Trabalho realizado por:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Catástrofes Naturais.
Advertisements

O Homem como agente de mudanças ambientais
Catástrofes Naturais Ciências Naturais 08/09.
INICIO O que são os Sismos? Tipos de Sismos… o.
Os Vulcões.
Agentes modificadores do relevo
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Vamos recuar no tempo ... Lisboa … 1 de Novembro de 1755 …
Evidências da Dinâmica interna da Terra Sismos.
Vulcanologia Disciplina: Biologia e Geologia
Ciências da Vida e da Terra 10ºano
Quais os fenómenos precursores de actividade vulcânica?
O Aquecimento Global..
Riscos e Catástrofes Naturais
Tempestades e Inundações
3.1- Actividade vulcânica: riscos e benefícios da actividade vulcânica
Desastres naturais e ocupação de áreas de risco...
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
Águas Continentais.
RISCOS E CATÁSTROFES NATURAIS
Riscos e catástrofes.
Catástrofes naturais.
Mudanças Climáticas e o Protocolo de Kyoto
O planeta terra está esquentando
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Catástrofes Naturais Área de Projecto 2010/11.
Erupções vulcânicas Mariana 4º a Nº19.
Nome: Nathalia Nº26 4ª ano A
Trabalho realizado por:
Placas Tectônicas.
Revista Eletrônica Evair 6ºano B.
Trabalho de geografia Equipe01
Vulcões Rochas Revista Eletrônica Nome: Lethicia Santos Nº 13
Constituição do planeta Terra:
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes "escapam" para a superfície terrestre.
Catástrofes naturais Tiago Santos Nº15 T-IOSI.
Vulcanismo.
Catástrofes Naturais Adriana Vieira 8ºB.
“É cruel e humilhante verificar que construções, que tantos anos e esforços custaram ao Homem, se destruam num minuto.” Charles Darwin, 1835.
Este Diaporama destina-se exclusivamente a fins educativos.
Geografia.
LITOSFERA ESTRUTURA TERRESTRE.
Vulcões.
Problemas Ambientais.
no Brasil e em Bebedouro
Revista Eletrônica Emily _ n° 03 _ 6° B Vulcões Tsunamis.
Aquecimento Global.
RISCOS MISTOS ESQUEMATIZAÇÃO
Trabalho realizado por: Miguel Vilela N:8 Turma: CEF IOSI
Vulcanologia.
Vulcanismo.
Sismos O que é? Quais as causas? Como se detectam e registam?
Alterações climáticas
Escola Secundária Seomara da Costa Primo
A poluição atmosférica
RELEVO: DINÂMICAS INTERNA E EXTERNA
Poluição atmosférica.
ACTIVIDADE VULCÂNICA.
SISMOLOGIA. 2 Sismologia  Quando a tensão ultrapassa a capacidade de resistência / deformação das rochas, elas fracturam libertando, por ressalto elástico,
Há 65 milhões de anos um asteróide, com diâmetro aproximado de 15 km, colidiu com o planeta Terra, numa região que hoje pertence ao México. O impacto.
Consequências da dinâmica interna da Terra SISMOS
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Agentes Formadores de Relevos
Transcrição da apresentação:

Trabalho realizado por: Catástrofes Naturais Trabalho realizado por: António Teles Nº3 Carlos Francisco Nº5 Inês Borges Nº 9

Introdução Nós decidimos fazer este trabalho porque é um tema importante que devemos nos preocupar hoje em dia.

O poder do planeta Os Vulcões, Maremotos, Terramotos, furacões, fogos florestais, inundações a natureza é enfurecida. Tem a sua parte espectacular mas como também tem a parte aterradora. Em cada ano ficam pessoas feridas e algumas sem casa mas muitas delas acabam por morrer.

Catástrofes naturais Origem Geológica Origem climática

Origem Geológica Sismos Vulcões

sismos Os sismos (terramotos) é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra. resulta de movimentos subterrâneos das placas tectónicas o movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.

Antes,durante e depois de um sismo

Terramoto de Lisboa No dia 1 de Novembro de 1755 a capital de Portugal foi agitado por um violento sismo que causou a morte a milhares de pessoas e a destruição de centenas de edifícios. considerado um dos maiores sismos de sempre, com uma magnitude estimada de 8.75. Os seus efeitos foram sentidos em Marrocos .

Prevenção do sismo Apesar dos progressos, é impossível determinar, com exactidão, a ocorrência de um sismo. No entanto, a prevenção é importante para minorar as consequências. Assim é importante que exista: - estudo geológico dos terrenos; - construções parassísmicas; - formação do pessoal; - planos de evacuação; - educação da população.

O que é o sismógrafo Sismógrafo é um aparelho que regista as ondas sísmicas, ou seja, a intensidade dos terramotos.

Perigosidade e Risco Sísmico em Portugal

Vulcões

Vulcões Vulcão é uma estrutura geológica criada pelo magma. Os vulcões tipicamente apresentam formato cónico e montanhoso.

Consequências da erupção O magma no interior da crosta terrestre, tem tendência a subir originando uma erupção vulcânica. A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural.

Diferentes tipos de vulcões: Vulcão tipo havaiano: os vulcões tipo havaianos, relativamente aplanados, têm erupções efusivas: as lavas muito fluidas escoam rapidamente, nunca originado explosões, mas muito perigosas devido à rapidez com que a lava se desloca.

Diferentes tipos de vulcões: Vulcões tipo peleano: Este tipo de vulcões caracterizam-se explosões extremamente violentas em que a nuvem ardente se desloca a grande velocidade sobre o solo, queimando tudo o que encontra , por vezes, até vários quilómetros.

Origem climática

Tornados Secas Inundações

Tornados Um tornado consiste numa violenta coluna de ar, móvel e rotativa, que pode, ou não, entrar em contacto com o solo. A palavra tornado é de origem castelhana.

Inundações Uma inundação pode ser o resultado de uma grande tempestade que deixa cair uma chuva que não foi suficientemente absorvida pelo solo e outras formas de escoamento, causando transbordamentos.

Prevenção das Inundações É imprescindível que se leve em conta planos de acção de prevenção contra essas catástrofes Construção e manutenção de diques, barragens de defesa contra inundações, valas, tanques de contenção ou ainda obras de revitalização de rios. Cumprir as indicações dos técnicos da protecção civil

Maiores inundações no Brasil Santa Catarina, 2008. Paraíba, 2004 Minas Gerais, 2001. Acre, 1997. Rio de Janeiro, 1988. Blumenau, 1983. Santa Catarina, 1974. Rio de Janeiro, 1966 e 1967 Porto Alegre, 1941. Blumenau, 1911

Secas A seca é um fenómeno climático causado pela insuficiência de precipitação, ou chuva numa determinada região por um período de tempo muito grande.

Consequências da seca Escassez de água (potável e para a agricultura) A vida vegetal começará a morrer. Morte de seres vivos , incluindo vidas humanas Aumenta a concentração dióxido de carbono . Diminui a concentração de oxigénio provoca o aquecimento global.

Como evitar as secas Poupar água Evitar a poluição da água Evitar a poluição atmosférica Acatar as orientações da protecção civil e dos bombeiros.

Bibliografia: Naudin claude, lise marie e gautier yves”la terre une planéte active”campo de letras 1993.(este livro era Francês mas foi traduzido para Portugues pela escritora Cristina Cunha).

Conclusão Nós gostamos muito de fazer este trabalho porque aprendemos um pouco mais sobre as catástrofes naturais. Esperamos que tenham gostado.

 F i m