ID078 POSC: 234/4.3/C/NOR Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D. 4 Abril 2007 | Local: Escola Superior de Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Advertisements

LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO
Leiria, 02 de Abril de Informática nos Apoios Educativos Lurdes Martins – Ana Flávia Coutinho – Centro de Engenharia.
PORTAL DAS AJUDAS TÉCNICAS CNAT - Catálogo Nacional de Ajudas Técnicas
Centro de Recursos da Educação Especial do ME Inclusão Digital ESE Leiria 2 de Abril de 2007 Ida Brandão DGIDC - DSEEASE.
Conferência Inclusão Digital 2 de Abril 2007 / ESE Leiria.
Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D. 2 Abril 2007 | Local: Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto.
Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D 2 Abril 2007 Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto Politécnico.
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
2 Connector Plataforma interactiva para a promoção e suporte de redes sociais georeferenciadas através de dispositivos móveis.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
um desafio contemporâneo
Secretaria de Educação Básica
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
O PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES Madrid, 14 de Outubro de 2005.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
O que é o ? Rede de Voluntariado Social do Politécnico de Coimbra.
Intervenção psicológica
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Centro de Investigação e Desenvolvimento da Microsoft no domínio da Fala e Língua Natural, em Portugal.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
1. 2 Objectivo Geral Promover a pedagogia, a formação e a certificação dos Formadores de formação a distância.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
CURRICULO +.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
IV Congresso Internacional das AVAPES de Reabilitação e Inclusão
Ações Inclusivas NAPNE IF RS – Campus Bento Gonçalves
Medidas educativas para alunos com NEE
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Planejamento e 7 de março de 2014.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Mercados de trabalho e competências profissionais
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico (PFCM_1_2) Reunião com Agrupamentos de Escolas Centros.
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
Sessão Pública de Apresentação e Debate Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação.
17/11/2004 David Tavares PREVENIR A DESCAPITALIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS QUALIFICADOS – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA.
Educação Especial Aula 7
CECAE Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da USP 25 de abril de 2003 Escola Politécnica Prof. Sérgio Muniz Oliva.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura
A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Cultura digital na educação:
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INLUSIVA
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
28 novembro IV ENPAR O que foi.
CRTIC de Pombal 2012/2013 CENTRO DE RECURSOS T I C PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL.
Um Centro de Recursos TIC para a Educação Especial que nasceu de uma parceria entre a Fundação PT e o Ministério da Educação — Projecto Astro. 2 CRTIC.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
20 de Setembro de 2007 APRESENTAÇÃO DO ANO LECTIVO 2007 / 2008 Conferência de Imprensa.
Organização: UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento I.P
Transcrição da apresentação:

iD078 POSC: 234/4.3/C/NOR Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D. 4 Abril 2007 | Local: Escola Superior de Educação de Leiria (Inst. Politécnico de Leiria) Organização: UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento I.P Apoios: Rede EDeAN (European Design for All eAccessibility Network), SNRIPD (Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência) e CRID (Centro de Recursos Inclusão Digital da Escola Superior de Educação de Leiria).

PROJECTO Promotor Escola Superior de Educação do Porto (IPP) Projecto ( ) > ( ) > Objectivos Iniciativas de e-inclusão e sensibilização Apoio directo e indirecto Formação e informação Investigação Área RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA CIDADÃOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA, IDOSOS E GRUPOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS Iniciativas de apoio à participação na Sociedade da Informação, para cidadãos com Necessidades Especiaise-Inclusão Acesso a AT/Tecnologias de Apoio a todos os alunos com Necessidades Especiais da ESE/IPP ou de escolas com as quais a ESE mantém protocolos de cooperação;Apoio informaçãosensibilizaçãoformação Canais de informação, sensibilização e formação na área da inclusão digital – tecnologias de apoioFormação Actividades de investigação no domínio das Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação EspecialInvestigação Estrutura 1 Coordenador 1 Coordenador (Docente do dep de Tecnologias Educativas da Ese) 1 Tiflotécnico Colaboradores: Estagiários do Curso de Educação Social, estágios Acapo, etc.

Instalações e Equipamento 1 FASE 01.OUT.2005 > 01.OUT.2006 Contactos e Parcerias Acompanhamento de casos Cursos para cegos Demonstrações Sensibilização e formação Articulação com outros Projectos (CBTIC, Matemática, etc.)

Novas instalações Reforço financeiro da instituição ( ) Reforço dos programas de formação Idosos e Grupos Desfavorecidos Estágios Profissionais (ACAPO) 2º ANO DE FUNCIONAMENTO 2 FASE Parcerias com IPSS (TIC/NEE) Produtos em fase de validação Dicionário Língua Gestual Portuguesa, Teclódromo...

Apoio individualizado aos estudantes Formação e acompanhamento junto dos docentes Empréstimo de Equipamentos (Pacmate, PC portátil...) Impressão em Braille Apoio à consulta online nas plataformas b-learning (Moodle) Sensibilização para a temática da inclusão a futuros professores do ensino básico Eventos para demonstração de soluções técnicas Trabalho articulado com o Curso de Educação Social e TILGP Digitalização e tratamento de documentos para suporte digital Apoio IES - Escola Superior de Educação Contextos

Necessidades Educativas Especiais Avaliação individual e em contexto, (apoio da Unidade de Apoio a Escola Inclusiva/ESE) Formação e acompanhamento de crianças com NEE na utilização das TIC Produção de materiais pedagogicos adaptados (impressão em relevo, Braille) Desenvolvimento de plataformas b-learning (Moodle) Formação de técnicos e educadores (Ensino Especial) Organiza ç ão de eventos para demonstra ç ão de solu ç ões t é cnicas Recursos educativos (apoio CRC) - Empr é stimo de Materiais (software educativo, calculadoras falantes) Contextos

Inserção Socioprofissional Avaliação funcional e apoio à prescrição para cidadãos portadores de deficiência ou incapacidade Formação por medida (tiflotecnia) e cursos em TIC e Ajudas Técnicas para grupos restritos Apoio à inserção profissional através das tecnologias Certificação Diploma de Competências Básicas Adaptação de equipamentos (área visual, motora e auditiva) Apoio às empresas na implementação de políticas correctas de info- inclusão Parcerias com outras instituições (CRPG, APPACDM, ACAPO...) Actividades de investigação no desenvolvimento de soluções técnicas a baixo-custo Apoio aos Centros Novas Oportunidades Contextos

Apoio a idosos e grupos socialmente desfavorecidos Actividades de inclusão digital em parceria com instituições de solidariedade social e com o Curso de Educação Social da ESEIPP Diploma de Competências Básicas em TIC Desenvolvimento de competências na utilização de recursos tecnológicos em actividades da vida diária (Multibanco, comandos electrónicos, teletexto etc) Apoio a alfabetização e aquisição de literacia através das TIC Criação de espaços de convívio e socialização com recurso a estratégias baseadas na telemática (videoconferência por webcam, sessões de chat com familiares e amigos, etc.) Contextos

(in) formação Nucleo de Apoio a Inclusão Digital Rui Teles (Coordenação) José António Carneiro (Tiflotecnia) Escola Superior de Educação do IP Porto R. Dr. Roberto Frias 4200 PORTO Fax