1 Cor 9, 19-23

DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS Para ser discípulo: Conhecer a Cristo, Caminho, Verdade e Vida – pela Palavra Abrir-se ao Cristo. Converter-se e fazer a opção por Cristo. Anunciar o Evangelho e ajudar a construir o Reino de Justiça, Solidariedade e Amor. Para ser missionário: Aprofundar-se ainda mais na Palavra. Aderir à Igreja e conhecê-la para pertencer a ela – pelos documentos (Magistério) Ouvir o chamado e aceitar o envio. Reconhecer-se como servidor de Deus no Cristo que está em cada irmão. As características para ser discípulo e para ser missionário.

UM PENTECOSTES DIÁRIO E terminamos a formação falando da necessidade diária de se pedir pelo Espírito que nos converte a cada dia. “O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus-Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e irmãos uns dos outros;”

UM PENTECOSTES DIÁRIO “identifica-nos com o Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais;”

UM PENTECOSTES DIÁRIO “e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que todos ‘tenham vida nEle.”

Esperamos... Ser uma Igreja viva, fiel e crível, que se alimenta na Palavra de Deus e na Eucaristia. Viver o nosso ser cristão com alegria e convicção como discípulos missionários de Jesus Cristo. Formar comunidades vivas que alimentem a fé e impulsionem a ação missionária. Valorizar as diversas organizações eclesiais em espírito de comunhão. Oração final.

Promover um laicato amadurecido, co-responsável com a missão de anunciar e fazer visível o Reino de Deus. Impulsionar a participação ativa da mulher na sociedade e na Igreja. Manter com renovado esforço a nossa opção preferencial e evangélica pelos pobres. Acompanhar os jovens na sua formação e busca de identidade, vocação e missão, renovando a nossa opção por eles.’

Trabalhar com todas as pessoas de boa vontade na construção do Reino Trabalhar com todas as pessoas de boa vontade na construção do Reino. Fortalecer com audácia a pastoral da família e da vida. Valorizar e respeitar nossos povos indígenas e afro-descendentes. Avançar no diálogo ecumênico para que todos sejam um, como também no diálogo inter-religioso. Fazer deste continente um modelo de reconciliação, de justiça e de paz.

Cuidar da criação, casa de todos, em fidelidade ao projeto de Deus Cuidar da criação, casa de todos, em fidelidade ao projeto de Deus. Colaborar na integração dos povos da América Latina e do Caribe. Que este Continente da esperança seja também o Continente do amor, da vida e da paz! Pai Nosso... Ave, Maria! Cheia de graça... Glória ao Pai...

OBRIGADO A DEUS E A TODOS OS IRMÃOS E IRMÃS!