IGM - Centro de Dados Geológico-Mineiros Lisboa - 29 nov. 2000 Helena Abecasis ACESSO/MCT A Acessibilidade a sítios da Web da AP - Design Web Universal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJECTO A Ludicom - agência de comunicação e marketing criou o projecto Educativo “ A Europa Mora Aqui”, promovido pelo Centro de Informação Europeia.
Advertisements

SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
1.
IGM - Centro de Dados Geológico-Mineiros Lisboa - 29 novembro 2000 Helena Abecasis ACESSO/MCT Os Cidadãos com necessidades especiais e a Sociedade de Informação.
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Workshop “Transferências de bens intangíveis”
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Comissão de Educação dos Profissionais
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Prof. Dr. Josemar Henrique de Melo Aula 1
Soc iedade da Informação: Estatísticas e Políticas Públicas N uno de Almeida Alves 2 de Março de 2007
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
A Sociedade da Informação tem que ser uma sociedade para todos. Os cidadãos devem, sem discriminações, ter oportunidade de nela participar e, desse modo,
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
A sua génese Estimativas recentes demonstram que: Apenas 45% das PMEs estão informadas Apenas 4% das PMEs eligíveis apresentam candidaturas A taxa de.
I SEMINÁRIO LINHAS DE FOMENTO. Mensagem do Prefeito Eduardo Paes à Câmara Municipal em fevereiro de 2009 A Secretaria de Ciência e Tecnologia irá garantir.
-Resolução do Conselho de Ministros 155/2007, de 2 de Outubro de 2007 Aluno: Antony Nelson Amaral da Silva Matrícula: Matéria: IHC Professor(a):
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.

Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Governo Eletrônico no Brasil
Direcção-Geral do Desenvolvimento Regional IX Congresso da Imprensa Portuguesa Newark, de 25 Abril a 1 Maio de 2001 O que pode fazer o «desenvolvimento.
© Dezembro, 2009 Presidência Espanhola do Conselho da União Europeia 1.º Semestre de 2010.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Políticas Florestais Relevantes para o EURIS EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably.
2-Setembro h:30m CLUBE LITERÁRIO DO PORTO Apresentação PROT-N Organização Campo Aberto.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
O Mundo da Proteção Social em Língua Portuguesa Guiné Bissau
O Mundo da Protecção Social em Língua Portuguesa Moçambique – 2013.
Planos de Comunicação Realçar o papel dos Fundos Dar a conhecer ao grande público as oportunidades dos Fundos Aumentar o grau de utilização e a transparência.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Tout commence par des cris et ne doit jamais finir dans un grand silence It starts with screams and must never end in silence Tudo começa com gritos e.
Órgãos soberania.
ECONOMIA SOLIDÁRIA É uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
TV DIGITAL e Cidadãos com Necessidades Especiais Promovido pelo ICP Hotel Alfa, 29 de Maio de 2001 Helena Abecasis Ministério da Ciência e da Tecnologia.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Cozinheiros Da Economia
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Economia Pública Aula 8a
Como funciona a União Europeia
NADA SOBRE NÓS SEM NÓS Regiane Lucas Garcêz
Módulo 4 – Legislação desportiva
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
Advocacia-Geral da União Mariana Melo Ouvidora-Geral.
Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Contínuo.
Âmbito da Regulamenta ç ão da Actividade de Media ç ão de Seguros Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
O ano de 2013 foi instituído pelo Parlamento Europeu como o “Ano Europeu dos Cidadãos” tendo como lema: “Tem a ver com a Europa, tem a ver consigo. Participe.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Transcrição da apresentação:

IGM - Centro de Dados Geológico-Mineiros Lisboa - 29 nov Helena Abecasis ACESSO/MCT A Acessibilidade a sítios da Web da AP - Design Web Universal

Política da acessibilidade à Web em Portugal Legislação. Contributo português para a cimeira da Feira. As normas de acessibilidade nos países da União Europeia.

Legislação Resolução de Conselho de Ministros nº 97/99 O Conceito Todos devem participar de acordo com as suas características próprias.

Legislação Resolução de Conselho de Ministros nº 97/99 Finalidades as formas de organização e apresentação da informação devem ser escolhidas de forma a permitirem o acesso a CNE, abrangendo a informação relevante para a compreensão de conteúdos e para a sua pesquisa

Legislação Resolução de Conselho de Ministros nº 97/99 Concretização implementar formas de escrita e de apresentação das páginas de modo a que: – a leitura possa ser feita sem recurso à visão, a movimentos precisos ou a dispositivos apontadores – obtenção da informação e respectiva pesquisa possam ser efectuadas através de interfaces auditivos, visuais ou tácteis.

Legislação Resolução de Conselho de Ministros nº 97/99 Sinalização os sítios da internet que satisfaçam os requisitos de acessibilidade deverão indicá-lo de forma clara, através de símbolo associado a essa característica.

Contributo português para a cimeira da Feira 1. Forum de discussão sobre o eEurope.. 92 membros, de 20 países, alguns fora da União Europeia.. Unanimidade na recomendação do Design universal na web.

Contributo português para a cimeira da Feira 2. Sessão especial Cidadãos com Necessidades Especiais na Conferência Ministerial de Abril Acessibilidade como medida transversal. Acessibilidade à Web (normas da WAI/W3C). Serviço Universal Normalizado - Governo em linha, banca e TV. Contratos do Estado que exijam acessibilidade.

As normas de acessibilidade em países da UE Portugal foi o 1º país a legislar sobre a acessibilidade à web por parte da AP- agosto 99. Irlanda lança as Guidelines para o Sector Público - outubro 99. Reino Unido desenvolve a 1ª versão do Framework for Information Age Government websites - dezembro 99. Dinamarca lança as Guidelines de acessibilidade e o prémio de acessibilidade na Conferência sobre Design Universal à Web.

ENDEREÇOS SITES AP Ministérios e Secretarias de Estado Equipamento Defesa Est. Educação Com. Social Ensino Sup. Social Governos Civis Civil Faro www. alentejo digital.pt/gcde Governo Civil Évora Direcções Gerais e Regionais Reg. Solid. e Seg.Social Geral Impostos Geral Orçamento G. Edif. Mon. Nacionais

Câmaras Municipais Daire da Rainha Outros de interesse social Regionais Seg. Social e Formação Prof. Sociais Min. Justiça Para o Desenv. Social

Pesquisa por Motores de busca Directóriosnº sites SAPO Sociedade e CulturaGoverno260 AEIOUSociedadeEntidades estatais63 CUSCOSociedade e Instit.Entidades estatais89 CLIXSociedade e PolíticaMinistérios, Inst. 230 Utilidade Pública, Forças Armadas TERRA Sociedade Administração423 à VISTAAdmin.Estatal218 Admin.Local183 Gestão admin.10 Admin.Autón.6 Emprego Público6

Resolução de Conselho de Ministros nº 97/99 PLANO DE ACTUAÇÃO. definição das regras de acessibilidade. fase 1 - versão digital - jan versão impressa/Folheto- set divulgação à AP. difusão aos gestores dos programas operacionais no âmbito do QC III - julho 2000

. acções de sensibilização junto de webmasters AP e empresas especializadas. conferência Web - nov divulgação via Instituto de Informática. divulgação via participações da ACESSO. promover formação em acessibilidades à web. cursos formação do INA. sensibilizar outras instituições para acções de formação

. criação de mecanismos de inter-acção com AP. lista de discussão incne - influenciar procurement. cadernos de encargos (I. de Informática) protocolo com a Microsoft.