Riscos em Saúde Prof. João M. Lucas Coimbra, Fev. 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Advertisements

24 de Setembro Dia Mundial do Coração
Gravidez de Risco Será que as consequências serão as mesmas em diferentes faixas etárias ? Joana Pires nº 11 Ricardo Pinto nº 19 Catarina Taborda nº 26.
Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
HIPERTENSÃO E PRESSÃO ARTERIAL
Aptidão Física.
Dr. Jackson Silveira Caiafa Presidente -Executivo
O que é que acontece a quem tem diabetes?
Hipertensão Arterial Designa-se por hipertensão arterial todas as situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados.
PERFIL LIPÍDICO OU LIPIDOGRAMA
Prevenindo a Hipertensão
Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO TenCel José RG
HIPERTENSÃO ARTERIAL DEFINIÇÃO
Alimentação.
SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA
OBESIDADE, RISCO CARDIOVASCULAR E EXERCÍCIO.
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
Nutrição na Adolescência
A influência da tecnologia no sedentarismo
Atividade Física e Promoção da Saúde
Ariane Borgonovo São José dos Pinhais, PR
Doenças Cardiovasculares
Realidade da Saúde Pública Hospitais lotados, emergências lotadas, uti lotadas, gastos crescentes com medicamentos Aumento de gastos com assistência médica.
O VEGETARIANISMO NA TERCEIRA IDADE
HIPERTENSÃO.
SESI INDÚSTRIA SAUDÁVEL
Os gaúchos e o coração.
OPÇÕES QUE INTERFEREM NO EQUILÍBRIO DO ORGANISMO
Trabalho realizado por : Maria Nº9 Miriam Nº12 9ºD
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
COMER EM EXCESSO PODE CAUSAR PROBLEMAS DE MEMÓRIA.
PRESSÃO ARTERIAL Automático.
Concepção uma nova vida
Diabetes.
Vencendo o Assassino Público Número Um Porcentagem de Mortes Cardiovasculares África América Central Ásia América do Sul Oriente Médio W. Europa, US,
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
TEORIA DE BARKER Carlos Arcanjo
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
Saúde Individual e Comunitária
Responder Tenho algum problema de saúde que poderia ser superado se eu pesasse menos? Sou geneticamente propenso a ganhar peso à medida em que fico mais.
Introdução a Educação Física para Grupos Especiais (GE):
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Doenças Cardiovasculares
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
HIPERTENSÃO ARTERIAL Katia Cristina Braga.
Sistema Circulatório.
ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!!
Ciências Naturais 9.º ano
Depressão.
Rafaella Monique Pixel Alemão.  A bulimia é uma doença na qual uma pessoa exagera na ingestão de alimentos ou tem episódios regulares em que come em.
HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES
Alimentação e prevenção
TRIAGEM PERIÓDICA DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR NA PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA RECENTE Dr. Messias Dias de Araújo Júnior Secretário.
Ciências Naturais – 9.o ano
 A obesidade é um problema de saúde, é uma doença crónica, que tem de ser tratada como tal.
Distúrbios Nutricionais: um Problema de Saúde publica no Pais
Determinantes da saúde
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Sheila Rizzato Stopa Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Brasília, outubro de 2015.
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
Prevenir as DOENÇAS CRÓNICAS UM INVESTIMENTO VITAL.
Atividade física Alimentação saudável, Vida sem tabaco e álcool e outras substâncias nocivas para a saúde Constituem a base de um estilo de vida saudável.
 Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico.
 Dengue  Hipertensão  5 diferenças Traumatismos (acidentes/violências) Doenças genéticas Doenças relacionadas à assistência da gestação e parto Deficiências/carências.
Transcrição da apresentação:

Riscos em Saúde Prof. João M. Lucas da Costa Coimbra, Fev. 2013

O conceito de risco em saúde varia consoante os autores, mas todos incidem nos mesmos comportamentos, nomeadamente os comportamentos relacionados com: a alimentação, consumo de tabaco, consumo excessivo de álcool, atividade física, acidentes, etc.

 Riscos em saúde:  – Abordagem da saúde na perspectiva do que possa ocorrer e não do que já ocorreu!  - Fatores que determinam/influenciam se uma doença ou outra situação de falta de saúde pode ou não ocorrer (Lancaster e Stanhope, 1999). João Lucas

É consenso comum de que se podem restringir os fatores de risco em saúde, a três tipos: - comportamentais (Tabaco, álcool, etc…), - ambientais (sociais, culturais, físicos), - genéticos ou hereditários.

Comportamentais Ambientais Genéticos Fatores de risco Comporta mentais ambientaisgenéticos

São fatores que podem contribuir para a ocorrência de resultados ou efeitos não saudáveis.

Lancaster e Stanhope (1999), identifica quatro categorias: - risco biológico (hereditário), - risco ambiental, - risco comportamental, - risco relacionado com a idade.

Exemplo: uma história familiar de doença cardiovascular é um fator de risco único que pode ser potenciado pelo consumo de tabaco enquanto comportamento de risco. O efeito combinado de vários fatores, neste caso: história familiar, tabagismo e sexo masculino, é superior à mera soma das probabilidades de cada um dos três fatores enunciados.

Risco em saúde é a probabilidade de ocorrência de um acontecimento que afeta a saúde. Neste conceito, o termo risco é usado para definir a capacidade que uma pessoa sadia exposta a determinados fatores, ambientais (sociais, culturais, físicos), comportamentais e hereditários, tem de adquirir determinada doença.

Fatores de risco são características dos indivíduos que têm maior probabilidade de vir a sofrer um problema de saúde.

Idade - Sociedades ocidentais industrializadas a HTA aumenta com a idade Raça - Existem diferenças em relação à raça apesar de se desconhecer a causa Hereditariedade – há factores genéticos determinantes da HTA FACTORES DE RISCO MAIS COMUNS NA HIPERTENSÃO ARTERIAL

Sexo – Nos adultos jovens é mais frequente nos homens, a partir dos 45 anos é mais frequente nas mulheres Consumo de sal - Aumento do consumo de sal- Aumento da HTA Consumo de álcool - Consumo excessivo de álcool- Aumento da HTA Outros fatores - stress, ruído, tabaco, café 12 João Lucas 2013

Não comportamentais (genéticos) ComportamentaisRelacionados com o comportamento (ambientais)  Género  Idade  História familiar de doença  Diabetes  Tabaco  Dieta com alto teor lipídico  Elevado consumo de álcool  Sedentarismo  Colesterol elevado  stress, ruído…  Obesidade Factores de risco das doenças cardiovasculares 13 João Lucas 2013