ROTAS DE INTEGRAÇÃO NACIONAL Encontro com Núcleos Estaduais de APLs

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bases de Serviços de Apoio a Comercialização
Advertisements

BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
(Diretor de Cooperativismo, Associativismo, Negócios e Comércio)
Cooperação e Governança
Proposta de Indicadores e Tipologias em Discussão no GTP APL
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
A Gestão Social pode ser vista como...
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Planejamento e Gestão Territorial Novas Perspectivas Mauricio Albuquerque.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONTRIBUIÇÃO EMANCIPATÓRIA PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Apresentação do Projeto
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Oficina de Trabalho : SUDENE, ADENOR e SEBRAE
TIPOLOGIA PARA APLs: o foco nas estratégias de intervenção
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Desenvolvimento Regional Sustentável
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL
Plenária GTP APL e Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 10 de dezembro de 2012.
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
As mudanças no Fundopem Mauro Knijnik Diálogos CDES, 8 de setembro de 2011.
PLENÁRIA FINAL.
Julho de 2007.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura Política de desenvolvimento territorial da pesca e aquicultura Missão Superação das desigualdades regionais e sociais,
CONTRIBUIÇÃO PARA SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
ROTAS DE INTEGRAÇÃO NACIONAL
PROGRAMA DE APOIO AOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
XI Marcha dos Prefeitos
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR
BNDES. BNDES/ÁREA DE PLANEJAMENTO ATUAÇÃO DO BNDES EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS JUNHO DE 2004 AP/DEPRO.
Políticas Públicas para a Sociobiodiversidade Encontro Temático Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para a População Negra e Povos e Comunidades.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
“Sustentabilidade ambiental dos APL”
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
A Nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional Desafios e Perspectivas Fernando Bezerra Coelho Ministro de Estado da Integração Nacional.
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
1 A pesquisa: Procurou identificar as concepções, formatos, abrangência, e instrumentos das políticas, procurando avaliar o desenvolvimento e as possibilidades.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

ROTAS DE INTEGRAÇÃO NACIONAL Encontro com Núcleos Estaduais de APLs Brasília, 03/12/2013

Objetivo 1. Convergência PNDR Objetivo 1. Convergência O objetivo maior da PNDR II é o de reduzir as diferenças no nível de desenvolvimento e na qualidade de vida entre e intra as regiões brasileiras, promovendo a equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento para os territórios e as pessoas que neles vivem, fortalecendo a coesão econômica, social, política e territorial do país.

Objetivo 2 – Competitividade regional e geração de emprego e renda PNDR Objetivo 2 – Competitividade regional e geração de emprego e renda Promover a competitividade em espaços que apresentam declínio populacional e elevadas taxas de emigração decorrentes de sua baixa capacidade de geração de oportunidades de emprego e renda e oferta de serviços.

Objetivo 3 – Agregação de Valor e Diversificação Econômica PNDR Objetivo 3 – Agregação de Valor e Diversificação Econômica Promover agregação de valor e diversificação econômica em espaços com forte especialização na produção de commodities agrícolas e/ou minerais.

Objetivo 4 - Construção de uma Rede de Cidades Policêntrica PNDR Objetivo 4 - Construção de uma Rede de Cidades Policêntrica Construir uma rede de cidades mais equilibrada, com maior harmonia entre os diferentes níveis hierárquicos que a compõem, identificando e fortalecendo polos, em diferentes escalas, que possam operar como vértices ou elos de uma rede policêntrica que contribua para a desconcentração e interiorização do desenvolvimento das regiões e do País, promovendo uma organização territorial mais equilibrada.

O que são? As Rotas de Integração Nacional são redes de Arranjos Produtivos Locais (APLs) setorialmente interligados que promovem a inovação, a diferenciação, competitividade e lucratividade dos empreendimentos associados, mediante o aproveitamento das sinergias coletivas e a ação convergente das agências de fomento, contribuindo assim para o desenvolvimento regional.

Estratégia de implementação: Passo 1: Definição Territorial Prioridade: Semiárido, Amazônia, Faixa de Fronteira Articulação Superintendências: SUDENE, SUDAM e SUDECO Sinalização dos Estados: avanço nas discussões da I CNDR PNDR (tipologia em revisão) e Mapa da Pobreza e Desigualdade (IBGE)

Estratégia de implementação: Passo 2: Prospecção de Setores Parceria com Superintendências para seleção de setores

Estratégia de implementação: Passo 3: Pactuação Federativa Oficinas de Articulação com Governanças Estaduais de Planejamento e Assistência Social Seleção dos setores apresentados pelas Superintendências Formalização de Acordos de Cooperação com Estados para gestão das Rotas Participação dos Ministérios: Pacto de Metas

Estratégia de implementação: Passo 4: Ações Finalísticas Seleção dos Pólos de Integração (APLs adensados) Definição conjunta com Estados Diagnóstico e seleção de parceiro técnico (Ex. EMBRAPA) Formação de Comitê Gestores Regionais e Nacional Definição das Carteiras de Projetos Estruturação da Cadeia Produtiva Papel das Superintendências: Apoio à seleção e formulação de projetos; Acompanhamento da execução dos projetos; Monitoramento e Avaliação de resultados.

Estruturação da Cadeia Produtiva

Estratégia de implementação: Passo 5: Funding das ações OGU (Inclusão Produtiva): Convênio/termo de cooperação (previsão R$ 230 milhões/2014) Fundos Constitucionais (25 bi) Incentivos (5 bilhões/ano) Passo 6: Formação do Comitê Nacional Pacto de Metas PNDR - Inclusão Produtiva e Brasil sem Miséria Sistema Nacional de Monitoramento e Avaliação Articulação Estados, Superintendências, SFRI/Bancos de Fomento

Objetivos Estruturação e adensamento de arranjos produtivos locais e cadeias produtivas em múltiplas escalas, com vistas ao desenvolvimento sustentável, à competitividade e à superação das desigualdades regionais e da pobreza extrema, por meio da dinamização econômica e da inclusão produtiva.

Objetos Apoio e institucionalização de associações e cooperativas, inclusive com a consolidação de redes de APLs; Promoção e desenvolvimento de canais de comercialização, do encadeamento produtivo e do desenvolvimento de fornecedores fixados no território; Provimento, operação e manutenção de infraestruturas para apoio a cadeias produtivas e arranjos produtivos locais.

Atividades de caráter coletivo (associativo/cooperativo); Critérios de Seleção Vinculação a atividades produtivas identificadas com o potencial da região; Inclusão produtiva da população em situação de extrema pobreza (CadÚnico); Atividades de caráter coletivo (associativo/cooperativo); Demonstração de viabilidade técnica e financeira; Adequação do modelo de gestão; Demonstração da aceitação do produto pelo mercado; Inserção nas áreas prioritárias de atuação da PNDR.

Participação do Governo Estadual; Critérios de Priorização Projetos vinculados às cadeias produtivas da fruticultura, piscicultura, ovinocaprinocultura, apicultura e economia criativa; Menor custo per capita para beneficiar a população em situação de extrema pobreza; Proponente com resultados positivos em projetos já desenvolvidos junto ao Ministério da Integração Nacional; Alcance regional; Participação do Governo Estadual; Envolvimento de parceiros estratégicos;

Rotas em Desenvolvimento Rota do Cordeiro – Nordeste Semi- Árido Parceria CODEVASF, EMBRAPA Caprinos e Ovinos e Governos Estaduais Rota do Mel Parceria CODEVASF, Casa Apis, IFES, CBA e Governos Estaduais Rota da Fruta Parceria CODEVASF e EMBRAPA Semi-Árido

Rotas em Desenvolvimento Rota do Extrativismo Vegetal Parceria MMA, ICM-BIO, UFAC, Governos do Acre e Amazonas. Rota da Uva e do Vinho Parceria UFPEL, Governo do Rio Grande do Sul, CNM Rota do Pescado Parceria MPA, MDA, Governo do Amazonas, IFAM, SEBRAE-AM

“Quando se sonha sozinho é apenas um sonho “Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade. “ Dom Quixote de La Mancha “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” São Francisco de Assis

Marcos Carvalho de Sant’Ana Muito Obrigado! Marcos Carvalho de Sant’Ana marcos.carvalho@integracao.gov.br Coordenador Geral de Programas Sub-regionais Ministério da Integração Nacional Secretaria de Desenvolvimento Regional (: 61-2034-5938