Através da saúde, alimentação e esporte e lazer.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Advertisements

24 de Setembro Dia Mundial do Coração
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
A qualidade de vida nas empresas
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
Promoção da Saúde Intersetorialidade Comunidade Saudável
Prevenindo a Hipertensão
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
1 COMO FUNCIONA. 2 COMO FUNCIONA - QUEM FAZ Algumas funções dos profissionais que compõem a equipe: Responsável pela Área de Lazer no DR desenvolvimento.
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
1º SEMINÁRIO NACIONAL DE EVENTOS ADVERSOS EM AIDS E HV DE AGOSTO – 2012 ADESÃO PERANTE AS REAÇÕES ADVERSAS AMÉRICO NUNES NETO INSTITUTO.
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
ESTUDO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DOS FUNCIONÁRIOS DA CDV
EM BUSCA DO PESO IDEAL IDENTIFICAÇÃO: - ADEMIR ROQUE ENGEROFF
Qualidade de vida com Esporte na Unisul
A beleza da mulher aos 50 anos: Comer menos para viver melhor
Grupo de Desenvolvimento Profissional
A influência da tecnologia no sedentarismo
Atividade Física e Promoção da Saúde
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
CIANORTE ENTRA NO RITMO DA VIDA MODERNA
Realidade da Saúde Pública Hospitais lotados, emergências lotadas, uti lotadas, gastos crescentes com medicamentos Aumento de gastos com assistência médica.
Evolução Tecnológica. Qualificado pelo Ministério da Justiça como OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, conforme processo MJ nº /
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Qualidade e Estilo de Vida
HIPERTENSÃO.
SESI INDÚSTRIA SAUDÁVEL
Nutrição do Trabalhador
Centros de Atividades: Joaquim Gabriel Penteado
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Perfil Médico de Saúde Ocupacional Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa Relatório Gerencial de Saúde Periódicos/2006 
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
PROJETO PESANDO FURNAS
QUEBRANDO PARADIGMAS DE PESO NAS EMPRESAS FERNANDA FERNANDES Expo-Rio| 2012.
Comportamento Saudável
O Peso da Obesidade. O Peso da Obesidade Milhares lutam contra: Doenças cardíacas; Cânceres; Doenças respiratórias; e Diabetes.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Aula 07 – Ensino Fundamental II
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
Introdução a Educação Física para Grupos Especiais (GE):
Secretaria Municipal de Recursos Humanos
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Doenças crônico-degenerativas
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO BRASIL
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
Programa Produtividade Unimed Porto Alegre
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
PROGRAMA SP EDUCAÇÃO COM SAÚDE
Exercícios físicos e saúde mental (03/08)
ATIVIDADE FÍSICA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Essência do projeto Universidade de Brasília Gestão de Processos Grupo Cinza – 05 Componentes: Mariane Bezerra, Alexandre Murrai, Alexandre Dutra e Israel.
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
Aptidão Física Educação Física II.
Distúrbios Nutricionais: um Problema de Saúde publica no Pais
Terapia nutricional no cuidado do paciente
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Enfª Francielle Renata Danielli Martins 16/04/2015.
NASF de Bela Vista do Toldo
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
A atividade física faz parte da natureza humana, com dimensões biológica e cultural. A prática de atividades físicas pode beneficiar todas as pessoas (jovens.
twitter.com/funasa.
Transcrição da apresentação:

Através da saúde, alimentação e esporte e lazer. PALESTRA A importância de adoção de hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida Através da saúde, alimentação e esporte e lazer.

Programa Saúde na Empresa OBJETIVO: CUIDAR DA SAÚDE DO TRABALHADOR I - PALESTRA MÉDICA SOBRE AS DOENÇAS E SUA PREVENÇÃO II - VERIFICAÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL, PESO CORPORAL E ESTATURA III - COLETA DE SANGUE PARA EXAMES EM CASO DE ALTERAÇÕES IV - ORIENTAÇÃO MÉDICA INDIVIDUAL AOS ALTERADOS

Benefícios da prevenção Programa Saúde na Empresa Benefícios da prevenção - Melhora da qualidade de vida - Diminuição da morbimortalidade pelas doenças crônicas - Redução de gastos com assistência médica e com uso de medicamentos.

Fatores genéticos-hereditários e hormonais Programa Saúde na Empresa Sedentarismo Condições de Risco Dislipidemias Diabetes Tabagismo Estresse Hipertensão Arterial Alcoolismo e drogas Fatores genéticos-hereditários e hormonais Obesidade

ATIVIDADE FISICA E CONSCIENTIZAÇÃO NA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS A melhor maneira de prevenir é educar , alem disso conhecer seu próprio corpo e funcionamento é a melhor forma de promoção de saúde.

Prevalência de Fatores de Risco - São Paulo

Você pode viver bem sem exercício? Bem fraco - Bem estressado – Bem doente...

Estilo de vida O simples fato de uma pessoa praticar esportes não é a garantia que não terá problemas relacionados às drogas ex atletas famosos. Porem as atividades físicas e pratica de esportes podem ser poderosas ferramentas auxiliares na prevenção e na resolução de problemas relacionados ao consumo de drogas. A pratica de atividade física é um antídoto para o consumo de drogas.

INFLUÊNCIA DE DIFERENTES FATORES DE RISCO DE MORTE

INFLUÊNCIA DE DIFERENTES FATORES DE RISCO DE MORTE INFARTO 54% 9% 25% 12% DERRAME CEREBRAL 50% 7% 22% 21% Homens CÂNCER 37% 24% 29% 10% Assistência Biologia Ambiente Estilo de vida

Você pode viver bem com exercício? Bem no Trabalho - Bem em casa - Bem feliz

Atividades Lazer e Esportes Em 53 Centros de Atividades (CATs), o SESI-SP oferece aos trabalhadores da indústria e à comunidade em geral ações educativas, culturais, artísticas, esportivas, sociais e de cidadania, sempre com a intenção de melhorar a qualidade de vida dos usuários. No SESI de Jundiaí temos; Fitness ;Aulas de ginástica, condicionamento físico com aparelhos, body systems; Programa atleta do futuro com iniciação esportiva para crianças à partir de 06 anos até os 17 anos nas modalidades : tênis , natação, vôlei, futebol, futsal e atletismo. Esporte de rendimento jovens acima de 17 anos. Aula para terceira idade.

SESI Lazer na Empresa O Programa SESI LAZER NA EMPRESA está disponível e atende os funcionários e respectivos dependentes das Indústrias beneficiárias do sistema SESI, oportunizando com isso o exercício da cidadania e a melhoria para a adoção de um estilo de vida mais saudável aos participantes. AVALIAÇÃO FÍSICA NAS EMPRESAS Realização de um Programa de Avaliação Física aos trabalhadores da Empresa, a partir de premissas e aspectos técnico – científicos exclusivos, com uso de software que fornece relatórios individualizados do estágio da condição física atual dos mesmos. ASSESSORIA TÉCNICA DE LAZER E ESPORTES ÀS EMPRESAS Apoio técnico e orientação às Empresa quanto a adoção de procedimentos gerenciais das ações de lazer e esportes desenvolvidas, otimizando os resultados das suas estruturas, equipamentos, recursos e instalações. PROGRAMA SESI GINÁSTICA NA EMPRESA - S.G.E. Iniciativa que objetiva a promoção da saúde e a qualidade de vida do trabalhador no seu próprio local de trabalho. ATIVIDADES DE LAZER E ESPORTES NA EMPRESA Promover diversas atividades de Lazer e Esportes aos colaboradores e familiares das empresas.

Saúde & Qualidade de Vida Bem no Trabalho - Bem em casa - Bem feliz Atividade física Saúde & Qualidade de Vida Bem no Trabalho - Bem em casa - Bem feliz

Como ter um Estilo de Vida Ativo? Use as ruas, praças e parques. Você não precisa de roupas e sapatos especiais, basta que sejam confortáveis. Não existe necessidade de equipamentos especiais. Exercícios visando fortalecimento muscular podem ser feitos com o peso do próprio corpo ou com materiais alternativos.

De que forma podemos contribuir para a diminuição do consumo de droga? Nutrição X Drogas De que forma podemos contribuir para a diminuição do consumo de droga? Apresentação da Entidade e das atividades da Diretoria de Alimentação. 16

Importância da Alimentação no desenvolvimento Construção da estrutura corporal Saúde Bem estar “A alimentação tem interferência em nossa vida desde a gestação, hábitos saudáveis da mãe influenciam no desenvolvimento fetal e ao nascer passa a ser fundamental a formação dos hábitos alimentares” Cada um de nós tem uma resposta para essa pergunta, afinal, temos diferentes objetivos na vida. Entretanto, podemos destacar algumas respostas. Uma das explicações pode ser estética; podemos visar também a melhora na performance na atividade física, mas antes de qualquer coisa temos um objetivo que é o compromisso com a nossa SAÚDE. O que não podemos esquecer é que mesmo que a resposta seja estática ou performance física, a nossa saúde ainda deve estar em uma plano superior, afinal, como define o Ministério da Saúde, “a saúde deve ser vista como um recurso para a vida e não como um objeto de vive”, ou seja, a saúde deve ser um MEIO, uma MANEIRA para que possamos ter uma vida saudável e feliz, portanto não devemos transformar nossa vida fazendo com que saúde seja um objetivo fim e esquecendo de todos os outros. Texto de Apoio - Ministério da Saúde “promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle desse processo. Para atingir um processo de bem-estar físico e mental e social, os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente. A saúde deve ser vista como um recurso para a vida e não como objeto de viver.” (BRASIL, 2002c) Nessa concepção, a saúde é tida como um conceito abrangente e positivo que se apoia nos recursos sociais, pessoais e não somente na capacidade física ou nas condições biológicas dos sujeitos. O modo de viver de cada um, portanto, se apoia na cultura, nas crenças e nos valores que são compartilhados coletivamente. Evidências científicas mais recentes mostram que a saúde pode estar muito mais relacionada ao modo de viver das pessoas do que à idéia, genética e biológica. O sedentarismo e a alimentação não-saudável, o consumo de álcool, tabaco e outras drogas, o ritmo da vida cotidiana, a competitividade, o isolamento do homem na cidade são condicionantes diretamente relacionados à produção das chamadas doenças modernas. Por isso, a resolução ou redução de riscos associados aos problemas alimentares e nutricionais ampara-se na promoção de modos e vida saudáveis e na identificação de ações e estratégias que apoiem as pessoas a ser capazes de cuidar de si, de sua família e de sua comunidade de forma consciente e participativa. 17

Drogas e Álcool X Saúde Diminuição da absorção de nutrientes Diminuição da percepção dos sabores dos alimentos Substituição dos alimentos pelo cigarro, álcool, drogas causando desnutrição e problemas de saúde De acordo com o Relatório Técnico 916 da OMS sobre Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde há provas científicas de que as pessoas podem manter-se saudáveis depois dos 70, 80 e 90 anos se tiverem uma alimentação saudável, uma prática regular de atividade física e não fumares. Nas populações em geral vem aumentando os fatores de risco (que coexistem e interagem) e nível de exposição, por conseguinte, as estratégias de prevenção devem se propor a reduzir os riscos. Neste contexto, a alimentação saudável e a prática de atividade física junto com o controle do tabaco podem trazer amplos benefícios e constituir a melhor estratégia para melhorar a qualidade de vida e conter a crescente ameaça mundial das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis. 18

Drogas e Álcool X Saúde Problemas dentárias dificultando a alimentação Gastrite, úlcera, colite, pancreatite, cirrose, etc... Câncer Se um HÁBITO é um costume, uma disposição adquirida, nosso HÁBITO ALIMENTAR é um costume adquirido ao longo de nossa vida, com bases fixadas em nossa infância. Tudo que é adquirido pode ser então des-adquirido, ou melhor, podemos readquirir um hábito alimentar saudável para assim construirmos um pilar forte para a promoção da saúde. O hábito alimentar saudável é construído com uma dieta equilibrada. A dieta adequada não é uma receita “pré-concebida” e universal para todos nós. O que temos de universal são princípios que devem nortear nossas escolhas para assim suprir as necessidades de cada um. Assim, uma dieta ideal é aquela que para VOCÊ irá fornecer a energia e nutrientes que seu corpo necessita para manter-se saudável e prevenir algumas doenças onde a alimentação é um determinante importante, como na obesidade, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias etc. Os hábitos alimentares, ou seja, os tipos de alimentos escolhidos pelas pessoas para fazer parte de sua dieta usual, bem como o modo de preparar esses alimentos, variam muito de um povo para outro. Encontramos essa variedade até dentro de um mesmo país, que pode apresentar diferenças regionais quanto à alimentação 19

Como a experiência profissional pode ajudar? SESI - Programas Educativos na Área de Alimentação: Trabalhar relações interpessoais; Melhorar autoestima Trabalhar problemas psicológicos relacionados a ansiedade alimentação.

Como a experiência profissional pode ajudar? Diretoria Alimentação - SESI Alimente-se Bem Geração de Renda Nutricionista Rosângela de F. Scovini Cruz Contato : (11) 45217122 cozinhadidjundiai@sesisp.org.br

CONTATOS Email : Luciana coordenadorcle14@sesisp.org.br Rosangela cozinhadidaticajundiai@sesisp.org.br Ana Carolina damjundiai@sesisp.org.br Telefone: 4521-7122