SER PROFESSOR EM PORTUGAL Missão Quase Impossível.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
De quem é a bola?.
Advertisements

CRITÉRIO DAS ESTRELINHAS94º º A NOSSA 2ª MUDANÇA (LIDERANÇA BASEADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)
(E Outras 12 Razões Para Vender)
Programa Empresas-Fit
MÃE MÁ.
SOFRIMENTO NO TRABALHO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O dia em que quase perdemos o
MÃES MÁS.
DISTRIBUIÇÃO PROPORCIONAL DE TAREFAS
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
Aprender ao Longo da Vida
Professora Lúcia Brasil
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Ainda tomaremos um café juntos....
Avaliação de desempenho dos docentes
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
MÃES MÁS, MUITO MÁS.
SER PROFESSOR EM PORTUGAL
Mensagens de um bebé a sua mãe
Avaliação Simplificada pelo CE no âmbito da Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente (Dec.- Reg. nº 2/2008 de 10 de Janeiro e Dec. Reg.- nº ?? de ??)
SOLENIDADE DA SAGRADA FAMÍLIA
Funções e Atribuições do Diretor
A Identidade da minha Escola
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Ainda tomaremos um café juntos....
Um Grupo de amigos, já idosos, reunia-se regularmente
Primeira reunião do Ministério de Louvor
Avaliação de Desempenho
Quando os nossos sonhos se
MÃE MÁ.
Métodos e técnicas de Estudo
REGULAMENTO INTERNO Secção - ALUNOS 1. PRINCIPAIS DIFERENÇAS Lei 30/2002Lei 3/2008 Novo Estatuto do Aluno Prazos de justificação de faltas 5 dias úteis3.
Técnicas dos alunos de sucesso
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
A eucaristia Começar.
A tua bagagem para o Tutorado: entra com a tua ‘pen’ vazia, sai com ela cheia!
Atitudes que contribuem para o sucesso de seus filhos.
Mães Más.
RESPONDENDO A PERGUNTAS
SER PROFESSOR NO BRASIL
Mobilizando seus colegas de trabalho
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
Pais maus Dr. Carlos Hecktheuer (Médico Psiquiatra)
Contrato Pedagógico – 2013/02
FISICA. FISICA MATERIAL LÁPIS LAPISEIRA CANETA.
Seminário da Família.
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Convivência Familiar e Comunitária - Políticas sociais: as interfaces no atendimento à família na proteção especial CAMPINAS/SP SETEMBRO / 2010.
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Carlos Visão Global Social
“Saber estudar com Eficiência III – Como posso ajudar o meu filho a ESTUDAR!” Maio, 2015.
ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO SPGL-FENPROF, LISBOA, 4 DE JULHO DE 2015 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE MANUELA ESTEVES INSTITUTO.
Coisas da Faculdade.
SITUAÇÕES.
Adolescência: Conflito entre gerações
Nosso último encontro... Começou, é claro, com uma leitura de fruição: Muito divertida e propícia para a época... Fica aqui a sugestão de leitura: o texto.
RELÓGIO e FRAÇÕES Criação: Sheila Stela kurschner.
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
PLANO DE ESTUDO Organize seu horário. A ESCOLHA DO LUGAR Precisa haver uma mesa onde o estudante possa colocar seu material e principalmente apoiar os.
Estudar a fundo algo tão específico que não sirva para nada Efeito Gre-Nal.
ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) Lei n.º 59/2008, de 11/9 Estatuto da Carreira Docente da Região.
Transcrição da apresentação:

SER PROFESSOR EM PORTUGAL Missão Quase Impossível

Esta é uma profissão em que se trabalha em casa (de graça, entenda-se) aos sábados, domingos, feriados, madrugada adentro e muitas vezes, até nas férias!

Férias, sim, e sem eufemismos, que bem precisamos de pausas ao longo do ano para irmos repondo forças e coragens. ( De resto, é o que acontece nos outros países por essa Europa fora, às vezes com muito mais dias de folga do que nós: 2 semanas para as vindimas em Setembro/ Outubro, mais duas para a neve em Novembro, 3 no Natal e mais 3 na Páscoa, 1 ou 2 meses no verão)

É a única profissão em que se tem falta por chegar 5 minutos atrasado. (também neste caso, exigirá a senhora Ministra um pré-aviso com 5 dias de antecedência?)

É uma profissão que exclui devaneios do tipo hoje preciso de sair meia hora mais cedo, ou o corriqueiro volto já justificando a porta fechada em horas de expediente.

É uma profissão de enorme desgaste! Ainda há bem pouco tempo foi divulgado um estudo que nos colocava na 2ª posição, a seguir aos mineiros, mas isto, está bom de ver, não convém a ninguém lembrar.

É uma profissão que deixou de ser acarinhada ou considerada, humana e socialmente. Pelo contrário, todos os dias somos agredidos na nossa dignidade ou mesmo fisicamente. Enxovalhados na praça pública, atacados e desvalorizados, na nossa pessoa e no nosso trabalho. (e as cordas vocais não são um apêndice despiciendo)

É uma profissão cujos agentes têm de estar permanentemente a 100%. Não se compadece com noites mal dormidas, indisposições várias (físicas e psíquicas) ou problemas pessoais.

É uma profissão em que, de 45 em 45, ou de 90 em 90 minutos, se tem de repetir o mesmo processo, exigente e desgastante, de chegar a horas, "conquistar" várias vezes ao longo do dia, um novo grupo de 20 a 30 alunos e todos ao mesmo tempo. (não se confunda uma aula com uma consulta individual ou a gestão familiar de 1, 2, 3 filhos...)

(Batemos aos pontos as competências exigidas a qualquer dos nossos milionários bancários, dos inefáveis empresários, dos intocáveis ministros! ) É uma profissão em que é preciso ter sempre a energia suficiente (às vezes sobre-humana) para, em cada turma, manter a disciplina e o interesse, gerir conflitos, cumprir programas, zelar para que haja material de trabalho, atenção, concentração, motivação e produção.

É uma profissão em que sofremos, ainda, a angústia do nosso próprio desempenho pelo insucesso dos alunos, o qual depende, igualmente, de factores que não controlamos: - Problemas sociais e relacionais das respectivas famílias, mais a conjuntura política, económica e social do país!

Será bom que a “opinião pública” comece a perceber que, nas "imensas" faltas dos professores, são contabilizadas também situações em que, de facto, estão a trabalhar.

A fazerem em casa a preparação de aulas (que é o sítio que lhes oferece condições), elaboração ou correcção de testes e afins, porque não é suficiente o tempo atribuído a essas tarefas. No acompanhamento de alunos em visitas de estudo. Em acções, seminários, reuniões, etc., para as quais até podem ter sido oficialmente convocados. Como por exemplo:

Se é professor, sabe o quão verdadeiro é o texto acima registado. Se não é professor, creia que é verdade e apoie quem está a lutar simultaneamente pela dignificação da Carreira Docente e por uma educação de verdadeiro sucesso.

ACARINHE OS PROFESSORES!!! ELES PRECISAM DO SEU APOIO!!!