Revisores Oficiais de Contas Pedro Dionísio Revisores Oficiais de Contas Uma cultura de serviço - um novo olhar sobre o futuro Pedro Dionísio Prof. ISCTE Business School Partner IMR – Instituto Marketing Research
Nada de constante existe senão a Mudança Buda
Um longo caminho … Do séc. XV e das tabelas de dupla entrada Um novo olhar sobre o futuro Um longo caminho … Do séc. XV e das tabelas de dupla entrada ... ao séc. XXI na era dos computadores
ROC – Uma função nem sempre bem compreendida Contudo A função do Revisor Oficial de Contas continua a ser vista por muitos com alguma desconfiança
ROC – uma função com imagem negativa um fiscal uma imposição uma intrusão um custo
ROC – uma função vista como uma obrigação Na melhor das hipóteses... uma obrigação legal um custo sem retorno visível
Do sentido obrigatório para um caminho com 2 vias Resistir à Mudança Evoluir na cadeia de prestação de valor ao cliente
Resistir à Mudança As consequências Pouco trabalho Estagnação do negócio Risco de maior liberalização e internacionalização do mercado uma visão muito limitativa da função
A rasteira da liberalização O que pode acontecer se a profissão for totalmente liberalizada?
Estamos preparados para o Futuro
Como é visto o serviço prestado?
Evoluir na prestação de serviços de valor Um ROC proactivo informação sobre alterações de enquadramento contabilístico e fiscal relação pedagógica com clientes postura proactiva de antecipação de situações
Evoluir na prestação de serviços de valor Um verdadeiro consultor financeiro (salvaguardando a independência) planificação contabilística implementação da auditorias internas análise do sistemas de controlo interno estudos de viabilidade económico-financeira avaliação de empresas processos de reestruturação consultoria fiscal ...
Um novo olhar sobre a função Um prestador de SERVIÇOS financeiros Uma fonte de receitas e não um custo
Um modelo de qualidade de serviços Experiências passadas Comunicação Necessidades Passa palavra Determinantes da qualidade de serviço elementos tangíveis fiabilidade capacidade de resposta segurança relação credibilidade Nível de serviço expectável percepcionado Qualidade percebida Qualidade percebida Lealdade do cliente Concorrência Modelo criado por Parasuraman, Zeithaml e Berry, 1988
Uma questão de expectativas
A qualidade percebida
Determinantes da qualidade percebida qualidade de servi ç o § elementos tang í vies fiabilidade capacidade de resposta seguran a rela ão credibilidade veis
Criar uma imagem de marca Expectativas relação fiabilidade Criação de uma imagem de MARCA credibilidade capacidade de resposta Percepções tangíveis
Em busca da excelência Relações de parceria Consultoria Inovação e modernidade No trabalho e no equipamento Credibilidade A melhor opção Confiabilidade Ausência de risco Capacidade de resposta Ao ritmo dos negócios
Criar uma imagem de marca Consultor Parceiro Aliado uma valia
Um problema sem solução é um problema mal colocado R.W.Emerson Escritor americano do séc. XIX