Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCURSO DE PROTÓTIPOS
Advertisements

Eco Team Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins
Nós? Dina Isabel Gentil Dias Escola Secundária da Baixa da Banheira
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Speedy Solar Ana Correia e António Fernandes- Professores de Educação Tecnológica Irina.
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
Escola secundária Martins Sarmento
Agrupamento de Escolas de Arcozelo
Trainature Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo
Solcar Pedro Vaz Pinto Instituto D. João V Louriçal e Leiria
DIVERSOL (DIVERSÃO) Margarida Teresa G A F Figueiredo
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Sppedy Alunos – Sofia Silveira; Rafaela Costa ; Sérgio Rodrigues
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
António Surrécio; João Giga; Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º Ano (10.º) + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI.
Corre ao Sol. António Ferreira
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
HélioNeiva Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este protótipo de carrinho solar tem como base estrutural uma embalagem de lixívia. Possui.
EPA-CATA César Marques Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal
Escola Secundária Daniel Sampaio
Os Verdes João Artur Figueiredo
Carlos Filipe dos Santos Grácio E.B. 2,3 Visconde de Juromenha Tapada das Mercês – Sintra, Distrito de Lisboa 5º ano – área de Projecto Team Car Visconde.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este protótipo de carrinho solar tem como base estrutural uma embalagem de leite. Possui.
César Paulo Moreira Leite
All-Chutares José Carvalho Escola Secundaria Padre Alberto Neto
AGSG Jaime Rei Agrupamento de Escolas de São Gonçalo
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
Flash starcar Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 410º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO UltrasIDL Alunos: Bruno Chantre; Diogo Branco; Emanuel Rodrigues; João Oliveira; Ricardo.
Projecto Escola da Energia PROTÓTIPOS COM ENERGIA RELATÓRIO DE PROJECTO
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO CPT 3 Alunos: Cátia Almeida; Pedro Santos; Telmo Costa Professores: Ana Paula Fernandes;
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
Robotoria SC Carlos Jorge Leite Oliveira Teixeira
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO eV - Riders Alunos: João Encarnação e Pedro Baptista Professor: Carlos Paulino Colégio.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO “ Os Voyagers” Tiago Miguel Chico Vaz, Pedro Ribeiro Catarino, Ana Vanessa Dias de Carvalho,
8º ano área de projecto Team Car Visconde
Pico de Regalados Manuel Flores
E.B. 2,3 nº1 de Lagos Lagos - Faro TranslassolJoão Figueiredo 8º ano - Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais
Domingos Avelar Silva Escola Secundária Serafim Leite S. João da Madeira - Aveiro 10º ano Profissional - Física e Química; Tecnologias Aplicadas. Electrónica.
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Qualquer coisa com rodas Professor Rui Ricardo Valente Silva Alexei Burnian Cristina Antunes.
Freixo Liberty Pedro Jorge Nogueira Correia
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Ivone Tavares Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 9º ano – Ciências Físico - Químicas Cagarros 6.
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
Vânia Rodrigues Escola Secundária de Vila Real de Santo António Vila Real de Santo António - Faro 9º Ano – Física e Química3 + 1 Neptuno.
Marcelo Pereira | Joaquim Celestino Ribeiro Ancorensis Cooperativa de Ensino Vila Praia de Âncora, Caminha | Viana do Castelo 8º ano | Ciências Físico-Químicas.
António Gama Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de escolaridade – Ciências Físico-Químicas ZACATRAZ 3+1.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Epralima Racing Professores – Prof. Carla Gomes; Prof. Artur Caneja; Prof. Hélder Cerqueira;
Eduardo Nuno Novais Ribeiro Escola Básica e Secundária de Santa Cruz Santa Cruz – Funchal - Região Autónoma da Madeira CEF – Electricista de Instalações.
SuperCarro Miquelina Mendes Escola Secundária de Arganil Arganil - Coimbra 4+112º ano, Área de Projecto.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO S2R – Sun To Rosario Alunos: Francisco Sousa; Miguel Monteiro; Nuno Neto; Rodrigo Ribeiro;
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Projecto Escola da Energia CONCURSO DE PROTÓTIPOS RELATÓRIO FINAL
Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Pileca Aquática
Sandra Carmo Escola EB2,3 Engº Manuel Rafael Amaro da Costa São Teotónio, Beja 7º ano Ciências Físico – Químicas TonioSol 3 alunos e 2 professores.
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
Fénix Pedro Viegas Escola Secundária Dom Manuel Martins Setúbal 5+2
Paulo Monteiro Secundária de Amares Amares – Braga 8º ano – Ciências Físico - Químicas Os faíscas 3+1.
Marcelo Pereira | Joaquim Celestino Ribeiro Ancorensis Cooperativa de Ensino Vila Praia de Âncora, Caminha | Viana do Castelo 8º ano | Ciências Físico-Químicas.
Escola Secundária Padre António Macedo Vila Nova de Santo André, Setúbal. 12º Área de Projecto Os gansos 6 Mª Manuela Teixeira.
José Puga Agrupamento de Escolas de Arcozelo – P. de Lima Freguesia de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo 8º e 9º ano Física.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Tóquim Barreto Mark I
João Giga, António Surrécio, Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI ESAG 4.
Transcrição da apresentação:

Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso Seixal - Setúbal 3 alunos + 2 professores CEF- Tipo 5 ( Física e Química e Mecânica)

Um carrinho movido a energia solar Um carrinho movido a energia solar. A sua estrutura é de balsa e reutilizando varios materiais ( interruptores, CD´s e cabos). Como fonte de alimentação, um motor RE280/1 de 12 Volts e seis paineis fotovoltaicos de 1,5 Volts cada. O Motor e os paineis foram adquiridos no mercado. A transmissão de movimento é efectuada através de rodas dentadas com uma relação 1:16. Cd velho para roda Motor adquirido RE 280/1 de 12 V Cd velho para roda colado em roda de esponja Conjunto de seis painéis colados em balsa

Devido ao horário dos alunos e dos professores, os elementos da equipa apenas poderiam encontrar-se uma vez por semana para o estudo e implementação do projecto. Assim, deu-se início aos trabalhos em Janeiro. Durante três semanas decorreu a discussão e a elaboração de questões ligadas à idealização e construção. Foram lidos todos os documentos disponibilizados pelo “Rali Solar” que se encontram no site do Ciência Viva. Posteriormente testou-se o painel e o motor fornecidos pelo projecto. Concluiu-se que deveriam ser adquidos mais seis paineis e um motor. Foi feita a pesquisa de mercado para o efeito, tendo sido adquirido pelos participantes esse equipamento. Concluiu-se que a construção da estrutura deveria ser feita em balsa. A melhor transmissão seria a de 1:16. Teste 1: Funcionamento do motor instalado. Teste 1: Funcionamento do motor instalado e painéis solares.

Foram estudados e desenvolvidos os conceitos aplicáveis a este projecto de construção: velocidade linear, velocidade angular, atrito versus peso do carrinho, entre outros. Foi assim estimado o valor da velocidade linear, v=1 m/s, que serviu de base ao cálculo do raio mínimo da roda (cumprindo os requisitos técnicos). Determinou-se a velocidade angular e em seguida efectuou-se a aquisição do conjunto motor e painéis fotovoltaicos, através de pesquisa efectuada na Internet. Efectuou-se a associação das células em série. Analizaram-se conceitos de electricidade para implementar essa associação de forma correcta. Estudou-se um pequeno circuito com um condensador e um díodo que permite por um lado eliminar o efeito de resistência provocado pelas células fotovoltaicas na ausência de sol e por outro lado repor o nivel de tensão no circuito.Construíu-se o protótipo que está neste momento em fase de ensaios para efectuar pequenas correcções a partir dos dados obtidos no terreno. O envolvimento dos alunos vai desde a concepção e construção de todo o equipamento, por informação e análise técnica dos documentos constantes no site do Ciência Viva, que incluem textos e vídeos. A construção do circuito eléctrico baseou-se em pesquisas e em manuais escolares.

Esta questão ainda não foi colocada. Integração das aprendizagens desenvolvidas pelos alunos no projecto e dos conteudos curriculares anteriormente leccionados nas disciplinas de fisica e e mecânica. A divulgação do projecto na escola/comunidade será feita posteriormente a sua conclusão.