PREPARAÇÃO PARA A CONFIRMAÇÃO OU SACRAMENTO DO CRISMA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«…O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo,
Advertisements

Catequese e Iniciação Cristã
Convite para Fazer o   Compromisso CVX.
A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
A Amizade na vida de Jesus.
Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células
Atos dos Apóstolos 11,19-26 Naqueles dias, aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estevão chegaram à Fenícia,
Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
A Revelação e sua transmisão
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
A Morada de Deus.
Bíblia e Catequese A catequese, por excelência, é a atividade da transmissão da Revelação contida na Sagrada Escritura.
A TERRA QUE MANA LEITE E MEL
SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO
PEDRO PAULO e OS DOIS MAIORES APÓSTOLOS.
Encaminhamento para o AGIR
I. Objectivos Compreender que o sacerdócio dos fiéis leigos e o sacerdócio dos bispos.
Instituto de Desenvolvimento Espiritual
Por que lemos a Bíblia, hoje?
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
Os próximos dois anos de catequese
"NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO"
A Presença Real de Jesus
Rainha dos Apóstolos.
Comemoramos também o dia do Papa
Mudança de época Atinge os critérios de compreender a vida, inclusive a maneira de entender Deus. Exige que o anúncio de JC não seja mais pressuposto,
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
A eucaristia Começar.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATEQUESE
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
Jörg Garbers, Ms. de Teologia
Palavra Viva 2º TR 2014 – O BATISMO E A CEIA DO SENHOR – Apoio didático – Lição 2 © EDITORA CULTURA CRISTÃ. Todos os direitos são reservados.
Qual é a definição de fé? “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” Hebreus 11,1.
Reunião de Ministros em Outubro de 2008
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
Maturidade exige profundidade
LITURGIA DO 14º DOMINGO DO TEMPO COMUM
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT – CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA.
A Lei.
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
Aprender o processo através do qual se toma posse da Salvação pessoalmente. Compreender o papel da fé em todo o processo de como somos.
Mês de junho, Coração de Jesus e Maria.
Compreender o relacionamento de Jesus com o Sábado. Entender o verdadeiro significado do Sábado.
O Pão da Vida O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi,
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
PIBBG - Ministério de Educação Cristã -
Formação Catequética Catequista.
JESUS: O FILHO MUITO AMADO DO PAI CELESTE. Então, veio Jesus da Galileia ao Jordão ter com João, para ser baptizado por ele. (Mt, 3,13)
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2. 6 Dei-te a conhecer aos homens que, do meio do mundo, me deste. Eles eram teus e Tu mos entregaste e têm guardado.
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
O Movimento Estudantil Alfa e Ômega é um ministério internacional e interdenominacional, formado por estudantes universitários cristãos evangélicos comprometidos.
TOCANDO CORAÇÕES João 3:16.
A CELEBRAÇÃO LITÚRGICA
Na Confirmação recebe-se o Espírito Santo 27 GRECO, El Pentecostes Museu do Prado, Madrid.
OS SACRAMENTOS EM SUA VIDA. “ O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO”
06 marcas fundamentais da vida de um cristão
TAREFA MAIS IMPORTANTE
Deus CRIADOR Origem Princípio------INFINITO Nós CRIATURAS FINITAS.
Série: Atos dos apóstolos Atos Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé, à direita.
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
O SACRAMENTO DA RESPONSABILIDADE. “O Dom do Espírito Santificador” “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo seu Espírito Santo que habita.
Professor Doutor Jacinto Núñez Regodón Universidade Pontifícia de Salamanca.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
Jesus enviou- nos o seu Espírito para nos tornar mais felizes e mais livres!
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
Transcrição da apresentação:

PREPARAÇÃO PARA A CONFIRMAÇÃO OU SACRAMENTO DO CRISMA

Esclarecer-se, conversando 2º Encontro

I – O que é ser cristão?

O termo “cristão” deriva de Cristo O termo “cristão” deriva de Cristo. Foi pronunciado pela primeira vez em Antioquia, no ano 43, e significa aquele que segue Cristo. “Seguir Cristo” veio a ser entendido por “praticar”, ou seja, pela prática dominical e sacramental, mas não é só. Aliás, é muito, muito mais… Era a equação: quem pratica tem fé, quem tem fé pratica.

A prática tinha mais a ver com acções exteriores do que com a vida… Não se vivia, praticava-se. Hoje, sentem-se justamente os resultados desse agir: há muita gente que não quer saber nada do Cristianismo ou doutra religião e outros tantos que começam a pôr de lado a fé cristã.

O que é que poderá dar verdadeira identidade ao cristão?

O seguimento de Cristo, que não pode ser uma questão de ‘práticas’ mas, sobretudo, de vida, isto é, a minha vida terá identidade cristã quando vivida à maneira de Jesus Cristo, segundo os seus critérios, preferindo a vontade de Deus à minha. Assim, o meu agir deixa de ser uma obrigação, algo exterior, para ser, antes, uma vida em Cristo. «Com efeito, todos os fiéis cristãos, onde quer que vivam, têm obrigação de manifestar, pelo exemplo da vida e pelo testemunho da palavra, o homem novo de que se revestiram pelo Baptismo» (AG 11).

O esforço por apresentar o evangelho na sua autenticidade e uma adesão mais pessoal a Jesus Cristo, ajudando a passar de um Cristianismo sociológico (de práticas), a um Cristianismo vivo, de um Cristianismo de herança, a um Cristianismo de escolha, baseado na decisão e opção pessoais.

A questão da identidade tem a ver com a questão da fé cristã A questão da identidade tem a ver com a questão da fé cristã. Esta tem o seu fundamento em Jesus Cristo… Como chegámos a esta fonte? Quem teve a iniciativa de a transmitir?

Foram os apóstolos… São eles, efectivamente, as colunas da tradição da fé cristã, os garantes seguros que nos transmitiram a verdadeira origem da fé, na sua pureza e integridade. A fé cristã vive a memória de Jesus Cristo, transmitida por testemunhas qualificadas, conservada e guardada pela Igreja. Trata-se de uma tradição viva e actual, e não apenas de um acontecimento do passado.

II – Sacramentos, um acontecimento

Os sacramentos fazem parte da nossa vida como cristãos. De que modo Os sacramentos fazem parte da nossa vida como cristãos. De que modo? É o que tentaremos dizer, em breves palavras, neste segundo número.

Sacramento: o que é? Acontecimento de salvação no qual se efectua um encontro entre Deus e o homem, em Aliança, isto é, em compromisso mútuo, com Jesus Cristo, através do Espírito Santo.

As suas duas dimensões: Visível e invisível (corpórea/material e espiritual) E isto porque o ser humano é psicossomático, isto é, psico (espírito) e soma (carne, matéria). Os sacramentos atingem as duas dimensões…

Quantos são? A Igreja diz-nos que são sete, mas até podiam ser mais, pois existem outras realidades onde se dá um verdadeiro acontecimento de encontro e compromisso.