Este peixe é mesmo fresco?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aplicações Informáticas A 11º Ano
Advertisements

Colégio de s. teotónio Sessão de Educação para a Saúde.
Este peixe e mesmo fresco?
de lamentação - Imprecatórios (I)
O PROBLEMA DA GRAÇA “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vêm de vós, é dom de Deus; não de obras para que ninguém se glorie” (Efésios.
Este peixe é mesmo fresco ?
É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca
Arco-Íris O mais belo peixe dos oceanos.
Aula Presencial Seminário Integrador
Teatro de Felgueiras e Igreja de Sendim
CONSERVAÇÃO DO PESCADO PÓS CAPTURA
09/09/2003LUSINETE MATOS RONCHI PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA É TEMPO DE MUDAR !
“Andamos segundo o Espírito”
Exemplo de Espalhamento Extensível 1. Definição dos dados a processar 2 Escondido pela moldura.
AMO4 Tec. Segurança Trabalho 13.Ago.2004
Como passar pelas tempestades da vida
Os peixes.
CONSTRUÇÃO DO CÍRCULO CROMÁTICO
UNIVERSO: Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
Campeonato Inter-Escolas
Língua Portuguesa Andreia Daniel 6º C
Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR.
O nosso esqueleto.
A vingança do Joãozinho
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Média, moda e mediana.
Workshop Diretoras Seminário Brasil Janeiro 2009
Curso Técnico de Restaurante/Bar Módulo: Técnicas de Restaurante - Dobragem de Guardanapos Objectivo da sessão: saber fazer diferentes dobras de guardanapos.
“ “Europa para Todos” Supported by the EC Com o apoio da Comissão Europeia.
Principais funções dos bichinhos!
Dicas Úteis. Problema com formigas: coloque casca de pepino junto à saída das formigas.
MARCA - DISCERNIMENTO MATEUS
Brincando Olá! Bem-vindos ao jogo.
AS ROCHAS.
João Pedro Mendes Brandão INESC Porto
Educação Visual e Tecnológica
Salas de Matemática.
Encontro com Orientadores Pedagógicos
AULA 08 DUREZA ROCKWELL PROF: Elias Junior
A minha primeira apresentação…
©2004 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. A minha primeira apresentação…  
Teste Interativo - 1 [Probabilidades]
Interações Interespecíficas
Alunos do Externato Passos Manuel
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Critérios de divisibilidade, números primos e fatoração
Prof. Celso Cardoso Neto. (2) ALINHAMENTO Caso 1.
Todos sabemos que sem água não existiria vida no nosso Planeta, pois todos os seres vivos dependem dela. Cerca de 70% do corpo humano e 70% do Planeta.
E.B.I. de Abrigada Educação Moral e Religiosa Católica A água
1.
Resultados - Pesquisa Feijão Número de respondentes: 445.
Densidade de um liquido Escola Secundária da Ramada
Introdução O que vai ver é uma conversa numa sala de aula acerca de uma dúvida que um rapaz teve.
Jogo do 24.
Identificando Oportunidades
Como é constituído o sistema respiratório de um peixe?
8º Ano | Formação Cívica | EB23 Aires Barbosa | Ano Lectivo 2008/2009 Agrupamento de Escolas de Esgueira Escola EB 2/3 Aires Barbosa Inquérito realizado.
por Louis Armstrong... e muito mais... !!! D E L I C I A - T E !!! Desfruta.... deixa passar os slides automaticamente a música inicia-se no próximo.
APRESENTAÇÃO TESTE BRUNA LETÍCIA BARBOSA. MOTIVO QUE LEVOU À FAZER GRADUAÇÃO? ESCREVA AQUI O SEGUNDO ELEMENTO SUA VEZ TERCEIRO ELEMENTO.
Estruturas Avançadas de Dados UNISINOS
A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA ALIMENTAÇÃO
KANBAN.
Ilusões de óptica Os nossos olhos podem ser enganados por aquilo que vemos. Uma ilusão óptica consiste numa percepção sensorial falsa de um estímulo real:
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO As Estrelas Brilhantes Professores e ajudantes: Prof. Fátima Sampaio, Paulo Gomes (pai.
Ano Internacional da Luz: Pra que serve a luz?
 Objetivo: Observar como a tensão superficial age num líquido e como ela pode ser rompida pelo detergente.
Folclore Brasileiro Guilherme 4°ano A n°17.
OS PEIXES.
A viagem da Sementinha.
Transcrição da apresentação:

Este peixe é mesmo fresco? EB 2,3 AIRES BARBOSA Este peixe é mesmo fresco? Trabalho realizado pela equipa do 6º ano, 2º Ciclo “DEFENSORES DOS OCEANOS”: Íris Duarte Bruno Pereira Margarida Ferreira Professora: Fernanda Raimundo

Este peixe é mesmo fresco?

Introdução Por vezes, quando compramos peixe, ele já foi pescado há alguns dias e não foi conservado nas melhores condições. Este trabalho vai servir para aprender a verificar se o peixe é fresco, pouco fresco ou não comestível.

Procedimento 1- Fomos comprar peixe fresco. 2- Colocámos o peixe nos recipientes dentro do frio durante os dias necessários e estabelecidos. 3- Retirámos o peixe do frio e procedemos à sua análise. 4-Preenchemos a ficha de avaliação sensorial de frescura do peixe, considerando: (classificação:  Não;  Sim; (amarelo) mais ou menos.

Observámos, na experiência, que: A dourada se conserva mais tempo do que a sardinha. O tipo de peixe influencia o tempo de conservação. A brânquia da dourada se conservou mais tempo do que a brânquia da sardinha. A espessura da dourada é sempre maior que a da sardinha.

Dourada Antes: Depois:

Sardinha Antes: Depois:

Carapau Antes: Depois:

Análise rápida Numa primeira analise rápida observou-se que antes da experiência o peixe apresentava uma cor brilhante e consistência dura. Com o passar do tempo passou a apresentar cada vez menos brilho e consistência mole. Observou-se com mais pormenor os olhos e a forma do corpo. O cheiro mudou ao longo do tempo.

Análise rápida Numa terceira análise mais complexa: as brânquias deixaram de apresentar uma cor vermelho - viva para apresentar uma cor vermelho - escura. o interior do peixe passou a apresentar uma consistência mole.

Conclusão Alguns peixes conseguem conservar - se mais tempo do que outros. Um peixe está fresco se o aspecto geral do peixe for brilhante e a brânquia apresentar cor vermelho-viva.