Personalização Objecto Profile. 1 O objecto Profile O objecto Profile permite armazenar informação única de um utilizador. Quando o utilizador visita.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Passo a passo: Configuração de Login no ASP.NET
Advertisements

Paradigmas da Programação
Eventos, Variáveis de Sessão e Aplicação
Linguagem II – Visual Basic
Support.ebsco.com Tutorial do Meu EBSCOhost Tutorial.
Novos serviços da ASP.Net 2.0
Membership e Login Web Site Administration Tool.
Controlos de Validação. 1 Verificar se o valor inserido num controlo está minimamente coerente com a informação pretendida Bloquear o processamento da.
Themes and Skins Uma Skin é uma descrição do aspecto de controlos.
Tipos de Sites Web gerados pelo VS2005
O que é Web Part? Web Parts é um conjunto integrado de controlos que permitem aos utilizadores modificar o conteúdo, aparência e comportamento de páginas.
Maria da Conceição Neves
Criar uma Aplicação Web em ASP.NET v Tipos de Sites Web gerados pelo VS2005 File-system Web sites Ficheiros armazenados num directório local É utilizado.
Master Pages no ASP.NET 2.0 Adaptado/Retirado do MSDN.
Capítulo 1 Introdução.
Nesta janela são mostrados todos os projectos abertos e os items que constituem os diferentes projectos. 1- View/Project Explorer 2 - CTRL+R 3 - Clicar.
Support.ebsco.com Tutorial do Meu EBSCOhost Tutorial.
Conhecendo o VS2008: Windows Forms X Web Forms X Web Services
BD em.NET: Passo a passo conexão com SQL Server 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Windows Forms 2º Semestre 2010 > PUCPR > TPU Bruno C. de Paula.
Java: Pacotes e Modificadores de Visibilidade
Java: Pacotes e Modificadores de Visibilidade
Tecnologia para Web Cookies
Emitindo seu Certificado Digital
Templates/ Modelos Templates são documentos que podem ser usados como um modelo para outras páginas com o mesmo lay-out, ou seja, é uma espécie de frame.
Tratamento de Ficheiros
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
1 Editor de Equações Com a opção Create New activada, seleccione a aplicação Microsoft Editor de Equações 3.0, da listagem que surge na caixa de diálogo.
O Gestor de Frota da Alsa City acede através de um browser ao site da empresa na web. A página principal deste site está acessível a todos, e é composta.
Aula 8 - Sumário Inserir painel rolante.
Aula 3 - Sumário Propriedades de uma página Web: aceder, adicionar um som, aplicar uma cor de fundo e uma imagem de fundo.
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA.
II Semana de Tecnologia da Informação
Rodrigo Cristiano Silva
André Freitas, Luís Silva, Ricardo Oliveira Universidade do Minho Conselho de Cursos de Engenharia Licenciatura em Engenharia Informática 3ºAno Disciplina.
Gpnet Criando um novo módulo.
Rodrigo Cristiano Silva
P ROGRAMAÇÃO D ISTRIBUÍDA Primeira Fase da Aplicação Distribuída: Gestão de Salas João Gomes Nº Marco AndradeNº
Tarefa 02 Visual Studio 2005 Visual C# Programa Hello World.
Tecnologias de Informação e Comunicação
 Muitas aplicações se faz necessário o acompanhamento da navegação do usuário armazenando informações específicas de cada um.  É comum hoje em dia acessarmos.
Adriano Melo Introdução ao ASP.NET Adriano Melo
CURSO DE EXTENSÃO PROGRAMAÇÃO C# .NET
7 - Criação de Páginas Web
SSIS – O poder da configuração. Isaque d’Aires Skills: ASP.NET, VB.NET, C#:NET, Sql Server, SSIS... Consultor da Novabase na CGD
Pilhas Profa. Nádia Félix.
UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
GESTÃO DE FICHEIROS ÍNDICE Pág. I.Instalação do Software 2 II.Selecção de Empresas / Manutenção de Empresas 5 III.Criação da Base de Dados (Clientes,
Bruno Inojosa MCP.NET Framework.NET com C#. Aula V  Tópicos abordados:  Desenvolvendo para internet (Parte III) Gerenciamento de Estados User Controls.
Introdução ao ASP.Net 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Fundamentos da Linguagem C#
XIV Jornada de Cursos .NET com C# Antônio Junior Bruno Inojosa.
ASP.NET Conteúdo Introdução
Novas Tecnologias Na Formação
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
SISTEMAS OPERATIVOS 11.º ANO
Aula 11 Orientação a Objeto (OO)
Implantando aplicação com Amazon Beanstalk. Faça o login na Amazon usando suas credenciais Os dados de login estão no arquivo texto que contém seu número.
Interface da Base de Dados PubMed (Curso Básico: Módulo 4)
Algoritmos de Pesquisa
ASP.NET Passo a Passo Criando um CRUD Conteúdo do Capítulo 1. Acessar bancos de dados SQL Server 2. Utilizar o GridView 3. Utilizar o DetailView 4. Implementar.
CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS Plataforma Moodle. Construção da Disciplina Depois de feita a inscrição, pedir aos administradores da Plataforma Moodle (professores:
Atividade ASP.NET Portal da Memoria Atividade Desenvolver uma aplicação ASP.NET com funcionalidade similar à existente no site centenário.ifrn.edu.br Objetivo.
ASP.NET Passo a Passo Controles com Processamento Personalizado Criando um controle personalizado 1. Abra ou copie a solução ControlORama desenvolvido.
Atividade ASP.NET Portal da Memoria Atividade Desenvolver uma aplicação ASP.NET com funcionalidade similar à existente no site centenário.ifrn.edu.br utilizando.
Qualquer site é criado com a intenção de que os utilizadores anónimos nele naveguem. Para este tipo de utilizador não é necessário registo, mas para.
ASP.NET Passo a Passo Configuração Conteúdo do Capítulo 1. Aplicar configurações a aplicações ASP.NET 2. Gerenciar a configuração do ASP.NET usando suas.
Transcrição da apresentação:

Personalização Objecto Profile

1 O objecto Profile O objecto Profile permite armazenar informação única de um utilizador. Quando o utilizador visita novamente o site é possível usar a informação armazenada para apresentar ao utilizador uma versão personalizada da aplicação Web. Para personalizar uma aplicação é necessário: Guardar informação usando um identificador de utilizador único, Reconhecer o utilizador quando visita novamente o site, e Aceder a essa informação quando for necessário. Em ASP.NET 1.1 usava-se o objecto Session. Apresenta a desvantagem da volatilidade – por omissão persiste na memória, e só durante a sessão. Também se podia armazenar informação em bases de dados, mas era necessário escrever código para gravar e retribuir essa informação ASP.NET 2.0 introduz um novo objecto Profile que permite persistir os dados do utilizador de um modo muito mais eficiente.

2 AS.NET 2.0 Profiles O serviço de Profile de ASP.NET 2.0 simplifica a tarefa de guardar dados por utilizador. No objecto Profile pode-se armazenar objectos de qualquer tipo. O serviço de Profile trabalha com utilizadores autenticados e não autenticados. Pode-se especificar um provider de Profile, sendo por omissão, usada a instância SqlProfileProvider que armazena os dados do profile no servidor Web local. Para poder usar o objecto profile é necessário primeiro activar o serviço de Profile no ficheiro Web.config. No ficheiro Web.config configura-se o objecto Profile definindo uma lista de propriedades cujos valores se pretendem manter. O serviço de Profile disponibiliza essa informação usando uma API fortemente tipada, acessível em qualquer parte da aplicação.

3 Uso do objecto Profile Aplicação Web simples com apenas uma página: protected void Page_Load(object sender, EventArgs e) { if (Profile.PrimeiroNome != "") { Panel1.Visible = false; Response.Write("Bem-vindo " + Profile.PrimeiroNome + " " + Profile.UltimoNome); } else Panel1.Visible = true; } protected void Button1_Click(object sender, EventArgs e) { Profile.PrimeiroNome = TextBox1.Text; Profile.UltimoNome = TextBox2.Text; }

4 Uso do objecto Profile Server Error in '/Profiles' Application. Compilation Error Compiler Error Message: CS0117: 'System.Web.Profile.DefaultProfile' does not contain a definition for 'PrimeiroNome Source Error: Line 15: if (Profile.PrimeiroNome != "") É necessário activar o serviço de Profile: No Solution Explorer, Add New Item…, Web Configuration File. No ficheiro Web.config definem-se 2 propriedades – PrimeiroNome e UltimoNome.

5 Uso do objecto Profile É necessário refrescar a listagem do projecto no Solution Explorer para ver a pasta App_Data criada e o ficheiro de base de dados ASPNET.MDF

6 Autenticação Windows Duplo clique na base de dados abre a janela Solution Explorer com as tabelas da base de dados. Seleccionando o menu Show Table Data podemos ver o conteúdo de cada tabela. Conteúdo das tabelas: aspnet_Profile e aspnet_Users

7 Autenticação ASP.NET Forms Por omissão ASP.Net usa Autenticação Windows. Na aplicação Web criada as propriedades do objecto Profile foram associadas ao nome do utilizador Windows. Autenticação Windows é útil para aplicações Intranet, mas para autenticar utilizadores externos é melhor usar autenticação ASP.NET Forms. Vamos mudar o modo de autenticação de Windows para Forms no ficheiro Web.config:

8 Autenticação ASP.NET Forms Server Error in '/Profiles' Application. This property cannot be set for anonymous users. Vamos: Adicionar um nova página Login.aspx com o controlo Login. Adicionar um novo utilizador através do menu Website > ASP.NET Configuration. Alterar o elemento authentication e adicionar o elemento authorization do web.config.

9 Autenticação ASP.NET Forms Como é negado o acesso a todos os utilizadores não autenticados, a aplicação redirige para a página Login.aspx Efectuando login usando o nome do utilizador criado, surge a página Default.aspx

10 Autenticação ASP.NET Forms Conteúdo das tabelas: aspnet_Profile e aspnet_Users

11 Personalização Anónima Suporte para Profiles anónimos não está activo por omissão. É necessário: activar o serviço para utilizadores anónimos, na definição das propriedades do Profile no ficheiro Web.config explicitar as propriedades disponíveis para utilizadores anónimos. Ficheiro Web.config: <forms name=".ASPXAUTH" loginUrl="Login.aspx" protection="Validation" timeout="999999" />

12 Personalização Anónima Conteúdo das tabelas: aspnet_Profile e aspnet_Users

13 Identificação do utilizador O serviço profile ASP.NET foi concebido para manter informação única do utilizador corrente. O Profile de um utilizador é associado com a identidade do utilizador. Profiles trabalham quer com utilizadores autenticados quer com utilizadores anónimos. Utilizadores Autenticados: Autenticação ASP.NET Forms Autenticação Windows ou Passport Utilizadores Anónimos: Suporte não activo por omissão. É necessário: activar o serviço para utilizadores anónimos, na definição das propriedades do Profile no ficheiro Web.config explicitar as propriedades disponíveis para utilizadores anónimos. As propriedades do profile não suportam acesso anónimo por omissão porque certas propriedades podem conter informação pessoal não disponível para utilizadores anónimos.

14 Utilizadores anónimos Se a identificação anónima está activa, ASP.NET cria uma identificação única para utilizadores que visitam o site pela primeira vez. Essa identificação é armazenada num Cookie no computador do utilizador para o utilizador ser identificado em cada pedido de página. O tempo de vida do Cookie, por omissão, é colocado em aproximadamente 70 dias e é periodicamente renovado quando o utilizador visita o site. Se o computador do utilizador não aceita cookies, a identificação do utilizador é mantida como parte do URL do pedido da página, mas perde-se quando o utilizador fecha o browser.

15 Migração de Personalização Anónima para Personalização Autenticada Em certos casos a aplicação pode manter informação personalizada para um utilizador anónimo e depois se o utilizador efectuar login, mudando a sua identidade, ser necessário migrar a informação da identidade do utilizador anónimo para a nova identidade autenticada. Exemplo de um utilizador anónimo usar o objecto Profile para adicionar itens ao carrinho de compras, e só na altura de efectuar check out e proceder ao pagamento efectuar o login. Quando um utilizador anónimo efectua login o evento Profile_MigrateAnonymous é gerado.

16 Migração de Personalização Anónima para Personalização Autenticada Adicione um novo item ao Projecto: Add New Item > Global Application Class > Add O nome do ficheiro é sempre Global.asax Exemplo de código para migrar a informação: void Profile_MigrateAnonymous(object sender, ProfileMigrateEventArgs e) { if (Profile.GetProfile(e.AnonymousID).PrimeiroNome != String.Empty){ Profile.PrimeiroNome = Profile.GetProfile(e.AnonymousID).PrimeiroNome; } if (Profile.GetProfile(e.AnonymousID).UlimoNome != String.Empty) { Profile.UltimoNome = Profile.GetProfile(e.AnonymousID).UltimoNome; }