GESTÃO PÚBLICA DOS RISCOS URBANOS - TECNOLÓGICOS E NATURAIS NO MUNICÍPIO DE CANOAS Projeto encaminhado pela Prefeitura Municipal de Canoas e aprovado pelo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL - SGSSO
Advertisements

Região Metropolitana de Natal
O papel do Ministério das Cidades na Gestão Integrada de Riscos
VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
Estado da Paraíba Secretaria de Estado da Saúde
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
SEGURANÇA CIDADÃ por Ana Beatriz Leal
Seminário Metropolitano sobre aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar – Porto Alegre/RS.
Levantamento, construção e diagnóstico
Acidentes Ambientais Edson Haddad.
Monitoramento Ambiental Comunitário de Áreas de Risco de Deslizamentos nos Morros Urbanos de Antonina.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - RN 11/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PE 10/12/2012.
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos VIGILÂNCIA.
ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL E SAÚDE DO TRABALHADOR EM ACIDENTES QUÍMICOS VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÕES EXPOSTAS A CONTAMINANTES QUÍMICOS.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Estado da Paraíba Secretaria de Estado da Saúde
EVOLUÇÃO METODOLÓGICA DA GESTÃO DE RISCOS
CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS MUNICIPAIS PARA PREVENÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
CASE 1. REGIONAL VALE DO SINOS A Regional Vale do Sinos da Federasul promove encontros mensais entre as entidades da sua área de abrangência A Regional.
Geotecnologias Aplicadas à Engenharia Civil e Ambiental
PLHIS PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOTI
Vigilancia em Saúde Ambiental para RNI Idéias para um plano de atuação
As mudanças na dinâmica econômica, social e urbana dos municípios paulistas, nas últimas décadas, exigiram a abordagem de novos temas de investigação,
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
(Decreto Estadual nº , de 18DEZ02)
Projeto Mapeando a Saúde
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
TemaComunicações e Informática. Pesquisa os 645 municípios do Estado de São Paulo, tendo como fonte primária de informações: Prefeituras Municipais -
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Missão: Definir as políticas, o planejamento, a execução,
Proposta Técnica Preliminar
È o conjunto de ações preventivas, preparativas, de socorro, assistências e reconstrutivas Coordenadas e realizadas pela Prefeitura, destinadas a evitar.
O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MATO GROSSO NA PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS PALESTRA: LBA Maio 2003.
Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 1 Relator: Gabriel Oliveira.
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
EXERCÍCIO SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES
Cuidados em saúde nos abrigos
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Gestão Estratégica na Política Pública
Paulo Mustrangi Carlos Francisco de Paula – Cel B.M.
CONSTRUINDO CIDADES RESILIENTES Jaraguá do Sul 13 de maio de 2013.
Diretoria de Pesquisas COPIS Básicas Municipais Pesquisa de Informações.
SISTEMA DE T & D IDEOLOGIA ORGANIZACIONAL DIAGNÓSTICO AVALIAÇÃO DE DO
SECRETARIA DE PARTICIPAÇÃO E PARCERIA COORDENADORIA DA MULHER Análise comparativa de dados sobre a Região Leste da Cidade de São Paulo; entre Subprefeituras.
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
RESPONDENDO AOS DESASTRES: Uma ação intersetorial
Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. O ENFOQUE QUALITATIVO DAS ANÁLISES DAS PRESTAÇÕES DE CONTAS MAURICIO QUEIROZ DE CASTRO TCESP.
PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO Administração Popular Secretaria Municipal da Saúde Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
COPPE/UFRJ1 O COMPROMETIMENTO DA INOVACAO TECNOLOGICA DA RECICLAGEM DE RESIDUOS DA CONSTRUCAO CIVIL COM A SAUDE AMBIENTAL Claudio Fernando Mahler,D.Sc.,
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisa e Inovação Margareth Crisóstomo Portela Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.
Apresentação Diagnóstico Social
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
A Política de Mobilidade Urbana no desenvolvimento das cidades
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA SANTA RITA
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Vigilância Socioassis-tencial Proteção Especial Gestão de Benefícios Vigilância Socioassis-tencial Proteção Básica NOB/SUAS/2012.
PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO ago/2013
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
Audiência Pública Audiência Pública Ações e Medidas para Controle de Riscos Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários.
Mudanças climáticas, Pobreza e Desiguladades: fortalecendo a participação social no apoio a populações atingidas em desastres climáticos. Seminário Proposta.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
Transcrição da apresentação:

GESTÃO PÚBLICA DOS RISCOS URBANOS - TECNOLÓGICOS E NATURAIS NO MUNICÍPIO DE CANOAS Projeto encaminhado pela Prefeitura Municipal de Canoas e aprovado pelo FNMA em 11/2001. Projeto de demanda espontânea.

DIAGNÓSTICO Região metropolitana 305.000 habitantes - 4º do Estado em população - o mais populoso da RM 2º maior fluxo de cargas perigosas do País Transporte de produtos químicos por via rodoviária, férrea, fluvial e por dutos

DIAGNÓSTICO - cont. Proximidade com aeroporto/POA, Pólo Petroquímico de Triunfo Base aérea localizada no perímetro urbano Cidade “cortada” pela BR 116 e Trensurb Depende dos hospitais de Porto Alegre Acidente numa engarrafadora de GLP em 1999

DIAGNÓSTICO Localização

OBJETIVOS Construção de um mapa de riscos Formulação de políticas publicas para uma cidade vulnerável a riscos tecnológicos e naturais. Instrumentalização do Sistema de Vigilância de Movimentação de Cargas Perigosas.

METAS Levantar dados qualitativos e quantitativos Elaborar um mapa de riscos da cidade Criar uma interatividade com a comunidade

CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL Execução pela SEMPA em conjunto com a Defesa Civil Municipal e parcerias Trabalho desde 1997 - ULBRA O Fazer coletivo em desastres naturais e tecnológicos - estudo de caso - o município de Canoas/RS Aplicação do Manual Apell Lei municipal “03 de maio - dia municipal de prevenção de acidentes”

METODOLOGIA E INSUMOS Aplicação de pesquisa qualitativa/quantitativa levantamento dos registros de ocorrências atendimento do CB e sistema de saúde local Área de abrangência e localização do estudo levantamento de aspectos da comunidade

METODOLOGIA E INSUMOS - cont. Análise e interpretação dos resultados treinamento e capacitação de RH Reuniões cursos e seminários publicações uso do geoprocessamento