A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO OS HIMALAYAS ACTIVOS E PASSIVOS Professor: Mestre Arqtº Avelino Oliveira Alunos: Álvaro/Alzira/Nuno/Matos/Pontes/Piedade/Raúl/Rebelo/Sequeira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Advertisements

Energias renováveis.
Não sei, mas fiquei a saber....
Acústica Urbana 6º período UFAL / ARAPIRACA.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO MEGA SOL Alunos: JOÃO ANTUNES MARCO MACEIRAS PEDRO SOUSA Professor: JOSÉ BARATA ESCOLA.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO EcoDomus José Moreno (aluno) Hugo Calisto (aluno) Nelson Martins (Gestão de Energia, Análise.
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Solarengos Alcinda Maria da Costa Anacleto
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto TIAGOS SOLARES PROFESSORES: VICTOR BAIRRADA ; LAURINDA ROQUE ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Terráqueos Alunos: Miriam Sara Raquel A caixa do forno solar possui a forma rectangular,
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Calorentos 6 alunos – 1 Professor.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Fotão Veloz Professora Maria Emília Cunha Pedro Oliveira Pedro Xavier Manuel Sequeira EB.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Heliotécnicos Representantes: - Daniel Mota - Diogo Esteves - Ninoska Barros Professora:
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Espalha Brasas Manuel Fernando dos Santos Ferreira José Joaquim Almeida Oscar Barros Manuel.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO UltrasIDL Alunos: Bruno Chantre; Diogo Branco; Emanuel Rodrigues; João Oliveira; Ricardo.
Metais Não Estruturais
ordenamento do território e urbanismo
Avaliação da Viabilidade de Colectores Híbridos Fotovoltaicos e Térmicos para Aplicação ao Aquecimento de Águas e Micro-Geração de Electricidade Trabalho.
EMPREENDIMENTO ANTAS HOUSES Promotor: FDO IMOBILIÁRIA
VER sentir MOVER criar DESCOBRIR
Construção Sustentável
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
CONFORTO TÉRMICO na Arquitetura e no Urbanismo
Ana Lopes nº2 Bárbara nº5 Nuno nº19 Escola Ecológica.
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
O papel da legislação e da normalização (2ª parte)
O papel da legislação e da normalização (2ª parte) RSECE.
Tecnologias Solares Passivas.
Utilização Racional de Energia em Climatização
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO CEFTeam Alunos: Afonso Correia; André Guerreiro; Braulio Martins; Cristiano Coelho; David.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Tecnoteam Cátia Nunes; Daniela Rodrigues e Diogo Cachitas (3º ciclo) Prof. Educação Tecnológica.
ENERGIAS RENOVÁVEIS A energia renovável é uma fonte de energia alternativa que pode ser indefinidamente utilizada e cuja produção e utilização não são.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Marcianos Alunos: Gonçalo Novais Rafaela Duarte Bruno Ferraz A caixa do forno solar.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Águia da Luz 2 Escrever aqui Ancorensis Cooperativa de Ensino Apogeu Classe B Professores:
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO ÁGUIA DA LUZ Alunos: Leandro Barros de Oliveira, Ricardo Pinto Castro, André Mota de Carvalho,
Escola: COOPEN Aluno: Maria Eduarda Campos e Arthur Série: 4º ano B
VITOR SILVA SCHUMAL S.A. BRAGA 6º ELECTRICIDADE / MATEMÁTICA / TIC / FISICA - QUIMICA HOT ONES 3+ 1.
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
Acústica Urbana 6º período UFAL / ARAPIRACA.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este protótipo possui a forma rectangular, e constitui-se como uma evolução do modelo apresentado.
Periélio Fluxos Alunos: Andreia Oliveira, Catarina Brilhante, Igor Anjos, Igor Sousa, Maria Almeida, Pedro Patrocínio, Rúben Gomes e Sónia Pêra Professores:
Introdução ao aproveitamento passivo da energia solar Humberto Jorge Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Gestão de Energia em Edifícios.
Utilização eficiente de energia em edifícios
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Alfa Solar Alunos: João Luís Gonçalves da Silva; Filipe Casal Lourenço; Paulo Jorge Oliveira;
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Escrever aqui Os Navegadores Escrever aqui Fábio, Tiago, Hugo e Paulo B. Professora Luisa.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO RUA DO SOL Maria José; Mariana Oliveira; André Beleza Prof. Armando Herculano Escola “EB.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO SPEEDER’S Alunos: José Luís Caramona Telmo Teodósio Tiago Cunha Professores: Américo Penedos.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Apóstolos II Cristóvão Costa, Dinis Oliveira, Bruno Silva, Lurdes Gameiro ETAP Zénite.
Arquitetura Bioclimática
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO “EtapaSolar” Ricardo Monteiro Adelino Pires Eng. Mário Rui Cação Escola Tecnológica Artística.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Solar Mix Professores: Cristina Brinco (Físico-Química); Nuno Saraiva (Educação Tecnológica)
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
BIOCLIMATOLOGIA E RECURSOS BIOCLIMÁTICOS
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto RATTONS Alunos: Flávio Carlos da Silva Silvestre Professor: Joaquim Marques Santos João.
FACULDADE DE ARQUITETURA & URBANISMO – UNINILTON LINS
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Secantes Alunos: José Manuel Lobato Temporão, Nuno Miguel Gaspar Bota, Filipe Manuel.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Tu_Barões do Sol PROFESSORES: Maria Cláudia Pereira (Ciências da Natureza e Matemática),
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Girassol André Maia; Cátia Lopes e Susana Oliveira Vítor Santos Escola EB23 “A Ribeirinha”
Concurso Solar Padre Himalaya. Escalão Perigeu – Forno Solar Equipa CamilioSolar Equipa CamilioSolar Externato Camilo Castelo Branco Xabregas - Lisboa.
A Utilização Racional de Energia (URE) consiste num conjunto de acções e medidas, que têm como objectivo a melhor utilização da energia. A URE é cada.
Soluções de Redução de Energia
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO EPPV - Solar Alunos: Bruno Silveira; Flávio Rosa; Vitor Figueiredo Professores: Duarte.
BIOCLIMATOLOGIA E RECURSOS BIOCLIMÁTICOS
EFEITO ESTUFA NATURAL APLICAÇÕES TÉCNICAS DA ENERGIA SOLAR 1.
“... O Progresso começa com a convicção de que... o que é Necessário... é Possível ! “ (Norman Cousins)
AVALIAÇÃO DO IMPACTE DA METODOLOGIA DE CÁLCULO DAS NECESSIDADES NOMINAIS DE ENERGIA PRIMÁRIA NA CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS DE HABITAÇÃO Bruno.
E NERGIA SOLAR 1-ENERGIA SOLAR. Os bens naturais são as fontes de riqueza materiais que o homem dispõe para satisfazer as suas necessidades sempre em.
Transcrição da apresentação:

A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO OS HIMALAYAS ACTIVOS E PASSIVOS Professor: Mestre Arqtº Avelino Oliveira Alunos: Álvaro/Alzira/Nuno/Matos/Pontes/Piedade/Raúl/Rebelo/Sequeira Universidade Fernando Pessoa – Faculdade de Ciência e Tecnologia – Curso de Arquitectura e Urbanismo CASA SOLAR PADRE HIMALAYA CONCEPÇÃO FORMAL E ESPACIAL O edifício procura uma concepção formal sugestiva e disciplinada, com formas geométricas simples,baseadas na arquitectura vernacular, digamos que uma interpretação actual. Trata-se de estruturar com base na melhor forma para servir o propósito pretendido, ou seja, que funcione bem com o vento, que permita uma exposição solar optimizada, albergue o programa funcional e tenha natural cuidado com a questão económica. Deste modo, articular objectivamente, a complexidade programática, traduz-se no desenho de um espaço que se vai obtendo pela convergência de vários níveis de informação. A concepção espacial reforça-se assim como uma síntese formal resultante da manipulação equilibrada de todos os elementos que informam o programa, resultando a forma edificada na expressão arquitectónica do todo dessas condicionantes. LOCALIZAÇÃO/ENQUADRAMENTO/INTEGRAÇÃO URBANÍSTICA Situada num território de enormes horizontes, desenhado por grandes áreas da Serra, com fortes manchas de vegetação e por aglomerados dispersos ao longo das encostas, o projecto aproxima-se do significado que adquirem na imagem da paisagem. É aí, entre lugar e paisagem, que o projecto procura a sua essência, através das relações que estabeleçe entre as várias escalas: Edifício, Sítio e Território. CONCEITO A proposta aponta claramente para que seja modular, apresentando-se a versão com três módulos, podendo no entanto ter apenas dois (módulo-base), o que permite obter tipologias variadas, sendo também de salientar que se adápta a várias utilizações, topografia e associação (loteamentos, por ex.). Afélio

OPÇÕES TOMADAS foto ACTIVIDADES ESCALÃO SISTEMA CONSTRUTIVO PAREDES EXTERIORES (em geral) Duplas de tijolo cerâmico leve c/ as espessuras de 0.15 (exterior) e 0.11 m dotadas de isol., na cx. de ar, em placas de poliestireno extrudido (face exterior do paramento interior) e revestidas pelo interior com placas de gesso cartonado colado e, pelo exterior, em "capoto" (impermeabilização, embosso, barramento, poliestireno, barramento armado com rede de fibras texteis, acabamento a monomassas à cor branca). PAREDE EXTERIOR "DE TROMBE Maciça de betão armado. ESTRUTURA Em betão armado PAREDES INTERIORES Tijolo leve com placas de gesso cartonado colado. TECTOS Integralmente revestidos a placas de gesso cartonado. CAIXILHARIAS EXTERIORES De alumínio anodizado e acab. escovado - simples c/ corte térmico e vidro duplo e ainda duplas, sem corte térmico e com vidro simples Energia solar passiva Princípio: aproveitamento da energia solar, incidência dos raios solares, para aquecimento de edifícios ou prédios, através de concepções e estratégias construtivas. Vantagens: o baixo custo de algumas soluções, como o bom planeamento e orientação do edifício que podem resultar consumos energéticos evitados até 40%. TÉCNOLOGIAS PASSIVAS Orientação do imóvel (ganhos directos) Isolamento térmico Aquecimento passivo Fazendo parte integrante da sua estrutura construtiva * Superfície envidraçada a sul para captação da radiação solar; * Massa térmica para captação, armazenamento e distribuição de calor. Sistema de ganho directo Sistema de ganho indirecto Parede massiva de armazenamento térmico Energia solar activa conversão térmica e por conversão eléctrica. Principais aplicações: * produção de água quente; * aquecimento de piscinas; * aquecimento ambiente; * arrefecimento ambiente; * aplicações de baixa ou intermédia temperatura. Afélio

FOTOS ESCALÃO Afélio