Conferência Intermunicipal da Sociedade Civil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPOSTA PARA O PROCESSO DE PREPARAÇÃO DO PARPA II
Advertisements

Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Meio Ambiente do Estado
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
PARTICIPAÇÃO DE PARTES INTERESSADAS
POMMAR/USAID-Partners
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Fórum Nacional de Agricultura Porque Fórum Nacional de Agricultura?
Workshop “Transferências de bens intangíveis”
Os desafios atuais da participação popular
A Gestão Social pode ser vista como...
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Economia Solidária: Outra Economia Acontece
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
SNV Moçambique.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
Governância Colaborativa explorando a controvérsia
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
GAE Gestão de Organizações do Terceiro Setor
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Ana Benavente © - Maputo 2006 Mudanças, visão i diálogo político.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
DESAFIOS, PROPÓSITOS, E OBJECTIVOS Maputo, 7-11 maio 2012.
PROJECTO: Integração do Género Resultados Resultado 1: A capacidade do MMAS (CNAM e DNM) e das OSC de analisar políticas, a assistência técnica.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
“Promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres”
United Nations Development Programme
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PRSP EM MOÇAMBIQUE
Introdução a Avaliação de Risco de Comunidade (CRA)
Anteprojecto de Estratégia de Alfabetização e Educação e Jovens e Adultos até 2015 (Versão Preliminar)
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Avaliação de Iniciativas e Programas Intersetoriais em Saúde: Desafios e Aprendizados  Natureza complexa das iniciativas e programas intersetoriais em.
1º ENCONTRO DA REGIÃO NORDESTE DE FARMACÊUTICOS NO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE O Controle Social na Saúde e o Farmacêutico.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Envolvimento Comunitário nas Pesquisas de Vacinas contra a AIDS Alexandre Menezes International AIDS Vaccine Initiative.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
ACTIVIDADES REALIZADAS A partir do Projecto de Reforço das Capacidades de Marketing e Promoção de Destino através do Fortalecimento da Ligação entre as.
 Liberdade de circulação: Não há escola que se iguale a um lar decente, nem professores que se igualem a pais virtuosos e honestos. (Mahatma Ghandi).
Num contexto particular...
Política Arquivística Prof. Dr. Josemar Henrique Aula 6.
A Educação Ambiental face aos novos desafios
Projetos Comunitários Lilian Kelian
 .
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
1 Exame do CAD à Cooperação Portuguesa 16 Abril, 2010.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS (IEDDH)
CONTEXTO PROBLEMAS Necessidade de uma urgente e profunda reestruturação sindical frente aos novos objetivos do Mov. Sindical da A.L. 1. Ampliar a representatividade.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
Saúde, Pobreza e Exclusão Social Aproximar os serviços de saúde aos clientes.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

Conferência Intermunicipal da Sociedade Civil Tema: Visão de Constituição e de Consolidação da Conferência sa Sociedade Civil Outubro 2009 Willy Piassa

Estrutura de apresentação Definição sobre o Conceito de SC Exemplos de acções lideradas pela SC Objectivo das Conferências Governação e Politicas Públicas

O que é a Sociedade Civil? Não há uma definição consensual. London School of Economics: Sociedade civil se refere à arena de acções colectivas voluntárias em torno de interesses, propósitos e valores. Na teoria, suas formas institucionais são distintas daquelas do estado, família e mercado, embora na prática, as fronteiras entre estado, sociedade civil, família e mercado sejam freqüentemente complexos, indistintos e negociados. A sociedade civil comumente abraça uma diversidade de espaços, actores e formas institucionais, variando em seu grau de formalidade, autonomia e poder. Sociedades civis são frequentemente povoadas por organizações como instituições de caridade, organizações não-governamentais de desenvolvimento, grupos comunitários, organizações femininas, organizações religiosas, associações profissionais, sindicatos, grupos de auto-ajuda, movimentos sociais, associações comerciais, coalizões e grupos activistas. [

Efeitos da Sociedade Civil no Mundo Já não há nenhuma contestação hoje dizer-se que sem o envolvimento activo da sociedade civil viveríamos num mundo com muito mais violência e abusos aos direitos humanos, carregado com maior injustiça social e equipado com menos sensibilidade aos problemas ecológicos que estamos a enfrentar.

Exemplos de Acções da Sociedade civil As estratégias contra a corrupção O envolvimento da sociedade civil é vital na luta contra a corrupção. A melhor forma da sociedade civil lidar com a problemática da corrupção é numa coligação que consiste em três pilares: governo, o sector privado e a sociedade civil. Os três parceiros têm que estar envolvidos para que a luta contra a corrupção seja legitima bem como efectiva e sustentável. exemplos dos movimentos do Brasil

2. Objectivos das Conferências Promover o diálogo e a troca de experiências entre as organizações da sociedade civil (OSC) assim como contribuir para o aprofundamento da coordenação e diálogo entre estas organizações e as instituições do Estado, doadores e demais actores sociais.

3. Resultados Esperados Resultados esperados Um dos contributos esperados das conferência é o reforço dos mecanismos de comunicação e representação no seio da própria sociedade civil, para que ela continue a desenvolver os meios e a capacidade de usar de forma construtiva, participativa e responsável aos diferentes espaços de consulta e negociação tanto a nível local como a nível central.

Resulados Específicos Conhecimento mútuo entre diferentes actores de desenvolvimento Aumento do conhecimento do sector da sociedade civil pelo público Entendimento comum dos quadros de referência usados pelas organizações da sociedade civil Análise da experiência prática da intervenção das organizações da sociedade civil Lições tiradas no quadro das experiências na intervenção, colaboração, comunicação, articulação e parceria entre diferentes actores de desenvolvimento que operam em Angola. Desafios identificados para a intervenção e interacção dos diferentes actores Aproximação e interacção entre diferentes actores de desenvolvimento Bases de parceria estabelecidas entre os interessados. Mecanismos de coordenação propostos Mecanismos de partilha de informação definidos.

Governação e Politicas Públicas Oportunidades: Maior reconhecimento da sociedade civil e da importância da conjugação de esforços para o desenvolvimento local - Decreto-Lei 02/07 (CACS) - Existência de ODAs, fóruns, núcleos associativos - Maior abertura do governo com relação à participação da sociedade civil (legislação, planificação, participação no CNAC, lei de terra, etc.)

Acções - Institucionalização das CNs - Fortalecer as capacidades das OSC ao nível local por forma a torná-las capazes de dar o seu contributo na: Concepção de políticas públicas, Monitoria destas políticas e dos orçamentos das unidades orçamentais (municípios e comunas) - Participação da SC no processo de criação dos CACS (eleger os seus representantes. Contribuir na elaboração de agendas) -

Cont. Acções Promover a criação de fóruns de articulação local - Promover encontros locais e nacionais, entre CACS e fóruns para troca de experiências Disseminar as experiências de governação participativa - Estabelecer mecanismos para a monitoria do plano de acção resultante da conferência - Estudar um sistema eficaz de comunicação e troca de experiência - Fazer lobby para aumentar a representatividade da SC nos CACS - Reforçar os mecanismos de boa governação nas nossas ONGs por forma a ganhar uma maior legitimidade para exigir boa governação dos outros actores - Redefinir o papel do FONGA enquanto representante das ONGs nacionais - Criar espaços para debates entre os vários actores da SC

Muito obrigado