Negócios Internacionais Capítulo 2.3 O Meio Económico International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc4-1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Disciplina: Negócios Internacionais
Advertisements

CONCEITOS PRELIMINARES
O ambiente organizacional
Negócios Internacionais Capítulo 7 Factores de Mobilidade e Investimento Directo Estrangeiro International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004.
Negócio Internacional Capítulo 12 Organização & Medidas de Controlo International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Negócio Internacional Capítulo 8 Estratégias Colaborativas International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Negócio Internacional Capítulo 9 Fabrico Global e Gestão da Cadeia de Fornecimento International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice.
Negócios Internacionais
Negócio Internacional Capítulo 10 Gestão de Recursos Humanos International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 1.
Comércio Internacional Capítulo 5 Avaliação e Selecção do País International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Negócios Internacionais
Negócios Internacionais Capítulo 2.3 O Meio Económico International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc4-1.
Negócios Internacionais
Negócios Internacionais
Negócios Internacionais Capítulo 3.1 Teoria de Comércio Internacional International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 5-1.
Negócios Internacionais
Negócios Internacionais
Faculdade de Direito UNL 2011/2012 José A. Ferreira Machado
A Crise Internacional e os Efeitos no Brasil e no Mundo
E_ Estratégia Empresarial 2003/2004 ACETATOS 3. Empreendedorismo A Estruturação do Negócio Tema 3.2.
Participação do ICP no âmbito da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico.
Exercício 4 Numa região hipotética, o mercado da amêijoa é composto por 1000 compradores e 40 vendedores, idênticos. Admita que, diariamente, as quantidades.
Preços variáveis: o modelo AS-AD
Economia Internacional I Versão Provisória 1º Draft
– 1 UNIVERSIDADE DOS AÇORES Prof. Dr. Fernando Lopes CAPÍTUL0 8 O Processo do Crescimento Económico.
Modelo do Multiplicador
Oferta Agregada e Procura Agregada
Visão Global da Macroeconomia UNIVERSIDADE DOS AÇORES
Ciclos Económicos e a Teoria da Procura Agregada
Preços e produto numa economia aberta
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
Fundamentos de Economia
Estrategia Jefferson Bueno.
2a Conf. Int. de Crédito Imobiliário 19 de Março de 2010
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 1 SIMULAÇÕES.
Fundamentos de Economia
Economia e Mercado 3ª AULA.
Área de Operações Indiretas
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
VISÃO GLOBAL DA MACROECONOMIA E MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA
A INFLAÇÃO Saindo da recessão
Medição da actividade económica Prof. Jorge Mendes de Sousa
Ministro Paulo Bernardo
Sistema de Contas Nacionais SCN
Os Temas da Microeconomia
Representação de uma economia: o fluxo circular da renda
Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos
Políticas para o Crescimento Prof. Jorge Mendes de Sousa
RESPOSTAS DAS QUESTÕES CAP. 12 E 16
Finanças Públicas BNDES Provas ( 2009 e 2011)
Economia Brasileira_26/02/2007
Teoria da oferta e procura Prof. Jorge Mendes de Sousa
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Mercados perfeitamente concorrenciais Prof. Jorge Mendes de Sousa
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
Parte II: Determinantes do Produto
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Fundamentos de economia
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
Medição da actividade económica
Objetivos e Instrumentos
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
Transcrição da apresentação:

Negócios Internacionais Capítulo 2.3 O Meio Económico International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc4-1

2004 Prentice Hall, Inc Objectivos do Capítulo Aprender as diferenças entre os maiores sistemas económicos mundiais Aprender as diferenças entre os maiores sistemas económicos mundiais Aprender critérios utilizados para dividir os países em várias categorias económicas Aprender critérios utilizados para dividir os países em várias categorias económicas Discutir assuntos económicos que influenciam negócios internacionais Discutir assuntos económicos que influenciam negócios internacionais Avaliar o processo de transição para economias de mercado Avaliar o processo de transição para economias de mercado 4-2

2004 Prentice Hall, Inc Assuntos Económicos para Negócios Internacionais Que tipo de sistema económico é que tem o país? Que tipo de sistema económico é que tem o país? Qual é a dimensão, potencial crescimento, e estabilidade do mercado? Qual é a dimensão, potencial crescimento, e estabilidade do mercado? A industria da empresa está desenvolvida no sector privado ou público neste país? A industria da empresa está desenvolvida no sector privado ou público neste país? Se pública, o governo permite concorrência privada?Se pública, o governo permite concorrência privada? Se privada, está a tornar-se pública?Se privada, está a tornar-se pública? 4-3

2004 Prentice Hall, Inc Assuntos Económicos para Negócios Internacionais O capital estrangeiro é considerado, pelo governo, concorrência ou visto como parceria com empresas locais públicas ou privadas? O capital estrangeiro é considerado, pelo governo, concorrência ou visto como parceria com empresas locais públicas ou privadas? Como é que o governo controla a natureza e dimensão de empresas privadas? Como é que o governo controla a natureza e dimensão de empresas privadas? Qual a contribuição esperada do sector privado na assistência ao governo da formulação de objectivos económicos? Qual a contribuição esperada do sector privado na assistência ao governo da formulação de objectivos económicos? 4-4

2004 Prentice Hall, Inc Factores Económicos Chaves Estrutura geral económica Estrutura geral económica Dimensão e estabilidade económica Dimensão e estabilidade económica Existência e influência de mercados de capital Existência e influência de mercados de capital Detenção de factores Detenção de factores Indicadores Indicadores CrescimentoCrescimento InflaçãoInflação SuperavitSuperavit DéficeDéfice Transições económicas Transições económicas Disponibilidade da infra-estrutura económica Disponibilidade da infra-estrutura económica 4-5

2004 Prentice Hall, Inc Condições de Factores Inputs do processo de produção Inputs do processo de produção Recursos humanosRecursos humanos Recursos físicosRecursos físicos ConhecimentoConhecimento Capital/FinanciamentoCapital/Financiamento Infra-estruturaInfra-estrutura Condição de factores são especialmente importantes para a produção de bens Condição de factores são especialmente importantes para a produção de bens 4-6

2004 Prentice Hall, Inc Condições da Procura Mercado potencial Mercado potencial Composição de procura doméstica (natureza das necessidades dos compradores)Composição de procura doméstica (natureza das necessidades dos compradores) Dimensão da procura domésticaDimensão da procura doméstica Crescimento da procura domésticaCrescimento da procura doméstica Internacionalização da procuraInternacionalização da procura As condições da procura As condições da procura são essenciais para investimentos em investimentos emmercados Composição? Dimensão? Crescimento? Internacionalização? 4-7

2004 Prentice Hall, Inc Produto Interno Bruto Instrumento utilizado para medir um país contra outro país Instrumento utilizado para medir um país contra outro país DimensãoDimensão ProcuraProcura Produto Interno Bruto Produto Interno Bruto PIB é o valor de mercado de bens de consumo e serviços recém produzidos por fábricas produtoras domésticas. PIB é o valor de mercado de bens de consumo e serviços recém produzidos por fábricas produtoras domésticas. Os países com maior números de população e PIB per capita elevados são os mais atraentes em termos do potencial do mercado Os países com maior números de população e PIB per capita elevados são os mais atraentes em termos do potencial do mercado 4-8

2004 Prentice Hall, Inc Produto Interno Bruto O valor de produção dentro das fronteiras de uma nação, sem consideração se os factores de produção são estrangeiros ou domésticos O valor de produção dentro das fronteiras de uma nação, sem consideração se os factores de produção são estrangeiros ou domésticos Exemplo - Exemplo - Tanto a Ford como a Toyota são fabricadas nos Estados Unidos e contam para o PIB do mesmoTanto a Ford como a Toyota são fabricadas nos Estados Unidos e contam para o PIB do mesmo A Ford produzida no México já não contaria para o PIB dos Estados UnidosA Ford produzida no México já não contaria para o PIB dos Estados Unidos 4-9

2004 Prentice Hall, Inc Importância do PIB per capita Rendimento Baixo Menos de 755 País em Desenvolvimento Rendimento Alto Mais de 9,266 País Desenvolvido RendimentoMédio-Alto2,996-9,265 País em Desenvolvimento Rendimento Médio 756-9,265 País em Desenvolvimento RendimentoMédio-Baixo756-2,995 Categoria do Banco Mundial PIB Per Capita ($) Nome Comum 4-10

2004 Prentice Hall, Inc Paridade de Poder de Compra PPC é o número de unidades da moeda de um país que são necessárias para comprar a mesma quantidade de bens e serviços no mercado doméstico que $1 compraria nos Estados Unidos PPC é o número de unidades da moeda de um país que são necessárias para comprar a mesma quantidade de bens e serviços no mercado doméstico que $1 compraria nos Estados Unidos PPC é uma forma útil de medir as diferenças internacionais de preços PPC é uma forma útil de medir as diferenças internacionais de preços 4-11

2004 Prentice Hall, Inc Classificação de Países por Região 4-12

2004 Prentice Hall, Inc Classificação de Países por Sistema Económico Figure

2004 Prentice Hall, Inc Liberdade Económica Economia de mercado: o sector privado principalmente controla os recursos, não o sector público Economia de mercado: o sector privado principalmente controla os recursos, não o sector público Soberania dos consumidores é o direito dos consumidores decidirem o que queremSoberania dos consumidores é o direito dos consumidores decidirem o que querem Preços são determinados pela procura e ofertaPreços são determinados pela procura e oferta 4-14

2004 Prentice Hall, Inc Liberdade Económica, cont Economia Planificada Economia Planificada todas as dimensões económicas, incluindo decisões de preço e de produção, são determinadas por um plano central do governotodas as dimensões económicas, incluindo decisões de preço e de produção, são determinadas por um plano central do governo O governo controla e tem posse de todos os recursosO governo controla e tem posse de todos os recursos Os preços são fixados pelo governoOs preços são fixados pelo governo 4-15

2004 Prentice Hall, Inc Liberdade Económica, cont Economia Mista: Algum grau de controlo e posse Economia Mista: Algum grau de controlo e posse Nenhuma economia é puramente mercado ou planificada Nenhuma economia é puramente mercado ou planificada Os sistemas económicos têm diferentes graus de liberdade Os sistemas económicos têm diferentes graus de liberdade A maior parte das economias planificadas encaminham-se para economias de mercado A maior parte das economias planificadas encaminham-se para economias de mercado 4-16

2004 Prentice Hall, Inc Factores Económicos Importantes Para as Empresas Internacionais Inflação Inflação Superavit Superavit Défice Défice Balança de Pagamentos Balança de Pagamentos Dívida Externa Dívida Externa Dívida Interna Dívida Interna Privatização Privatização 4-17

2004 Prentice Hall, Inc Reforma e Progresso Económico Figure

2004 Prentice Hall, Inc Influências Sociais e Físicas 4-19

2004 Prentice Hall, Inc Sumário do Capítulo Aprender as diferenças entre os maiores sistemas económicos mundiais Aprender as diferenças entre os maiores sistemas económicos mundiais Aprender critérios utilizados para dividir os países em várias categorias económicas Aprender critérios utilizados para dividir os países em várias categorias económicas Discutir assuntos económicos que influenciam negócios internacionais Discutir assuntos económicos que influenciam negócios internacionais Avaliar o processo de transição para economias de mercado Avaliar o processo de transição para economias de mercado 4-20