IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 1Expansão da Profissão - Novas Áreas de Intervenção Expansão da Profissão Novas Áreas de Intervenção Carlos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements

Gestão do Capital Humano
José Rodrigues de Jesus 17.Julho.2009
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
O Mundo em Desenvolvimento
A União Europeia Daniel Tavares 2/2/2009.
A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
“Europa para todos” Com o apoio da Comissão Europeia
Imagem: A União Europeia Imagem: Elaborado por: Marlene Maciel.
IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As Fronteiras da Profissão Expansão da Profissão As Fronteiras da Profissão João Carvalho das Neves 26.
IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro César A.R. Gonçalves Formação e Qualidade Formação Profissional Um Novo Projecto César A.R. Gonçalves.
O Ensino Superior e a Profissão M. Luísa Anacoreta Correia
IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro Os Revisores na União Europeia - As Diferentes Práticas Profissionais: Problemas e Soluções Os Revisores.
IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Domingos Cravo 26 de Outubro de 2006.
Lopes Pereira 3 Novembro O Controlo da Qualidade Profissional.
Projeto de Geografia.
A ACÇÃO DO ICP EM ORGANISMOS INTERNACIONAIS REVISÃO DO QUADRO REGULAMENTAR.
Participação do ICP no âmbito da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico.
Feito Por: Marco António Morais da Silva n APRESENTAÇÃO SOBRE.
Sistema de controle interno e Bom Governo: Luis Humberto Ramírez Barrios A&C Consultoría y Auditoría Empresarial Luis Humberto.
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
União Europeia.
UNIÃO EUROPEIA.
União Europeia.
União europeia SÓNIA VICENTE.
União Europeia Ângela Lourenço 8ºA.
União Europeia.
Blocos econômicos mundiais
Docente: Pedro Moreira
A sua génese Estimativas recentes demonstram que: Apenas 45% das PMEs estão informadas Apenas 4% das PMEs eligíveis apresentam candidaturas A taxa de.
Condições de sucesso nas intervenções no Património. Exemplos.
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
CONSULTORIA EMPRESARIAL
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
União Europeia.
União Européia.
Trabalho realizado por : João Dinis Paulo Zhu
União Européia O Bloco Europeu.
Portugal Alemanha Chipre Lituânia Lisboa Berlim Nicósia Vilnius 10,8 milhões 82 milhões 800 mil 3,5 milhões 1986 País Fundador 2004 Euro Libra Ciprioca.
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Educação profissional em Portugal e na Europa diversidade de sistemas e modelos Natália Alves Instituto de Educação da Universidade de Lisboa SISTEMAS.
União Europeia Unidade na diversidade.
Este trabalho foi realizado por:
QI_PME Norte Benchmarking. 2ª actividade da 1ª Fase do Programa Programa QI_PME NORTE Diagnóstico Organizacional Seminário de Diagnóstico Benchmarking.
RESPONSABILIDADE JURÍDICA NO INTERNATO MÉDICO XI Congresso Português de Ginecologia Aveiro, 3 de Junho de 2009 Paulo Sancho Advogado / Consultor Jurídico.
A UNIÃO EUROPEIA A Comunidade Económica Europeia (CEE) foi fundada em 1951 pela França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, mais conhecidos.
01.1 Apresentação da RESSST Rede Europeia dos Serviços de Saúde Sem Tabaco (RESSST) A RESSST agrupa redes nacionais, regionais ou a coordenação nacional.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Coordenadora: Profª Msc.Neuma Simões Professores do NDE: Dr. Joselito Abrantes Msc. Prof.Ana Cristina Msc. Marcia Galindo Esp. Nazaré.
Cozinheiros Da Economia
Resultados preliminares
A UNIÃO EUROPEIA.
UNIÃO EUROPÉIA.
EU PORTUGAL E O MUNDO.
P ROGRAMAS DE MOBILIDADE E BOLSAS DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS EM EDUCAÇÃO Carina Maia Carolina Ourique.
União Europeia.
Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial
Desafios da União Europeia na Atualidade
Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial ( Mário Fidalgo )
Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais Aula 10_ “um mundo dominado por CGV”: a visão da OCDE profa. Maria Caramez Carlotto SCB 2° quadrimestre.
União Europeia Sílvia Neto.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Direcção de Produtos e Serviços de Empresas Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial Lisboa, 18 de Novembro de 2015.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
Plataforma Mundial de E-commerce local
Ministério da Administração Interna. SABES QUAL É O NÚMERO DE EMERGÊNCIA? Ministério da Administração Interna.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
Geografia - Bandeiras. 1 - Será que consegues identificar o país a que pertence esta bandeira? a) Polónia b) Eslovénia c) Eslováquia d) República Checa.
Código das Melhores Práticas de Governança Danaine Rosiane.
Dia da Europa 9 de Maio Da C.E.E. à U.E. Cronologia Principais datas.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
Transcrição da apresentação:

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro Expansão da Profissão - Novas Áreas de Intervenção Expansão da Profissão Novas Áreas de Intervenção Carlos Loureiro 26 de Outubro de 2006

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro Expansão da Profissão - Novas Áreas de Intervenção Agenda 1.Os novos desafios e oportunidades da Profissão 2.Áreas de competência do ROC 3.Novas áreas de intervenção 4.A problemática das especialidades 5.Relevância para o ROC da criação de especialidades 6.O caso específico do ROC Especialista em Fiscalidade 7.Caminhos futuros, resumo e conclusões Expansão da Profissão Novas Áreas de Intervenção

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro Expansão da Profissão - Novas Áreas de Intervenção Envolvente crescentemente complexa e global Desenvolvimento do conhecimento Complexidade técnica e especialização Sofisticação dos clientes Domínio de matérias específicas como factor de excelência no cumprimento das responsabilidades do ROC Credibilidade do valor certificado da OROC e do ROC 1.Os novos desafios e oportunidades da Profissão

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro Expansão da Profissão - Novas Áreas de Intervenção ROC: profissional multifacetado e conhecedor Dever de contribuir para o prestígio da Profissão e de actualização permanente e reciclagem dos ROC (art.º 62.º dos Estatutos) Áreas de competência específica nas funções de interesse público: abrangência e domínio de áreas diversas Outras funções: exercício de consultoria e docência em matérias que integram o programa do exame de admissão (art.º 48.º dos Estatutos) 2.Áreas de competência do ROC

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro Expansão da Profissão - Novas Áreas de Intervenção Matérias que integram o programa de exame de admissão: –Economia –Matemáticas financeiras e métodos quantitativos –Direito –Contabilidade financeira –Contabilidade e controlo de gestão –Actividades financeira e seguradora –Fiscalidade –Finanças empresariais –Sistema de informação de gestão –Revisão / Auditoria –Teoria do comportamento –Ética e deontologia e Estatuto profissional 2.Áreas de competência do ROC (cont.)

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro Expansão da Profissão - Novas Áreas de Intervenção Necessidade de preservar o prestígio, competência e respeito pelas áreas de actuação exclusiva de outras profissões regulamentadas Múltiplas áreas novas de intervenção, onde o ROC possui competências, prestígio e credibilidade como factores diferenciadores Alguns exemplos: –Contabilidade e controlo de gestão –Due Diligence –Contabilidade de gestão –Auditoria informática –Avaliações –Qualidade –Ambiental –Comércio electrónico –Responsabilidade social –Mergers and aquisitions (M&A) 3.Novas áreas de intervenção

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro Expansão da Profissão - Novas Áreas de Intervenção A necessidade / justificação de criação de profissionais especialistas e colégios de especialidade Os exemplos de outras ordens profissionais (v.g., médicos e advogados) Relevância para as diferentes profissões, perante o mercado 4.A problemática das especialidades

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro Expansão da Profissão - Novas Áreas de Intervenção Aspectos positivos induzidos pela atribuição pela OROC do título de ROC Especialista As exigências crescentes para a profissão: –exógenas –endógenas A situação específica dos Estatutos da OROC A oportunidade associada à revisão dos Estatutos e ao novo enquadramento internacional da Profissão (nomeadamente, transposição da 8ª Directiva) Aspectos a acautelar: –Independência profissional –Áreas de competência –Acesso –Supervisão e controlo da OROC –Controlo de qualidade / reputação 5.Relevância para o ROC da criação de especialidades

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro Expansão da Profissão - Novas Áreas de Intervenção Área objecto específico do exame de admissão, com currículo alargado (Fiscalidade) Relevância e complementaridade com as funções exclusivas do ROC Compaginação em relação a outras profissões regulamentadas Competência específica alargada ao nível dos ROC Relevância para o mercado e administração pública 6.O caso específico do ROC Especialista em Fiscalidade

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro Expansão da Profissão - Novas Áreas de Intervenção Aspectos de particular relevo no caso do ROC Especialista em Fiscalidade: –Delimitação da área de especialidade –Acesso e avaliação de conhecimentos e competências –Estágio específico a ponderar –Formação profissional –Acompanhamento e supervisão da especialidade –Controlo de qualidade –Reputação e prestígio da Profissão –Regime transitório 6.O caso específico do ROC Especialista em Fiscalidade (cont.)

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro Expansão da Profissão - Novas Áreas de Intervenção Especialista em fiscalidade – exemplos internacionais 6.O caso específico do ROC Especialista em Fiscalidade (cont.) Requisitos de acesso ao exercício de funções na área da fiscalidade Existem requisitos de acesso, normalmente associados à qualificação como auditor, consultor fiscal ou advogado: Alemanha, Áustria, Eslováquia, França, Luxemburgo, Malta, Polónia, República Checa, Reino Unido Liberalidade em vários países, embora com restrições à utilização do título: Bélgica, Chipre, Dinamarca, Itália, Eslovénia, Espanha, Finlândia, Grécia, Holanda, Irlanda, Letónia, Suécia Filiação obrigatória em associação profissional de consultores fiscais Filiação obrigatória: Alemanha, Áustria, Bélgica (para ostentar título), Eslováquia, Luxemburgo, Polónia, República Checa Não obrigatória: Restantes países Exigência de experiência específica em fiscalidade Exigida experiência: Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslováquia, França (para obter o estatuto de especialista fiscal), Letónia, Malta (se não pertencer a uma Profissão regulamentada), Polónia, Reino Unido Não exigida: Restantes países Exame de admissão específico Aprovação em exame específico: Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslováquia, França (para ter estatuto de especialista fiscal), Letónia (para ter estatuto de especialista fiscal), Polónia, República Checa, Reino Unido (para ter estatuto de especialista fiscal) Não existem exames: Restantes países

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro Expansão da Profissão - Novas Áreas de Intervenção As exigências, complexidade e globalização do meio envolvente onde actua o ROC suscitam oportunidades e desafios à Profissão O ROC tem aberto um leque alargado de novas áreas de actuação, fora das funções exclusivas e tradicionais da Profissão A complexidade e sofisticação da actividade económica e empresarial exige novas e específicas competências ao ROC, que a OROC tem que supervisionar e controlar, zelando pelo prestígio e reputação da Profissão A criação de especialidades na OROC e da figura do ROC Especialista, de que a consultoria fiscal é exemplo paradigmático, são uma via para dar resposta aos desafios identificados 7.Caminhos futuros, resumo e conclusões

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro Expansão da Profissão - Novas Áreas de Intervenção