Origem da Enfermagem Professora e Enfermeira : Drª Carla Gomes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
Advertisements

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão para a correção, para educação na justiça” (2 Tm 3:16).  
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
Madre Teresa nasceu na macedónia, em Chamava-se Agnes Gonxha.
MANICÔMIOS & CONVENTOS
Feudalismo.
LUISA DE MARILLAC.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul
Fundamentos da Filosofia Vicentina
BASES HISTÓRICAS DA ENFERMAGEM
Madre Teresa de Calcutá
DISCIPLINA: Ética e relações humanas no trabalho
Servos a serviço do reino Servos que transformam o caos I Pedro 2
CIDADANIA.
TEMA 5: A SOCIEDADE FEUDAL
Irmã Dulce.
Escola Secundária de Vagos Práticas de Acção Social 2006/2007.
HISTORIA DA ENFERMAGEM
Aula 13 Prof. Fernando Gondim
do Coração Agonizante de Jesus
A CRUZ SINAL DE VITÓRIA.
João Eudes nasceu em 14 de novembro de 1601, na pequena vila de Ri, próxima de Argentan, no norte da França. Era o primogênito de Isaac e Marta que.
Rainha das Virgens.
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
CARISMA: FORÇA DA NOSSA MISSÃO
Tema: Fraternidade e Juventude Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)
A Evolução da Enfermagem ao longo dos séculos
Luisa de Marillac Instituto São José: Apresentação de religião religião
FORMAÇÃO BÁSICA.
Um espaço especial Pentateuco Unidade III
O amor é inventivo ao infinito!
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
Florence Nightingale Nasceu 12/05/1920 em Florença, Itália. Faleceu 13/08/1010 em Londres aos 90 anos. Aos 31 anos – estágio na Alemanha com pastor Fliedner.
O SURGIMENTO DA ENFERMAGEM MODERNA
Santa Elizabete Seton.
EVANGELIZAR E SERVIR 1.
Professor Bruno Barreira
Pe. Audinei Carreira da Silva
BATISMO Na Bíblia e na História.
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
Margarida nasceu em 22 de agosto de 1647, em Verosvres, na Borgonha, França. Sua formação cultural e religiosa foi feita por monjas clarissas. Porém,
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
Filosofia Religiosa Santo Agostinho –
O Rosário.
SÃO VICENTE DE PAULO Pai dos Pobres.
Instituições mais conhecidas
A Era Cristã da Enfermagem
HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
O Surgimento do Serviço Social
9. Uma comunidade acolhedora
Santa Rosa de Lima.
No dia 17 de junho de 1603, nasceu, no reino de Nápoles, na aldeia de Copertino, um menino de nome José. Era o filho mais novo da família Desa, cujo.
No Calvário, uma das últimas preocupações de Jesus foi confiar sua Mãe ao apóstolo João: “Eis aí Tua Mãe”. O próprio evangelista nos testemunha que.
São Peregrino Laziosi nasceu na cidade de Forli, na Itália em 1274 e faleceu em Era idealista e de caráter folgoso e seu apelido era furacão.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
IRMÃS FRANCISCANAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
INSTITUTO DAS IRMÃS DA SANTA CRUZ
I. A missão de Cristo dirigida aos pobres “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar.
BREVE HISTÓRICO DA PRÁTICA CIRÚRGICA
 .
HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
Revisão PG 2 7º ano- História.
Trabalho: 1-Religião nas Sociedades Tribais Meios produção: Sist.comercial caça, pesca, coleta...agricultura florestas, águas, terra trocas → rela ç ões.
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
Poder da Igreja na Idade Média
“...compadecia-se dos mais ligeiros sofrimentos dos seus próximos e procurava remediá-los, como se ele próprio vivesse em grandes comodidades.” (Castro,
P.O. S. I. ROMA Obra da Santa Infância Portugal. “CRIANÇAS AJUDAM CRIANÇAS” China 1843.
Transcrição da apresentação:

Origem da Enfermagem Professora e Enfermeira : Drª Carla Gomes Aula Inaugural

Fase Empírica Doenças – castigo de Deus ou o poder diabólico exercido sobre os homens: Sacerdotes e Feiticeiros · Sacerdote-médico – conhecimento de plantas medicinais; delegava o preparo a assistentes que acumulavam a função de farmacêuticos e enfermeiros.

Tempos Antigos( 4688 a. c) Descobrimento da Anatomia Fórmulas médicas; Enciclopédias religiosa-científicas que identificavam o coração como centro da circulação; Conhecimento de ligamentos, músculos, vasos linfáticos, nervos, plexos e faziam suturas amputações e correção de fraturas.

Tratamentos Os tratamentos se baseavam-se em: Banhos, Clistéres, Inalações, Sangrias Dietas

Indía..... Tinham hospitais e é o único país onde, à época, se falava em enfermeiros exigindo dos mesmos qualidades e conhecimentos: Asseio, habilidade, Inteligência, conhecimento de culinária e preparo de remédios. Deveriam ser puros, dedicados e cooperativos).

Grécia Antiga Hipócrates (pai da medicina) - lançou a base da medicina científica, pregava a observação do doente para fins: Diagnóstico, Prognóstico e terapêutica. Dissecção de cadáveres – evolução da medicina.

Era cristã – Fase Religiosa Nasce a comunidade cristã com o ideal da caridade. Primeiros séculos - o cuidado ao enfermo era prestado por: Diáconos Diaconisas.

Definição..... Diáconos eram pessoas ricas que praticavam a filantropia e o cuidado de enfermagem. Diaconisas- “As viúvas que dispunham de tempo, assim como as virgens que se consagravam a Deus, tomavam parte ativa nesse socorro aos pobres e doentes”(Paixão, 1969,p.29).

O Trabalho.... Trabalho dos diáconos e diaconisas promoveu uma revolução social com os serviços de assistência prestados, porém, sofreram a perseguição por judeus e pagãos que eram contra o cristianismo. Após 3 séc. de perseguição a igreja é declarada livre para exercer suas atividades.

O surgimento dos Hospitais Inicia-se o desenvolvimento da assistência com a organização de hospitais e recolhimentos dirigidos por bispos. Nos séc. IV e V cresceu o número de hospitais cristãos, que abrigavam além de doentes, órfãos, velhos, deficientes e peregrinos. Os bispos tinham conhecimento de medicina e organizavam e orientavam a assistência.

Hospital Bethlehen Inglaterra séc.XVII e XVIII O número de doentes mentais aumenta assim como a pobreza e as prisões são usadas para segregar esses pacientes. Acredita-se que por serem pobres e insanos eles haviam caído na desgraça divina. Muitos são ridicularizados, maltratados e até mesmo expostos publicamente

IDADE MÉDIA Ordens Militares – Cruzadas séc. XI Inicia a organização da enfermagem sob a forma religiosa-militar. Criaram-se hospitais para socorrer os peregrinos cristãos perseguidos pelos mulçumanos.

As Ordens As ordens militares se destacaram pelo cuidado aos loucos e aos leprosos. É criada a ordem terceira (sec. XII/ S. Francisco) permitindo que pessoas casadas e outras que tinham deveres no mundo praticassem a caridade cuidando de doentes sem fazer votos. Muitos desses eram nobres. As ordens terceiras foram fundamentais para o progresso da enfermagem.

A Fase da Decadência Reforma Protestante – expulsão das religiosas dos hospitais, não havendo pessoal para substituí-las. O cuidado passou a ser prestado por pessoas de reputação duvidosa. A maioria mulheres por ser o serviço considerado doméstico, ainda era pesado, com remuneração escassa e sem organização nem supervisão.

Os doentes morriam ao abandono, eram extorquidos de gorjetas, não tinham higiene e a comida era insuficiente. Esse período foi também chamado: Período Obscuro ou Período Negro da Enfermagem

Ordens Religiosas que se Destacaram antes da Enfermagem Moderna Confrarias de Misericórdia A primeira foi Fundada em Lisboa por Frei Miguel de Contreras no séc. XVI. Seus associados exerciam a caridade através de atividades de enfermagem. Todo núcleo de povoação em colônia portuguesa tinha sua Sta Casa de Misericórdia.

As Santas Casas recebiam apoio dos poderes públicos e esforçavam-se para ter o possível de organização hospitalar na época. ·No Brasil a 1ª Sta Casa de Misericórdia foi criada em Santos (SP) em 1543.

Confraria da Caridade Criada na França por S. Vicente de Paulo no séc. XVII, era formada por senhoras que se propunham a socorrer pobres e doentes da paróquia Se ampliou pelas aldeias da França chegando a Paris onde a miséria era grande e mostrou-se eficiente em períodos de fome, epidemia e peste.

Devido a dificuldade das senhoras da sociedade em servir aos pobres a domicílio, criou-se o Instituto das Filhas de Caridade que aceitava jovens camponesas que serviam aos doentes sob a vigilância das Senhoras da Caridade. Cria-se a Congregação das Filhas das Caridade (1633) - Irmãs que viviam sem clausura e andavam livremente pelas ruas para acudir aos doentes.

Em 1625 , Luiza de Marillac , viúva passou a dedicar-se a obra da caridade Recebendo a missão de inspetora nas paróquias onde São Vicente de Paulo ou seus missionários pregavam as missões. As irmãs de Caridade deveriam saber ler e escrever, tinham um programa de ética e respeitavam a dignidade humana do pobre. O que contribuiu para o reerguimento da enfermagem.

Em 1640, as Irmãs tomaram a direção de um hospital e difundiram-se pelos países cristãos. Um grande feito das Irmãs de caridade foi a reorganização do Hotel Diêu em Paris onde se abrigavam mais de 2000 doentes.