Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira

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Eco Team Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins
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Não sei, mas fiquei a saber....
Nós? Dina Isabel Gentil Dias Escola Secundária da Baixa da Banheira
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os criativos Alunos: Miguel Raposo e Inês Pinto do 5º ano; Nuno Reis e Ricardo Dionísio.
Escola secundária Martins Sarmento
Marinheiros de banheira
Pico Alto Sónia Fernandes Castanheira
Agrupamento de Escolas de Arcozelo
Trainature Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo
DIVERSOL (DIVERSÃO) Margarida Teresa G A F Figueiredo
Solivários Ana Filipa da Cruz Ferreira
Solarengos Alcinda Maria da Costa Anacleto
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
Secundária/3 Aurélia de Sousa
António Surrécio; João Giga; Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º Ano (10.º) + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI.
Centro de Formação Profissional da Madeira
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO T2 Dulce Silva, Indré Bobinate, João Magalhães, Luís Santos e Pedro Graça. Ana Sofia Gomes.
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
Escola Secundária Daniel Sampaio
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Navegadores 6 alunos – 1 Professor.
Rui Martins Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Forte da Casa Forte da Casa - Lisboa 6º e 9º ano + Clube de Ciência Solarengos 6 alunos + 2 professores.
“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno
Solar car – “Os Chocalhos”
Fornos & Luz Rosa Fernandes
Traquinas Gaspar Rocha Agrupamento Vertical de Escolas de Arcozelo
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
TecnoVC4 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz
MárioMobil Francisco Caeiro Escola Básica Integrada Mário Beirão
TecnoVC1 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz - Amarante
Eng. José Silva INTEP Soure Soure - Coimbra 11º e 12º - Electr. e Electrónica, Práticas Oficinais e Tec. Aplicadas Os Parabólicos 3.
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
SOLEMOS Nuno Saraiva Instituto Duarte de Lemos
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Luis Gameiro Altomar EBI de São Bruno Caxias, Lisboa 4+1
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN AUTOSOLARES DO TORTOSENDO 5.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este é um projecto gémeo do da equipa “Os Ultravioletas”. O protótipo é uma evolução do.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Veloz Alunos: Rodrigo Capeleiro; Francisco Borda d’Água; Ricardo Antunes – 6º ano de escolaridade.
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO 3ª In Solar Rodrigo Bruno, Miguel Farto, Stefanie Diedrich, Sara Aguiar, Patrícia Melo,
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Alfa Solar Alunos: João Luís Gonçalves da Silva; Filipe Casal Lourenço; Paulo Jorge Oliveira;
João Marrocano Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos Localidade: Figueiró dos Vinhos / Distrito: Leiria Efa Profissional Nível 3 Sol&Vinho 6+1.
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
Freixo Liberty Pedro Jorge Nogueira Correia
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Moisés da Costa Leite EB2,3 de Canedo Canedo, S. M. Feira – Distrito de Aveiro 9º ano, electricidade e práticas laboratoriais CEF Canedo 4+1.
António Gama Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de escolaridade – Ciências Físico-Químicas ZACATRAZ 3+1.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
VICTOR PALMINHA + PEDRO AJUDA ESCOLA,2,3, D. FRANCISCO MANUEL DE MELO AMADORA - LISBOA 5º + 6º ANO MARCIANOS + BRAZINHA
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO S2R – Sun To Rosario Alunos: Francisco Sousa; Miguel Monteiro; Nuno Neto; Rodrigo Ribeiro;
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Solar Mix Professores: Cristina Brinco (Físico-Química); Nuno Saraiva (Educação Tecnológica)
Osvaldo Ribeiro Ined - Maia Maia - PORTO 12ºano Sistemas Automáticos/Projecto Tecnológico/PAT 3.
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Pileca Aquática
António Supico e João Brás Escola Básica 2º e 3º Ciclos Serra da Gardunha - Fundão Fundão – Castelo Branco 9º Trad&Arte Solar 12.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Os Traquinas 5 +1.
José Puga Agrupamento de Escolas de Arcozelo – P. de Lima Freguesia de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo 8º e 9º ano Física.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO EPPV - Solar Alunos: Bruno Silveira; Flávio Rosa; Vitor Figueiredo Professores: Duarte.
Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Tóquim Barreto Mark I
João Giga, António Surrécio, Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI ESAG 4.
Transcrição da apresentação:

Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira Escola Básica Integrada de Infante D. Pedro Penela - Coimbra 5 alunos e 2 professores 7ºano de escolaridade - disciplina de Ciências Físico-Químicas

Obras na escola O nosso protótipo consiste numa incubadora na qual se utilizou, tanto quanto possível, material reciclável resultante de excedentes das obras que este ano decorrem na escola. A incubadora consiste numa caixa de madeira cujo o interior foi revestido com esferovite. O material fornecido pela Ciência Viva é usado para realizar a ventilação do interior incubadora e a temperatura é mantida usando uma lâmpada alimentada a energia solar. O controlo da temperatura e humidade é feito através de um termómetro e um higrómetro ambos analógicos. O acumulador permite a manutenção da temperatura interior durante a noite. Recolha de materiais Construção do protótipo

O nosso plano e a sua concretização Recolha de informação sobre as características de uma incubadora e tradução das suas ideias em esquemas. Discussão e selecção do material a utilizar. Teste do kit enviado pela Ciência Viva e de outros painéis fotovoltaicos. Construção em madeira da incubadora e seu isolamento a esferovite. Estudo da quantidade de painéis fotovoltaicos necessários para elaboração funcional da incubadora conhecendo a potência à saída de cada painel. Estudo do valor da inclinação do painel fotovoltaico, para a incidência da irradiação solar em Portugal, de forma a maximizar a potência eléctrica à saída do painel. Concepção do protótipo. Esboço feito pelos alunos Ensaio dos materiais foto voltaicos Realização de um modelo de testes

A recolha de informação: A escolha do projecto foi da responsabilidade dos alunos, que foi o seleccionado entre outros propostos. Pesquisa realizada junto de utilizadores de incubadoras artesanais e nos sítios nomeadamente em “Incubação de ovos por galinhas e na incubadora” Guia Agrodok 34. A pesquisa efectuada pelos alunos para a concretização deste projecto, teve por base a documentação fornecida e os sítios indicadosna internet, pela equipa do Rali Solar. Alguns problemas e soluções: Os alunos, devido ao ano de escolaridade em que se encontram, revelaram alguma dificuldade na compreensão de alguns conceitos físicos sobre os painéis fotovoltaicos, nomeadamente o cálculo da potência à saída, que foi ultrapassada com a pesquisa efectuada e com o recurso a aulas experimentais práticas suplementares. O problema da humidade foi resolvido colocando um recipiente com água no interior e controlando o valor da humidade com um higrómetro analógico. O problema da ventilação foi resolvido usando o material da Ciência Viva. O painel fornece energia para alimentar o motor ao qual está acoplada a ventoinha numa das paredes da incubadora. Pintura da caixa com tinta preta Instrumento de medição de temperatura e humidade Isolar o interior da caixa com esferovite

Alguns problemas e soluções: O problema da fonte de aquecimento para manter e elevar a temperatura foi resolvido após várias sugestões, tais como, rocha ou manta de aquecimento de terrários e lâmpadas de baixa eficiência. Escolheu-se uma lâmpada por ser a solução que mais se aproxima da forma de aquecimento usada nas incubadoras artesanais comuns. Outro problema foi obter um painel ou conjunto de painéis com potência suficiente para alimentar a forma de aquecimento da incubadora. A solução foi pedir alguns painéis emprestados a professores da Escola. Tempo de execução do projecto O projecto até ao momento foi realizado em 7 aulas de 90 minutos. Prevê-se a sua conclusão em mais 3 aulas de 90 minutos. Instrumento de medição de temperatura e humidade Utilização de vários painéis

Será proposta a nível local esta alternativa à incubadora artesanal alimentada a energia da rede eléctrica. Os alunos cimentaram os conhecimentos que adquiriam em contexto de sala de aula no âmbito do tema “ Terra em Transformação – Energia”. Na disciplina de CFQ do 7º ano estuda-se as energias renováveis e materiais isolantes e não isolantes bem como nas respectivas condutividades, este projecto permitiu aplicação de conhecimentos adquiridos. A divulgação do projecto na escola será feita durante uma actividade de observação solar realizada na escola e no final do ano lectivo. Fase intermédia de construção do protótipo final