UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contratação Pública Internacional
Advertisements

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Santana 13/04/2009.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional CTOC Madeira Tecnopólo 17/06/2009.
Índice ENQUADRAMENTO SI FUNCIONAMENTO. Índice ENQUADRAMENTO SI FUNCIONAMENTO.
FORMAS ALTERNATIVAS DE FINANCIAMENTO
Apresentação Criada em 2002 e autorizada a funcionar pelo Banco Central em 2003, entrou em operação em É uma sociedade anônima de economia mista.
URBCOM PROJECTOS DE URBANISMO COMERCIAL.
NEW ORDER MADEIRA Os Instrumentos de Apoio no Setor do Turismo.
TURISMO – Novas Soluções de Financiamento às Empresas
SISTEMA DE INCENTIVOS AO FUNCIONAMENTO 24 DE JUNHO DE 2010.
Índice INTRODUÇÃO NOVA LINHA DE CRÉDITO BONIFICADA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA MADEIRA II 2.
SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
FORUM EMPREGABILIDADE
FORMAS ALTERNATIVAS DE FINANCIAMENTO Madeira Tecnopólo 30/09/2009.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
Casa de Pessoal do Instituto Emprego e Formação Profissional
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
CENTRO DE EMPREGO DE BEJA
COMPETE Apoios ao Empreendedorismo Franquelim Alves Gestor do COMPETE 14 de Maio de 2012.
Conversão e optimização da exploração agro-pecuária
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
PROGRAMA PARA A PROMOÇÃO DO EMPREGO E COMPETITIVIDADE 2012 – Março.
O Novo PRIME Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Janeiro de 2006.

Política de Desenvolvimento Produtivo Estímulos ao investimento, inovação, exportações e MPEs 29/06/2009.
Incentivos às Empresas SINERCLIMA Batalha, 25 de Fevereiro de 2010 Qualificação, Inovação e I&DT.
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
Comitê Temático Investimento e Financiamento
I Seminário de Linhas de Fomento 2009 Rio de Janeiro – 24 de novembro de 2009 FINEP Agência Brasileira da Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia.
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Linha de Crédito INVESTE QREN FIN-EN Meeting Sharing Methodologies on Financial Engineering for Entreprises Lisboa, 26 Setembro de 2013 António Gaspar.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS - Crédito inovador com garantia imobiliária; - Refinanciamento de imóvel residencial e comercial; - Financiamento de.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia SISTEMA DE INCENTIVOS À INTERNACIONALIZAÇÃO.
26 Outubro 2012.
QREN EXECUÇÃO 2010 E OBJECTIVOS A EXECUÇÃO DO QREN EM 2010 Meta de 20% de execução superada 23% de execução no final de p.p. acima da meta.
Apresentação  Criada em 2002 e autorizada a funcionar pelo Banco Central em 2003, entrou em operação em É uma sociedade anônima de economia mista.
por Diogo Gomes de Araújo
Portaria n.º 1418/2007, de 30 de Outubro Tiago Tavares Financiamentos na área da saúde.
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
Programa de Financiamento ,2% das instituições candidatas obtiveram financiamento Candidatos - 63 Hospitais/Centros Hospitalares/U.L. Saúde; Financiados.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Produtos e Serviços para a sua Empresa
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DO MADEIRA DE FEVEREIRO DE 2015.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
Financiamento às Empresas SINERCLIMA Batalha, 25 de Fevereiro de 2010.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Apresentação A INVESTE RIO é uma sociedade anônima de economia mista vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria.
APOIOS FINANCEIROS À ADAPTAÇÃO AO EURO E AO ANO 2000.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Porto Santo 11/12/2009.
I ENCONTRO MUNICIPAL DA JUVENTUDE.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento INSTRUMENTOS DE APOIO AO TECIDO EMPRESARIAL
2 Apresentação dos Sistemas  MODCOM - Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio Fase de Candidatura de 15 de Maio a 18 de Julho de.
SIPIE NOVO PRIME SIPIE Sistema de Incentivos às Pequenas Iniciativas Empresariais Unidade de Incentivo às Empresas.
YOUR LOGO SISTEMA PORTUGUÊS DE GARANTIA MÚTUA Empréstimos a Estudantes do Ensino Superior António Gaspar Maputo, 30/11/2008.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento PROCiência 2020 Sistema de Incentivos à Produção de.
CRÉDITO PARA AQUISIÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS 1 A contração de crédito para a aquisição de valores mobiliários ou do empréstimo de valores mobiliários,
DAE/CDE –Centro Francisco Pegado Biblioteca Municipal 23/04/2009.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010.
NOTÍCIAS “Certificados de aforro” e “Pânico na Bolsa” Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa Finanças e Contabilidade Introdução as Finanças.
José Santos Soeiro Presidente Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional O IFDR no POVT Um contributo para a segurança do sistema.
Câmara de Comércio Indústria e Turismo Portugal Cabo Verde
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento INOVAR 2020 Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial.
Transcrição da apresentação:

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional A.INTRODUÇÃO Índice B.PONTO DE SITUAÇÃO DA LINHA DE RECUPERAÇÃO C.ADITAMENTO À LINHA DE APOIO À RECUPERAÇÃO EMPRESARIAL DA MADEIRA D.GESTÃO INTEGRADA DOS INSTRUMENTOS DE APOIO

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Em 1 de Março de 2010 foram celebrados Protocolos Colaboração Institucional entre IDE, Sociedades de Garantia Mútua e Bancos por forma a criar condições para que as PMEs, atingidas pela intempérie ocorrida a 20 de Fevereiro de 2010, pudessem minimizar os prejuízos decorrentes da mesma. Assim foi criada a Linha de Apoio com financiamento: Vice-Presidência do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira; Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento. A.INTRODUÇÃO

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional RESUMO DAS CANDIDATURAS Resumo N.º Valor (euros) 1. Operações Entradas Operações em Processamento Operações enquadradas Operações não enquadradas

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Estatuto Empresas Operações enquadradas N.ºValor% Micro ,05% Pequenas ,42% Médias ,53% TOTAL ,00% OPERAÇÕES ENQUADRADAS POR TIPOLOGIA DE EMPRESA

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional OPERAÇÕES ENQUADRADAS POR CONCELHO

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional OPERAÇÕES ENQUADRADAS POR SECTOR

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Bancos Protocolados Operações enquadradas Operações contratadas N.ºValor%N.ºValor% Banif ,1% ,3% Santander Totta ,9% ,6% Espírito Santo ,4% ,7% BPI ,5% ,3% Montepio Geral ,2% ,6% Caixa Geral de Depósitos ,5% ,7% Millennium BCP ,0% 0 00,0% Barclays ,5% ,7% Total ,0% ,0% OPERAÇÕES ENQUADRADAS/CONTRATADAS POR INSTITUIÇÃO BANCÁRIA

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Volvidos 7 meses da abertura da Linha de Recuperação ainda continuam a existir empresas localizadas em Zonas de Risco. ADITAMENTO AO PROTOCOLO Urge criar condições para que as empresas deslocalizem-se para os Parques Empresariais Aditamento à Linha de Apoio à Recuperação Empresarial da Madeira

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Prazo de Vigência Sociedade de Garantia - SGM CONDIÇÕES GERAIS 31/12/2010 Garantia no valor de 80% do capital em divida da responsabilidade do beneficiário. Fundo Contragarantia Mutua – SPGM Contragarantia das garantias emitidas pela SGM no valor de 80%.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Beneficiários Micro, Pequenas e Médias Empresas, nos termos da Recomendação 2003/361/CE da Comissão Europeia (certificação electrónica através do site ). Micro Empresa PT < 10 trabalhadores; Volume de negócios e balanço total 2 milhões de euros. Pequena Empresa PT < 50 trabalhadores; Volume de negócios e balanço total 10 milhões de euros. Média Empresa PT < 250 trabalhadores; Volume de negócios 50 milhões de euros; Balanço total 43 milhões de euros.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Actividades Apoiadas Sector secundário e terciário da economia Excluem-se: Actividades de Pesca e da Aquicultura ; Sector Agrícola; Indústria do Carvão.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Condições Gerais de Elegibilidade do Beneficiário Dispor de contabilidade organizada; Não ter dívidas às Finanças, à Segurança Social e Ent. pagadoras de incentivos; Apresentar uma situação líquida positiva no exercício económico de 2009; Declaração de compromisso, relativamente à eventual cobertura dos prejuízos por seguros; Não ter incidentes não justificados junto da banca. Quando se tratar de projectos de deslocalização para Parques Empresarias: Declaração de uma autoridade competente, que ateste que a empresa foi afectada pelo temporal de 20/02/2010 e imponha a sua deslocalização para um Parque Empresarial.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Operações Elegíveis Investimentos novos em activos intangíveis, activos fixos tangíveis; Fundo Maneio. Operações Não Elegíveis Valores dos prejuízos cobertos pelos seguros; Reestruturação financeira que impliquem a consolidação de crédito vivo; Aquisição de terrenos, imóveis, viaturas e bens em estado de uso; Operações em empresas em dificuldade, com excepção das empresas com menos de três anos de actividade.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Montantes de Financiamento por beneficiário Até euros; Excepcionalmente, poderão ser aceites operações superiores a euros, com o limite máximo de euros, as quais ficarão sujeitas a uma decisão autónoma por parte da SGM; Tipo de Operações Empréstimos de médio e longo prazo. Quando se tratar de projectos de deslocalização para Parques Empresarias: O montante máximo por beneficiário é de euros, ficando as operações sujeitas a uma decisão autónoma da SGM.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Prazo das Operações Até 6 anos, a contar da data da contratação, para operações até euros; Até 10 anos, a contar da data da contratação, para operações até euros; Carência até 24 meses (apenas carência de capital); Amortizações de capital em prestações constantes, iguais, trimestrais e postecipadas.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Incentivo Público Bonificação total da taxa de juro (Euribor a 3 meses + spread); Bonificação total da comissão de garantia mútua; Bonificação total do imposto de selo das operações. Amortização de capital será assumida pela Entidade Gestora em: 40% quando se tratar de micro empresas; 30% para pequenas e médias empresas. Prémio de Execução Acrescida Quando se tratar de projectos de deslocalização para Parques Empresarias: Amortização de capital será assumida pela Entidade Gestora em 50% com limite de euros.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional TRAMITAÇÃO DO PROCESSO DE CANDIDATURA Empresas Banco Formalizam candidatura Contratação até 30 dias úteis IDE-RAM Aprova IFDR Regra Minimis Enquad. SGM Análise Operações > Esclarecimentos: IDE-RAM / Banca Protocolada

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Investimento Financiamento IDE-RAM QUALIFICAR + III Portaria n.º 58/2010 de 20/8 ENGENHARIA FINANCEIRA Sistemas Incentivos Alteração do QUALIFICAR + Linhas de Crédito Adenda ao Protocolo da Linha Recuperação GESTÃO INTEGRADA

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Minimizar os prejuízos decorrentes da intempérie ocorrida a 20 de Fevereiro de 2010, promovendo, simultaneamente, a criação de pólos de atracção de investimento através da fixação da empresas nos parques empresariais. Objectivo Deslocalização/transferência de instalações das empresas p/ parques empresariais; Por imposição das entidades competentes. QUALIFICAR + III

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Indústria, Energia, Ambiente, Construção, Comércio, Transportes e Armazenagem, Informação e Comunicação, Serviços. Beneficiários Âmbito Sectorial Empresas afectadas pelo temporal de 20 de Fevereiro de 2010: De qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica com excepção das sociedades civil. QUALIFICAR + III

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Condições de elegibilidade específicas Situação económico-financeira equilibrada: AF 10%; Despesas elegível mínima de euros. Construção de edifícios pelo valor total da construção orçamentada, desde que directamente ligadas à natureza e funções essenciais do projecto; Despesas Elegíveis específicas QUALIFICAR + III

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Configuração do Projecto de Investimento Inv. Essenciais à Actividade, e/ou Inv. Em Factores dinâmicos da competitividade: Técnicas Inovadoras e Tecnologias de Informação; Eficiência Energética; Certificação de sistemas de gestão; Inv. Em expansão empresarial para novos mercados. Proporcionar a valorização, diversificação e modernização de toda a estrutura empresarial. QUALIFICAR + III

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Taxa e Natureza do Incentivo QUALIFICAR + III Garantia Mútua Co-intervenção: Incentivo Não Reembolsável = 50 % x (Despesa elegível total – ) Com limite de Linha de Apoio à Recuperação Empresarial da Região Autónoma da Madeira

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Mérito do Projecto Reduz-se à seguinte formula: MP = 0,5 B + 0,5 C (não se aplica o critério A – Impacto dos Factores dinâmicos) Onde: Critério B – Mérito do Projecto Qualificação da estrutura empresarial Manutenção e criação de postos de trabalho (não se aplica a qualificação dos postos de trabalho) Critério C – Qualificação da situação financeira da empresa Percentagem de novos capitais próprios relativamente às despesas elegíveis (não se aplica a avaliação do risco) QUALIFICAR + III

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Apresentação das Candidaturas e dos pedidos de pagamento no âmbito do QUALIFICAR + III As candidaturas e os pedidos de pagamento são formalizados através de formulário próprio em suporte electrónico, disponíveis no site do IDE-RAM e no Portal do Governo Electrónico da Madeira madeira.pt. madeira.pt A formalização da candidatura e do pedido de pagamento é feita, exclusivamente, através do Portal do Governo.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional OBRIGADO PELA VOSSA PRESENÇA José Jorge dos Santos F. Faria Presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial da Região Autónoma da Madeira Data: 18/10/2010

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional