PROJECTO SITUS – Sítio de Utilização Simplificada Nº de Origem 276/4.2/C/REG.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESC. SEC. DE SÃO JOÃO DA TALHA
Advertisements

Webdesigning em 30 minutos Bruno Afonso 2 Setembro 2005 Comunicar Ciência 2005.
RH21 – Programa integrado Mar. / 2006 MOVIMENTO RH21 Projecto base de candidatura à APG 2006.
Ensino, Pesquisa e Extensão em Bibliotecas Escolares e Públicas na Formação do Bibliotecário na UFRGS Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO Profª Drª.
Visão Global do Projecto
Acessibilidade – Quando alguém com deficiência está em desvantagem em relação a qualquer outra pessoa no acesso à informação, significa que existe um problema.
E-U Avaliação da Acessibilidade dos Conteúdos Web Jorge Fernandes/UMIC/Julho.07.
IGM - Centro de Dados Geológico-Mineiros Lisboa - 29 novembro 2000 Helena Abecasis ACESSO/MCT Os Cidadãos com necessidades especiais e a Sociedade de Informação.
Estudo de Caso Conformidade dos sítios Web do Arquivo Distrital do Porto, da Biblioteca Nacional Digital e do Instituto Português de Museus com as Directrizes.
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Formulários electrónicos na WEB
Portal Acesso - Projecto iD109 - PromotorParceiro tecnológico Com o apoio de.
PROJECTO TÁ na REDE Tecnologias de Apoio em Rede Nº DE ORIGEM :277/4.3/C/LVT.
PORTAL DAS AJUDAS TÉCNICAS CNAT - Catálogo Nacional de Ajudas Técnicas
CALE Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã João Moutinho FEUP.
Conferência Inclusão Digital 2 de Abril 2007 / ESE Leiria.
Preservação Digital uma perspectiva arquivístiva Cecília Henriques Instituto dos Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo BN - 25 Novembro 2002.
Profa. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
Portfólio de Matemática
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Fundamentos de WEB - HTML, CSS e JS
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
Produção de Apresentações Electrónicas com o PowerPoint
Software Acessível Introdução O objetivo deste trabalho é fornecer noções básicas sobre os principais sistemas de acessibilidade de deficientes visuais.
Aula 01 – Apresentação e introdução html
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
ACESSIBILIDADE WEB
Andreia Portela OJRN TSJ
-Resolução do Conselho de Ministros 155/2007, de 2 de Outubro de 2007 Aluno: Antony Nelson Amaral da Silva Matrícula: Matéria: IHC Professor(a):
Tecnologias de Informação e Comunicação
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
O que vai ver são trechos de livros que existem nas nossas escolas, recomendados pelos Ministérios da Educação e da Saúde no documento “Educação Sexual.
Acessibilidade Web Prof. Henrique Correia. Testes realizados sobre o site Resultados das duplas D1: Filipa Simões e Zuleica Monteiro D2: Joana Resende.
Acessibilidade na Web: pessoas com necessidades especiais e cidadãos da terceira idade GETIC – Setembro de 2008.
1 Estado actual de progresso do projecto PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Estágio escolar no âmbito do ICR Estagiários :
SITES ACESSÍVEIS Março/2013 Carlson Janes Aquistapasse Diretor Presidente da PROCERGS.
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
CAPSI 05 Tecnologias de suporte aos SI
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Qualidade e Sucesso Educativo pela auto-avaliação das escolas
Lei de bases da actividade física e desportiva
Apresentação oral.
Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa
O que vai ver são trechos de livros que existem nas nossas escolas, recomendados pelos Ministérios da Educação e da Saúde no documento “Educação Sexual.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
 Conhecer as diversas formas de exploração de conteúdos (exploração através das Tecnologias de informação);  Ler e interpretar os conteúdos através.
Planos de Comunicação Realçar o papel dos Fundos Dar a conhecer ao grande público as oportunidades dos Fundos Aumentar o grau de utilização e a transparência.
Sínteses da legislação da UE: uma introdução 2009.
Marketing Politico na Internet António Cardoso UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA.
TV DIGITAL e Cidadãos com Necessidades Especiais Promovido pelo ICP Hotel Alfa, 29 de Maio de 2001 Helena Abecasis Ministério da Ciência e da Tecnologia.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO WEB
7 - Criação de Páginas Web
Escrita e Organização de Documentos em Computador Unidade 3 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 2º Periodo.
Cascading Style Sheets (css). Cascading Style Sheets  Cascading Style Sheets (CSS) é uma linguagem de estilo utilizada para definir a apresentação de.
Curso Técnico em Informática | URCAMP | Denise Aristimunha de Lima | 2010 CSS Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata Parte I.
Karine Alessandra Córdova
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Aplicando Coleção Welie Utilizando Arquivo de Texto para o Desenvolvimento e Atualização de um Sítio Interativo para Web Rodolfo A. Silva, Fernando H.
Design Gráfico Introdução ao Web Design Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 02 Introdução ao Web Design Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 02.
Sínteses da legislação da UE: uma introdução 2008.
CSS VS CSS3. CSS CSS é uma linguagem de paginas de estilo, utilizada para definir a apresentação de documentos escritos numa linguagem de marcação, como.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
A Linguagem E seus termos.
Comunicação – VII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Gestão de Informação e a Tomada de Decisão” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Torres Vedras, 2006.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL MÓDULO 5 Regulamento Comunitário EMAS Maria Gabriela Almeida Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Acessibilidades Web.  Prática de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas.  Quando um website é corretamente concebido, desenvolvido.
Transcrição da apresentação:

PROJECTO SITUS – Sítio de Utilização Simplificada Nº de Origem 276/4.2/C/REG

SITUS – Sítio de Utilização Simplificada Nº de Origem 276/4.2/C/REG ENQUADRAMENTO OBJECTIVOS PRODUTO AVALIAÇÃO

ENQUADRAMENTO A FENACERCI está ciente que a acessibilidade às tecnologias de informação constitui, especialmente para as pessoas com necessidades especiais, uma oportunidade de acesso a fontes de informação, formação, contactos, serviços, lazer e até possibilita o exercício de uma actividade profissional significativa.

A existência de publicações e conteúdos acessíveis em linguagem fácil é essencial para possibilitar o acesso das pessoas com deficiência mental à informação. ENQUADRAMENTO

Linha de Inclusão Digital /POS-Conhecimento: Medida 4.2 – Dinamizar a Produção de Conteúdos e Aplicações de Banda Larga Entidade promotora: FENACERCI Duração: 12 meses (Janeiro a Dezembro de 2006) Equipa: 1 Técnico de Comunicação e Marketing – Web Designer; 1 Técnico de Programação e Webmaster; 1 Administrativo; Equipa da FENACERCI.

OBJECTIVOS GERAIS Actuar no âmbito da participação dos cidadãos com necessidades especiais na sociedade de informação pela via da disseminação das políticas de acessibilidade existentes; Actuar no âmbito da participação dos cidadãos com necessidades especiais na sociedade de informação pela via da disseminação de conteúdos em linguagem fácil;

OBJECTIVOS Reformular o sítio da FENACERCI de forma a incorporar para os conteúdos, a versão em linguagem fácil e garantir a conformidade com o nível AA das Directrizes de Acessibilidade do Conteúdo Web W3C; Apresentar conteúdos em linguagem fácil na nova versão do sítio da FENACERCI;

OBJECTIVOS Disseminar junto do público em geral e dos profissionais da área a informação sobre acessibilidade e linguagem fácil que foi tratada ao longo do projecto.

PRODUTO Sítio da FENACERCI em com acessibilidadewww.fenacerci.pt –Programação Directrizes do W3C para o nível AA –Conteúdos Conteúdo em linguagem fácil com suporte áudio.

PRODUTO Programação –Folhas de Estilo - CSS (Cascading Style Sheets); –Introdução da descrição por cada imagem; –Atenção no uso das cores; –Utilização de teclas de atalho; –Realização contínua de testes.

PRODUTO Bobby-Watchfire Esta página cumpre todos os requisitos automáticos do W3C Web Content Accessibility

PRODUTO W3C - Markup Validation Service This document validates as CSS!

PRODUTO Examinator - UMIC Pontuações entre 8.4 e 8.8 Resultado médio de 8.6

PRODUTO –Conteúdos em linguagem fácil Linhas orientadoras - 10 princípios –Frases curtas –Simples –Linguagem Familiar –Evitar palavras desnecessárias –Voz activa –Escreva como fala – Termos que se possam visualizar – Leitor deve dar significado – Estímulos variados – Escrever para exprimir Tipo e tamanho da fonte utilizada Com suporte áudio - ficheiros.wav

AVALIAÇÃO Sítio da FENACERCI com acessibilidade ao nível da Programação e dos Conteúdos. Não é um produto acabado, está em permanente revisão e construção…

Visitem-nos em