Escola secundária Martins Sarmento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eco Team Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins
Advertisements

Não sei, mas fiquei a saber....
Nós? Dina Isabel Gentil Dias Escola Secundária da Baixa da Banheira
EPRM-RacingEnergy Isaac Tomé Ferreira Duarte
Faíscas Manuel Vieira Escola Profissional CIOR
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
Trainature Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo
DIVERSOL (DIVERSÃO) Margarida Teresa G A F Figueiredo
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
Solcar Jorge Novo EPAMG- Escola Profissional e Artística da Marinha Grande Marinha Grande - Leiria º ano do curso Profissional de Electrónica de.
Centro de Formação Profissional da Madeira
HélioNeiva Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
Carlos Valentim Escola Secundária C/ 2º e 3º Ciclos de Carcavelos Carcavelos - Lisboa 7ºAno – C. Físico-Químicas Team Carcavelos 5+3.
Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
EPA-CATA César Marques Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal
Novos Caminhos Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 36º ano – Clube dos Porquês.
Escola Secundária Daniel Sampaio
Os Verdes João Artur Figueiredo
Carlos Filipe dos Santos Grácio E.B. 2,3 Visconde de Juromenha Tapada das Mercês – Sintra, Distrito de Lisboa 5º ano – área de Projecto Team Car Visconde.
César Paulo Moreira Leite
All-Chutares José Carvalho Escola Secundaria Padre Alberto Neto
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
Flash starcar Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 410º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
Sol de Canelas José Joaquim Santos
MárioMobil Francisco Caeiro Escola Básica Integrada Mário Beirão
Robotoria SC Carlos Jorge Leite Oliveira Teixeira
6 Vaiouracha Helena Domingues Escola EB 2,3 secundária Artur Gonçalves
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
VITOR SILVA SCHUMAL,Engenharia e Serviços, lda TENÕES - BRAGA CURSO CEF ELECTROMECÂNICA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS-Nível II + ART SCHU 5+5.
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO CEFTeam Alunos: Afonso Correia; André Guerreiro; Braulio Martins; Cristiano Coelho; David.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Solaico Professor – António Tomás Alunos – Inês Miguel; David Bronze; Fábio Pais, José.
8º ano área de projecto Team Car Visconde
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN AUTOSOLARES DO TORTOSENDO 5.
Pico de Regalados Manuel Flores
Vítor Soares / José Luis Pereira Escola Secundária Campos de Melo Covilhã – Castelo Branco 10º Ano do Ensino Profissional, Tecnologia de Processos e Práticas.
Marta Oliveira, António André, Sónia Leonardo Escola Básica e Secundária da madalena Madalena-Pico-Açores 10ºano5 alunos + 2 professoras Cagarros.
E.B. 2,3 nº1 de Lagos Lagos - Faro TranslassolJoão Figueiredo 8º ano - Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Veloz Alunos: Rodrigo Capeleiro; Francisco Borda d’Água; Ricardo Antunes – 6º ano de escolaridade.
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Sol-Teiros Professor: Nuno Saraiva (Educação Tecnológica) Alunos: Tiago Batista, André.
Amigas do Ambiente Anabela Videira Escola Secundária Morgado Mateus
Rogério Baltazar Martins Alcains – Castelo-Branco CIAVIDA (CIências + Ambiente = VIDA) Agrupamento de escolas José Sanches de Alcains 5 º - Área de Projecto5.
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
Ivone Tavares Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 9º ano – Ciências Físico - Químicas Cagarros 6.
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
Vânia Rodrigues Escola Secundária de Vila Real de Santo António Vila Real de Santo António - Faro 9º Ano – Física e Química3 + 1 Neptuno.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO S2R – Sun To Rosario Alunos: Francisco Sousa; Miguel Monteiro; Nuno Neto; Rodrigo Ribeiro;
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Sandra Carmo Escola EB2,3 Engº Manuel Rafael Amaro da Costa São Teotónio, Beja 7º ano Ciências Físico – Químicas TonioSol 3 alunos e 2 professores.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Os Traquinas 5 +1.
Numásio Silva/João Brito Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Santo António Santo António Funchal 8º Ano + Educação Tecnológica Carrinho Solar 8ºA 20 +
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
Fénix Pedro Viegas Escola Secundária Dom Manuel Martins Setúbal 5+2
Paulo Monteiro Secundária de Amares Amares – Braga 8º ano – Ciências Físico - Químicas Os faíscas 3+1.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Tóquim Barreto Mark I
Gracinda Santos S/3 Arquitecto Oliveira Ferreira Vila Nova de Gaia, Porto 12º Física, Área de Projecto4 Física só para três.
Colégio Vizela Santa Eulália, Braga 7º ano, clube x Helio-x cv alunos + 2 professores Gil Campelos.
Transcrição da apresentação:

Escola secundária Martins Sarmento _Os Enérgicos_ Victor Mariano Escola secundária Martins Sarmento Guimarães / Braga 5 12º ano / Área de Projecto

O protótipo em construção é um carrinho, que vai utilizar como fonte de alimentação a energia solar. Procurámos explorar e utilizar materiais leves. Sobre a capota, estão distribuídas quatro células fotovoltaicas, ligadas entre si, gerando corrente eléctrica a partir da radiação solar, que alimenta um pequeno motor. Nesta imagem esta representado as medidas que todo o grupo escolheu para o nosso protótipo

Planificação: 1º Período 2º Período   Outubro: Janeiro: -Escolha do nosso tema: - Inicio do tratamento da informação e inicio da construção do carro. Trabalho de campo, procura de materiais para a construção do carro. Energias renováveis -Planificação do trabalho. -Inicio da pesquisa e planeamento do modelo do carro movido a energia solar. -Início da pesquisa sobre os modos em que carros movidos a energia solar podem ou não mudar o planeta. Novembro: -Pesquisa de materiais que serão -Pesquisa sobre o aquecimento global. necessários para a construção do carro movido a energia solar. Fevereiro: -Continuação da pesquisa, cálculos sobre a voltagem dos painéis. -Continuação da construção do carro -Pesquisa sobre outras questões ambientais. Prova de teste do protótipo. -Finalização da parte de pesquisa relacionada com a construção do carro.  -Reparação de possíveis falhas no protótipo.  -Até ao final do período acabaremos a pesquisa relacionada com a construção do carro movido a energia solar e nas 2 ultimas semanas efectuaremos o relatório de grupo sobre o 1º período. Março: -Trabalho de campo (materiais para construção). - Continuação construção do carro  Aqui está um sistema de roldanas que tentamos implantar no carro para ter mais rendimento

Todo o grupo participou nas decisões que tínhamos de tomar, apesar de muitas vezes estarmos em desacordo mas acabava-mos sempre por chegar sempre a um consenso. Utilizamos muitas vezes o site da Ciência Viva para tentar obter algumas respostas, o livro que nos enviaram também nos foi muito útil, arranjamos alguns livros que nos forneciam umas formulas sobre roldanas e a visualização de outros trabalhos realizados anteriormente para este concurso. Uma das maiores dificuldades que encontramos na construção do protótipo foi na obtenção de material tais como painéis solares, pois é um material caro e não existe em qualquer loja. A segunda dificuldade que tivemos foi na obtenção de um patrocinador. A ultima da hora conseguimos arranjar painéis arranjados por empréstimo de uma escola profissional. O problema do patrocinador não foi resolvido. Tivemos que gastar O tempo aproximado da execução do protótipo foi cerca de 3 meses e meio.

O protótipo foi desenvolvido numa sala de aula. A divulgação do nosso projecto foi feito através de um inquérito onde perguntávamos por exemplo a cor do carro, formato, etc. Obviamente como somos alunos de ciências e tecnologias o nosso primeiro objectivo foi enriquecer o nosso curriculum, pois pensamos seguir uma engenharia ligada a esta área das energias renováveis. Adquirimos com este protótipo vários conhecimentos em diversas áreas. Tais como mecânica e física. Percebemos como optimizar o motor através de um sistema de roldanas que ate ai não conhecíamos. Tentamos compreender como contrariar a todo o custo o atrito através de utilização de diferentes materiais lubrificantes.