Maria Margarida Gonçalves EB 2,3 da Galiza S. João do Estoril, Lisboa 9º ano, Clube da Floresta e Físico-química Falcões do Estoril 6 alunos + 2 professores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eco Team Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins
Advertisements

Nós? Dina Isabel Gentil Dias Escola Secundária da Baixa da Banheira
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
WHEELS LIGHT Carlos Jorge Gonçalves Penso EB 2,3 Ferreira de Castro
Agrupamento de Escolas de Arcozelo
DIVERSOL (DIVERSÃO) Margarida Teresa G A F Figueiredo
Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados
Sppedy Alunos – Sofia Silveira; Rafaela Costa ; Sérgio Rodrigues
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
Corre ao Sol. António Ferreira
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
HélioNeiva Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva
Professora Rute GuerraOs Ensolarados Escola EB 2,3 de Moura Moura, Beja 3+19º Ano, Área de Projecto.
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Fotão Veloz Professora Maria Emília Cunha Pedro Oliveira Pedro Xavier Manuel Sequeira EB.
Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
EPA-CATA César Marques Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal
Novos Caminhos Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 36º ano – Clube dos Porquês.
Escola Secundária Daniel Sampaio
Os Verdes João Artur Figueiredo
Escola EB 2,3/S Santos Simões
César Paulo Moreira Leite
Flash starcar Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 410º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Navegadores 6 alunos – 1 Professor.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO UltrasIDL Alunos: Bruno Chantre; Diogo Branco; Emanuel Rodrigues; João Oliveira; Ricardo.
Rui Martins Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Forte da Casa Forte da Casa - Lisboa 6º e 9º ano + Clube de Ciência Solarengos 6 alunos + 2 professores.
“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno
Traquinas Gaspar Rocha Agrupamento Vertical de Escolas de Arcozelo
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
MárioMobil Francisco Caeiro Escola Básica Integrada Mário Beirão
TecnoVC1 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz - Amarante
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz - Amarante Amarante - Porto 9º Ano (Educação Tecnológica + Área de Projecto) TecnoVC2 5+1.
SOLEMOS Nuno Saraiva Instituto Duarte de Lemos
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Sol Flutuante Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 47º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Luis Gameiro Altomar EBI de São Bruno Caxias, Lisboa 4+1
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Solaico Professor – António Tomás Alunos – Inês Miguel; David Bronze; Fábio Pais, José.
Joaquim Granado Escola EB 2,3/s Josefa de Óbidos Óbidos, Leiria 12º. Física, Química, Matemática, Português e Área de Projecto Obi Solar 4.
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN AUTOSOLARES DO TORTOSENDO 5.
Joaquim Diamantino Gonçalves Pereira Básica de São-Miguel Guarda Guarda 6º- EVT GuardaVolt 4.
Pico de Regalados Manuel Flores
Vítor Soares / José Luis Pereira Escola Secundária Campos de Melo Covilhã – Castelo Branco 10º Ano do Ensino Profissional, Tecnologia de Processos e Práticas.
E.B. 2,3 nº1 de Lagos Lagos - Faro TranslassolJoão Figueiredo 8º ano - Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais
Domingos Avelar Silva Escola Secundária Serafim Leite S. João da Madeira - Aveiro 10º ano Profissional - Física e Química; Tecnologias Aplicadas. Electrónica.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Tunning Solar Alunos: Bernardo Duarte, Bernardo Montes, Duarte Fernandes, Carlos Brito.
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Ivone Tavares Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 9º ano – Ciências Físico - Químicas Cagarros 6.
Sidónio Geraldes Escola Básica Júlio Dinis - Grijó Grijó ; Porto 9ºC + Ciências Físico-química O Sol de Grijó
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
Moisés da Costa Leite EB2,3 de Canedo Canedo, S. M. Feira – Distrito de Aveiro 9º ano, electricidade e práticas laboratoriais CEF Canedo 4+1.
Marcelo Pereira | Joaquim Celestino Ribeiro Ancorensis Cooperativa de Ensino Vila Praia de Âncora, Caminha | Viana do Castelo 8º ano | Ciências Físico-Químicas.
António Gama Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de escolaridade – Ciências Físico-Químicas ZACATRAZ 3+1.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
Rui Marreiros Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de Escolaridade – Ciências Físico-Químicas Barretina 3+1.
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Sandra Carmo Escola EB2,3 Engº Manuel Rafael Amaro da Costa São Teotónio, Beja 7º ano Ciências Físico – Químicas TonioSol 3 alunos e 2 professores.
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN, MAT OS SOLARES 20.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Os Traquinas 5 +1.
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
Fénix Pedro Viegas Escola Secundária Dom Manuel Martins Setúbal 5+2
Paulo Monteiro Secundária de Amares Amares – Braga 8º ano – Ciências Físico - Químicas Os faíscas 3+1.
José Puga Agrupamento de Escolas de Arcozelo – P. de Lima Freguesia de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo 8º e 9º ano Física.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Aceleras 6 alunos – 1 Professor.
Colégio Vizela Santa Eulália, Braga 7º ano, clube x Helio-x cv alunos + 2 professores Gil Campelos.
Fotão Solar Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 36º ano – Clube dos Porquês.
Transcrição da apresentação:

Maria Margarida Gonçalves EB 2,3 da Galiza S. João do Estoril, Lisboa 9º ano, Clube da Floresta e Físico-química Falcões do Estoril 6 alunos + 2 professores

Comboio construído com embalagens de sumos, rodas de cartão rígido reaproveitado, ligações das carruagens por clips. Primeiros contactos com o kit solar e escolha do tipo de rodas assim como do processo de engate das carruagens.

Construção de um comboio solar. - Estudo do tipo de rodas adequado ao tamanho das embalagens. Depois de muito experimentar optou-se por rodas de cartão rígido. - Verificação da estabilidade da embalagem sobre as rodas. - Escolha da distância entre rodas para dar estabilidade. - Verificação da força de tracção patra puxar o comboio. - Processo de engate das carruagens com clips. - Estudo da localização do motor e transmissão às rodas. Foi feito com sucesso o ensaio dos materiais fotovoltaicos do kit. Construção das janelas e portas do comboio.

Sara e Munisa tratam da decoração e arranjo de portas e janelas do comboio. Foram elas que sugeriram os clips para a ligação das carruagens. Beatriz e David trouxeram os materiais necessários. Guilherme e Bruno desenharam o protótipo e vão ser responsáveis pela ligação das rodas aos veios. (Estamos na fase de montagem do motor e com dificuldade em realizar a transmissão da energia do motor às rodas e na ligação das rodas aos veios.) Estivemos à espera da conclusão da matéria dos sistemas eléctricos e electrónicos dada na aula de Físico-química do 9º ano para os alunos compreenderem e poderem montar este brinquedo aplicando assim os conhecimentos adquiridos. Temos apenas 6 horas de trabalho. Esta próxima semana ficará tudo concluído com mais 4horas para a montagem e finalização do protótipo.

Os alunos adquiriram os seguintes conceitos nas aulas de Fisico-química sobre sistemas eléctricos e electrónicos. - Regras de segurança no manuseamento de equipamento eléctrico - Circuito eléctrico - Componentes de um circuito eléctrico: fonte de energia, receptores de energia eléctrica, aparelhos de medida,etc. - Bons e maus condutores da corrente eléctrica - Corrente eléctrica - Sentido da corrente eléctrica - Símbolos convencionais dos componentes eléctricos - Associação de receptores em série e em paralelo - Diferença de potencial eléctrico USI - Voltímetro - Intensidade da corrente eléctrica USI - Amperímetro - Resistência eléctrica USI - Ohmímetro - Multímetro Divulgação Vai se realizar em final de Maio para toda a comunidade Educativa uma sensibilização às energias renováveis nomeadamente a solar, com mostra e divulgação dos protótipos a concurso ao Rali Solar. Haverá workshops sobre energia solar pela Agência Cascais Energia e outras entidades envolvidas.