Zot UNIDADE IV 4 - MELHORAMENTO DE AVES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciclo de vida.
Advertisements

Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Poedeiras Comerciais Prof: Dr. Almir Chalegre de Freitas
MELHORAMENTO GENÉTICO EM AVES DE CORTE
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Zot UNIDADE III 2 - MELHORAMENTO DE SUÍNOS
Zoot 1012 MELHORAMENTO ANIMAL I ZOOTECNIA
INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CIÊNCIA ANIMAL – INCT-CA
Marcadores Moleculares na Indústria Animal
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Estratégia 1 Universidade de Brasília
Diversificação como estratégia de crescimento
ESTRUTIOCULTURA.
Mário Biague V Oficina: "Como Considerar Variáveis Sociais, Ambientais e Políticas no Planejamento Energético" Análise de portfólio de recursos energéticos.
Inteligência Artificial
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
LOGÍSTICA Grupo 97..
Sustentabilidade CST em Agronegócio.
UFRPE – Modelos de Qualidade Teresa Maciel
Estratégias do agronegócio
Arara-Canindé Ananda e Brenda Moreira Turma 231
A beleza da mulher aos 50 anos: Comer menos para viver melhor
Melhoramento Genético de
PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DA PECUÁRIA BOVINA BRASILEIRA
Avicultura Colonial - Uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e assentamentos no RS?
Uso de informação parentes
EQUILÍBRIO DE HARDY-WEIMBERG
Parentesco e consangüinidade
A CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS ATRAVÉS Luiz Henrique Nascimento Michels
Melhoramento Genético de
MARCOS FABIO LIMA P N A H Marcos Fabio Lima Veterinarian MSc. AP Prof. IFRJ Production.
RAÇAS E LINHAGENS DE AVES PARA CORTE
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA
III Simpósio Internacional de Inocuidade de Alimentos (ABRAPA)
Logística Empresarial GRUPO 19S
PROVAS DA EVOLUÇÃO Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função.
PRODUÇÃO DO NOVILHO PRECOCE
Melhoramento de Espécies Alógamas (cont.)
EXTERIOR E JULGAMENTO ANIMAL DOCENTE: MARCOS CHIQUITELLI
Ovos Ovos de aves domésticas, usados na alimentação humana: galinha, codorna, pata, ganso fêmea. Ovo pode ser fecundado ou não fecundado: ovo fecundado.
Melhoramento Genético
Associação Brasileira dos Criadores de Zebu
Formulação de Estratégia
Zoot 1004 MELHORAMENTO ANIMAL
Zot UNIDADE I 1.1- MELHORAMENTO DE BOVINOS DE CORTE Procedimentos A partir das estimativas de parâmetros genéticos e das avaliações genéticas.
Zot UNIDADE I 1.1- MELHORAMENTO DE BOVINOS DE CORTE
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
Zot UNIDADE I 1.1- MELHORAMENTO DE BOVINOS DE CORTE
GENÉTICA DO CICLO CURTO DE PRODUÇÃO Desenvolver genética capaz de “maximizar” a produção de carne de qualidade com o melhor custo benefício possível.
Função produção.
Módulo III - Métodos de Preservação da Carne
EXIGÊNCIAS NUTRICIONAIS E FORMULAÇÃO DE RAÇÃO
Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing Global
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
Avicultura Catarinense
Uma revolução em Tecnologia de Sêmen
Estratégias e Políticas Empresariais
Desempenho e rendimento de carcaça na progênie proveniente de matrizes suplementadas com vitaminas e minerais Equipe: Roberta A. Silva 1, Vanusa S. Godoy.
BEM-ESTAR ANIMAL NA ÓTICA DA PRODUÇÃO ORGÂNICA
Universidade Federal do Pampa Curso de Zootecnia Disciplina Bioquímica II ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS EM FRANGOS Acadêmicas: Fernanda Dias e Stephany Machado.
SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE
Indicadores antropométricos do estado nutricional
Melhoramento Genético de
A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Profa.: Ma. Cássia Regina de Avelar Gomes
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
AGRONEGÓCIO: SUÍNOS E AVES
MELHORAMENTO GENÉTICO EM AVES DE CORTE
Transcrição da apresentação:

Zot1028 - UNIDADE IV 4 - MELHORAMENTO DE AVES 4.1 – INTRODUÇÃO O melhoramento genético em aves pode ser obtido com maior rapidez que o da maioria das espécies domésticas, considerando a rapidez com que se reproduzem. O objetivo do melhoramento em aves, é de produzir carcaças bem desenvolvidas com menor percentagem de gordura e maior percentual de carnes nobres como peito,coxa e sobre coxa, nas raças ou linhagens de corte. Nas raças ou linhagens destinadas a postura são preconizados animais com alta capacidade de postura e que produzam ovos com alto valor nutritivo.

Zot1028 - UNIDADE IV 4 - MELHORAMENTO DE AVES 4.1 – INTRODUÇÃO A avicultura comercial tem obtido excelente progresso nas últimas quatro décadas. Entre as espécies de maior interesse econômico, cujo progresso tem sido notável, estão as galinhas de postura, os frangos de corte, os perus, as codornas, os marrecos e as galinhas d’angola. Parte do referido progresso é devido à eliminação de linhagens menos produtivas e ao melhoramento no manejo das aves, porém uma parte substancial é devido à seleção artificial. Neste momento, porém, a sociedade começa a se questionar por quanto tempo ainda será possível realizar progresso genético da magnitude daquele já realizado? O desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias de biologia celular contribuirá para acelerar tal progresso? As novas ferramentas contribuirão para acelerar a chegada de limites, ou fatores limitantes, no progresso genético causado pela seleção artificial?

Zot1028 - UNIDADE IV 4 - MELHORAMENTO DE AVES 4.2 – Características a serem selecionadas em aves de corte: 4.2.1 – Velocidade de crescimento 4.2.2 – Peso corporal 4.2.3 – Plumagem branca 4.2.4 – Conformação da carcaça 4.2.5 – Baixo teor de gordura abdominal 4.2.6 – Viabilidade 4.2.7 – Empenamento rápido 4.2.8 – Produção de ovos e eclodibilidade (l. fêmeas) 4.2.9 - Fertilidade dos machos (l. fêmeas)

Zot1028 - UNIDADE IV 4 - MELHORAMENTO DE AVES 4.3 – Características a serem selecionadas em aves de postura: 4.3.1 – Peso da ave aos 150 e 290 dias de idade 4.3.2 – Maturidade sexual 4.3.3 – Produção de ovos (galinha/dia ou alojada) 4.3.4 – Viabilidade em dois períodos (1-150 e 150-290 dias de idade) 4.3.5 – % de aves mortas (Marek e Leucose Linfóide) 4.3.6 – Qualidade do ovo (peso, espessura da casca, presença de corpos estranhos) 4.3.7 – Conversão alimentar

Zot1028 - UNIDADE IV 4 - MELHORAMENTO DE AVES 4.4 – Características a serem selecionadas nas reprodutoras: 4.4.1 – Eclodibilidade 4.4.2 – Fertilidade dos machos 4.4.3 – Resultado da incubação - % de pintos mortos - % de pintos mortos na casca - % de pintos molhados - % de pintos com umbigo mal cicatrizado - % de pintos com defeitos anatômicos (bico torto,....).

Zot1028 - UNIDADE IV 4 - MELHORAMENTO DE AVES 4.5 – Coeficientes de herdabilidade Características Coeficiente de herdabilidade (h2) Produção galinha/dia 0,25 – 0,35 Idade a maturidade sexual 0,15 – 0,30 Tamanho do ovo 0,40 – 0,50 Forma da casca 0,25 – 0,50 Cor da casca (ovos vermelhos) 0,30 – 0,30 Espessura da casca 0,25 – 0,60 Albúmen denso 0,10 – 0,17 Manchas de sangue/coágulos 0,10 – 0,50 Fertilidade 0,00 – 0,15 Taxa de eclosão 0,10 – 0,15 Taxa de sobrevivência Peso do ovo 0,50 – 0,60

Zot1028 - UNIDADE IV 4 - MELHORAMENTO DE AVES 4.6 – Processos de melhoramento genético em aves 4.6.1 – Seleção Seleção Recorrente Recíproca Pop. A1 (M e F) Pop. A ( M e F) Pop. A2 (M e F) AB A1B1 A2B2 Pop. B (M e F) Pop. B1 (M e F) Pop. B2 (M e F)

Zot1028 - UNIDADE IV 4 - MELHORAMENTO DE AVES 4.6 – Processos de melhoramento genético em aves 4.6.2 – Endogamia L E C - Machos L E D - Fêmeas L E B - Machos Linhagem (L) Endogâmica (E) A - Fêmeas Machos AB Fêmeas CD Aves Comerciais

Zot1028 - UNIDADE IV 4 - MELHORAMENTO DE AVES 4.6 – Processos de melhoramento genético em aves 4.6.3 – Raças ou Linhagens “puras” População A1 Controle de desempenho População A (controle de desempenho) Grupo escolhido por seleção Familiar ou individual População A2 Grupo escolhido por seleção Familiar ou individual

Zot1028 - UNIDADE IV 4 - MELHORAMENTO DE AVES 2.6 – Desafios do Melhoramento Genético de aves No futuro os criadores deverão ter visão do mercado específico para cada produto, para só então definir as metas de seleção e determinar as prioridades. Por exemplo, sabendo-se que existe uma redução aparente na taxa de progresso genético, os selecionadores de galinhas de postura terão de intensificar os programas de teste para melhorar as estimativas da acurácia do valor genético e da seleção. Este desafio já vem sendo enfrentado, ao testar galinhas cruzadas com controle de “pedigree” em vários sistemas de alojamento e numa amplitude grande de ambientes. Os plantéis de elite são mantidos sob condições de máxima biossegurança e testados quanto a características de herdabilidade alta. As metas da seleção deverão ser redefinidas, e a seleção deverá ser concentrada em características componentes da produtividade total que ainda estejam respondendo à seleção.

Zot1028 - UNIDADE IV 4 - MELHORAMENTO DE AVES 2.6 – Desafios do Melhoramento Genético de aves Melhora da sobrevivência e da adaptabilidade geral são as metas principais, num mercado globalizado, para os selecionadores aumentarem o número de ovos comercializáveis por galinha alojada. Todos os esforços de seleção deverão ser acompanhados por formulação de ração apropriada, programas de vacinação e de manejo para otimizar sobrevivência e produção de ovos. Será requerida atenção especial em programas específicos de cruzamento para desenvolver uma ave para sistemas alternativos de alojamento. Os objetivos principais incluirão baixa prevalência de canibalismo e ingestão de penas em aves sem debicagem. A seleção contra comportamento aberrante vem se tornando mais importante para alcançar as exigências de mercado e melhorar a rodutividade global.

Zot1028 - UNIDADE IV 4 - MELHORAMENTO DE AVES 2.6 – Desafios do Melhoramento Genético de aves No caso das aves de corte, as demandas dos clientes tenderão a variar. Serão necessárias raças/linhas diferentes para suprir necessidades diferentes. Os objetivos do melhoramento de frangos de corte e de galinhas de postura estarão centradas na melhora genética contínua das características, tanto do frango como do ovo, além de melhora das linhagens para maximizar a produção de carne e ovos de alta qualidade com o mínimo de custos, considerando a saúde humana e o bem-estar animal. Os critérios de seleção serão definidos com base em consultas aos clientes sobre as exigências do mercado, entendimento do negócio avícola, desempenho do produto e as novas oportunidades de mercado.

Zot1028 - UNIDADE IV 4 - MELHORAMENTO DE AVES 2.6 – Desafios do Melhoramento Genético de aves Matrizes, controlar o ambiente, o peso à maturidade, os perfis de crescimento e o nível de restrição alimentar. Nutrição, desenvolver a maturidade precoce e reduzir as exigências para postura. Sanidade, otimizar a imunidade materna. Frangos de corte, as implicações do manejo levam a buscar controle do ambiente por meio de ventilação e densidade. Nutrição, controlar a composição dos alimentos. Saúde dos frangos, melhorar a imunidade, a adaptação cardiovascular e a integridade do esqueleto.

Zot1028 - UNIDADE IV 4 - MELHORAMENTO DE AVES 2.6 – Desafios do Melhoramento Genético de aves Em plantéis-núcleos, alta taxa reprodutiva das fêmeas, a consangüinidade deverá ser evitada ao máximo. As estratégias que maximizam a resposta genética e minimizam a consangüinidade deverão ser utilizadas. Uma estratégia é acasalar um fêmea com vários galos, isto é inseminar cada galinha com sêmen de varios galos um por vez por incubação. Parâmetros de bem-estar animal deverão ser incluídos nos objetivos de seleção dos programas. Os limites biológicos serão menos pronunciados nos programas industrias do que nos experimentos de seleção,. Considerar o fato de que as correlações genéticas mudam conforme o nível de produção de cada característica.