Fabiana Heirich Dauhs Educação Básica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Advertisements

Plano de Trabalho Docente
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
DINÂMICA SERIA POSSÍVEL UM CORPO SE DESLOCAR LIVRE DA AÇÃO DE ALGUMA FORÇA ?
DFQB/FCT/Unesp Física Geral III
DFQB/FCT/Unesp Física Geral III
Trabalho e Energia Mecânica
Física Básica Teórica V Prof. Dante Mosca
DINÂMICA.
O que é energia? Não podemos vê-la diretamente...
PROGRAMA DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO
Sistema Seriado de Avaliação SSA
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
ENERGIA Apesar de ser um conceito bastante utilizado, a definição de energia não é consensual. Energia está relacionada com a possibilidade de mover “alguma.
ENERGIA Apesar de ser um conceito bastante utilizado, a definição de energia não é consensual. Energia está relacionada com a possibilidade de mover “alguma.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Juliana Lucindo Ferreira – PCNP Física
Temperatura Escalas termométricas Mapa conceitual – Planejamento da Unidade de Ensino Processos de variação de temperatura Capacidade térmica Calor específico.
Prof. José Garcia Vivas Miranda
MÓDULO 1 – FÍSICA , PARA QUE SERVE ISSO?
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Física prima matéria Redescobrindo a Natureza Rodrigo Hjort Coleção
O Que é a Física.
TEM FÍSICA AO SEU REDOR Prof.: Joni.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Aula 11 Formas Integrais das Leis Fundamentais
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Eletromagnetismo I Prof. Paulo Rosa – INFI/UFMS
Temas que são recorrentes nos vestibulares.
Sombra - Fonte Pontual.
Introdução à Radiação Eletromagnética
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Perguntas de Modelação
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º bimestre
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Fundamentos de Termodinâmica
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
AULAS PREPARATÓRIAS ENEM 2013
Diretrizes Curriculares da Educação Básica Física Coordenação NRE T
Prüfungsstunde  Movimento uniforme  Movimento Uniformemente Variado.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
CONCEITOS E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE MECÂNICA E SUA RELAÇÃO
ELETRICIDADE Carga elétrica Partículas elementares Corpo Eletrizado Neutro Positivo Negativo Princípios da Eletrostática Atração e repulsão Conservação.
Origem do Universo.
Professor: Marivaldo Mendonça
Física ●A origem da Física como teorias e conhecimentos organizados está na Grécia. ●A palavra Física vem de Physis (no grego) que significa Natureza.
Prof. Wildson W de Aragão oblogdofisico.wordpress.com
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Energia, potência e trabalho Disciplina: Física
Professora Paula Melo Silva
REVISÃO DE FÍSICA. REVISÃO DE FÍSICA ENERGIAS NA MECÂNICAS EC : Energia Cinética Trabalho & Variação de energia.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA E DA FÍSICA
INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Profª Cristiane Barroso
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Curso de física Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
A energia e sua conservação
Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza.
Por que devo fazer uma revisão do que aprendi em Física no ensino médio? Qual a importância da Física na vida do técnico de manutenção automotiva? Curso.
Contexto histórico/Social Objetivo Abordagem do tema Resultados Posteriores.
Energia está relacionada com a possibilidade de alterar a velocidade de um objeto ou modificar as propriedades da matéria.
Documentos e Propostas legais
Calor, Trabalho, Vida e Sociedade Estudo sobre as Máquinas Térmicas MAURÍCIO PIETROCOLA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - USP.
Transcrição da apresentação:

Fabiana Heirich Dauhs Educação Básica fabianaheirich@seed.pr.gov.br Física Fabiana Heirich Dauhs Educação Básica fabianaheirich@seed.pr.gov.br

Histórico da Disciplina O objeto de estudo da Física é o Universo, propondo levar aos estudantes ao conhecimento dos modelos elaborados pelo homem para compreender a natureza.

Histórico da Disciplina A disciplina de Física deve contribuir para que o estudante reconstrua o conhecimento historicamente produzido, transformando-o em ferramenta que subsidie como ser humano e futuro profissional tornando-o cidadão crítico-reflexivo.

Histórico da Disciplina A Física no Ensino Médio permite que estudantes tenham contato com produções científicas tomando conhecimento das teorias físicas, envolvendo os aspectos conceituais e os relativos à natureza da ciência e da produção científica.

Fundamentos Teóricos Metodológicos A ciência é uma produção cultural humana sujeita ao contexto de cada época. O quadro conceitual de referência capaz de abordar o objeto de estudo sintetizam três campos de estudos da Física.

Fundamentos Teóricos Metodológicos Movimento Mecânica e Gravitação de Newton União de fenômenos celestes e terrestres centrado nas leis do movimento Termodinâmica Deu-se a partir do estudo dos fenômenos térmicos Eletromagnestismo Unificação de fenômenos elétricos e magnéticos bem como a inclusão da Óptica na Teoria Eletromagnética

Fundamentos Teóricos Metodológicos fundamentar-se na História (competência técnica e didática) e na Epistemologia da Física – reconhecimento da disciplinariedade, estabelecer relações da Física com a Física estabelecer relações da Física com outros campos de conhecimento

Conteúdos Estruturantes Básicos Específicos Exemplo Momentum e Inércia Movimento Momentum e Inércia Inércia, massa, velocidade Conservação de quantidade de movimento Tempo, massa, distância Variação da quantidade de movimento Deslocamento, velocidade, aceleração 2a Lei de Newton Trabalho, força, potência, atrito Gravidade Peso, Leis de Kepler, massa gravitacional Energia e o princípio da Conservação da Energia Energia cinética, potencial, mecânica

Lei Zero da Termodinâmica Conteúdos Exemplo Estruturantes Básicos Específicos Termodinâmica Leis da Termodinâmica Lei Zero da Termodinâmica 1a Lei da Termodinâmica 2a Lei da Termodinâmica Temperatura, calor, escalas termométricas, calor sensível e latente, mudanças de fase, transmissão de calor, máquinas térmicas, dilatação térmica, trabalho de um gás

Conteúdos Estruturantes Básicos Específicos Exemplo Carga elétrica Eletromagnetismo Carga elétrica Campo elétrico Lei de Coulomb, Eletrização dos Corpos, Campo Elétrico, potencial elétrico Corrente elétrica Resistores, geradores, capacitores Efeitos da corrente elétrica, resistência elétrica, 1a e 2a Lei de Ohm, associação em série e paralelo de resistores e geradores, motores elétricos Forças Eletromagnéticas Campo magnético, imãs e o magnetismo da matéria, campo magnético gerado por uma corrente elétrica, força magnética, indução magnética, ondas eletromagnéticas no espaço A Natureza da luz e suas propriedades Luz, princípio da óptica, sombra, penumbra, espelhos, reflexão, refração, prismas, lentes, ondas periódicas Natureza da radiação eletromagnética, ondas eletromagnéticas, radiação de um corpo negro

Encaminhamentos Metodológicos se todo conhecimento se processa contra um conhecimento anterior, então é preciso considerar o conhecimento prévio dos estudantes O importante é que eles compreendam que o conhecimento que eles trazem não é definitivo, não se constitui numa verdade pronta e acabada.

Encaminhamentos Metodológicos Professor e estudante compartilhem significados na busca da aprendizagem que ocorre quando novas informações interagem com o conhecimento prévio do sujeito, e simultaneamente, adicionam, diferencial, integram, modificam e enriquecem o saber já existente, inclusive com a possibilidade de substituí-lo. (DCOEs- Física,2008, pg167 )

Encaminhamentos Metodológicos O papel dos livros didáticos no ensino de Física (DCE-física, 2008, p. 63-64) O livro didático é uma importante ferramenta pedagógica a serviço do professor, entretanto sua eficiência depende do encaminhamento que o professor dá com determinado conteúdo, ou seja, é de total responsabilidade do professor

Encaminhamentos Metodológicos Os modelos científicos no ensino de Física (DCE-física, 2008, p. 65-69) Sobre o uso da História no ensino de Física (DCE-física, 2008, p. 69-71) O papel da experimentação no ensino de Física (DCE-física, 2008, p. 71-74) Leituras científicas e ensino de Física (DCE-física, 2008, p. 74-77) As tecnologias no ensino de Física (DCE-física, 2008, p. 77-78)

Avaliação a compreensão dos conceitos físicos essenciais a cada unidade de ensino e aprendizagem planejada; a compreensão dos conceitos físicos em textos científicos e não científicos a capacidade de elaborar relatórios tendo como referência os conceitos, as leis e as teorias físicas sobre um experimento ou qualquer outro evento que envolva os conhecimentos da física.

Quem quer fazer alguma coisa acha um jeito, Quem não quer, arruma uma desculpa Roberto Shinyashiki