Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A OFERTA TURÍSTICA.
Advertisements

MEIO AMBIENTE E URBANISMO
CARACTERIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
OS DESEQUILÍBRIOS ECOLÓGICOS
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
Instituto de Biologia – UFBA
Protecção e Convenção da Natureza
CAPÍTULO 02 - NOÇÕES DE ECOLOGIA BÁSICA
26/10/2009Centro Universitário Franciscano Estudos Socioeconomicos I 1 O planejamento surgiu como uma resposta aos problemas enfrentados pelas cidades,
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
Os ambientes continentais
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Renaturalização de cursos d’água
ECOLOGIA GERAL Módulo I.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Noções de BIOSFERA.
PLANEJAMENTO PLANEJAR É “Pensar antecipado”
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
Gestão Ambiental Aplicada
Patrimônio Cultural UMA CONCEITUAÇÃO Hélvio Polito Lopes Filho.
Reprodução das angiospermas e conservação ecoambiental
PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL
Aconselhamento Psicológico numa visão fenomenológico-existencial
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
HIDROLOGIA.
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO.
Profª Lucia Helena Amim
Exploração de recursos geológicos
O IMPACTO DA INFORMAÇÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE NO JOVEM UNIVERSITÁRIO Ingrid Rainier Lacerda Barbosa Pesquisa de Mercado.
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
Profª: Cristiane M. Zanini
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
1º ano BIOLOGIA CAROL 2010.
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
Disciplina: ECOLOGIA URBANA DOCENTE: Francisca Mesquita AULA 2
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
Ecologia de Populações e Comunidades
Uma Análise Autopoética das Comunidades Virtuais
Floresta Tropical "Nunca vi nada de tamanha beleza; árvores formosas e verdes, diferentes das nossas, com flores e frutos de vários tipos, e muitos passarinhos.
Cuidar da terra, cuidar dos outros
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Meio Ambiente e Planejamento Professora Sueli Bettine Aula 1 Apresentação da disciplina Conceitos e Definições.
EVOLUÇÃO CIVILIZAÇÕES MAIS ANTIGAS: DINASTIA CHOW (1122 AC)
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Conservação e Preservação
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Curso Técnico em Meio Ambiente
MICROECONOMIA Aula 7 – Análise da Teoria da Produção.
CONCEITOS ECOLÓGICOS Conceito Ecológicos.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Noções de BIOSFERA.
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
ATIVIDADE URBANISTICA
MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
Reinaldo Bozelli Universidade Federal do Rio de Janeiro
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
O Espaço Geográfico Rural
PLANO ESTADUAL DE GERENCIAMENTO COSTEIRO
Revisão TSE Geografia 1 período 2015
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Palestra InfoPLD Eficiência Econômica e a Formação de Preço de Curto Prazo no Setor Elétrico São Paulo, 05 de março de 2012.
Há 65 milhões de anos um asteróide, com diâmetro aproximado de 15 km, colidiu com o planeta Terra, numa região que hoje pertence ao México. O impacto.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Transcrição da apresentação:

Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR A exploração dos recursos naturais de uso turístico tende a ser constante, já que este vem a ser um subsistema fundamental e é ao seu redor que estão aglomerados os demais subsistemas. “O sistema teria que explorar seus atrativos turísticos de maneira que uma degradação -pelo uso- correspondesse uma força oposta, impulsionada pelo homem, de caráter conservador ou regenerador para, dessa forma, garantir a duração do sistema a longo prazo, como, por exemplo, uma cidade com ‘vocação’ turística na área costeira”

Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR Os atrativos turísticos naturais ou ecológicos, são inibidos pelas forças de outros subsistemas. A natureza dessas forças é variável e obedece um objetivo específico: a manutenção de certos interesses econômicos em detrimento aos interesses ecológicos.

ECO LOGIA NOMIA Qual dos ecos vence a disputa ? Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR LOGIA X NOMIA ECO Qual dos ecos vence a disputa ?

Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR “CUIDAR DO ECONÔMICO NÃO IMPLICA NECESSARIAMANETE PROTEGER O ECOLÓGICO; NO ENTANTO, PROTEGER O ECOLÓGICO SIGNIFICA BENEFICIAR O SUBSISTEMA ECONÔMICO A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO”.

Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR A geração de problemas ambientais obriga a reestruturação do sistema para a recuperação dos investimentos turísticos no menor prazo possível, sem maiores considerações, com o meio ecológico e, em muitos casos, com o próprio turista. Não há então a exploração racional do turismo. O que ocorre é a EXPLORAÇÃO DO TURISTA, através principalmente dos preços abusivos e da queda da qualidade dos serviços.

Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR A essência do problema que causa a crise ecológica nos espaços de uso turístico talvez possa ser resumida no enfrentamento de forças que ocorre no espaço cultural contra o espaço natural. O homem precisa ocupar e explorar o espaço natural para a satisfação das suas necessidades. Para isso altera os ecossistemas sem avaliar ou dimensionar racionalmente –no sentido do planejamento integrado- o impacto causado por tal degradação. Estes modos de comportamento e de ação, cada vez mais comuns, aproximam o SISTUR de um colapso, como conseqüência do consumo da qualidade dos atrativos naturais provocados pela deterioração causada pelo racional HOMEM.

Subsistema Ecológico Tipologia do Espaço Espaço Real: Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR Subsistema Ecológico Tipologia do Espaço Espaço Real: Refere-se a toda a superfície do nosso planeta e à camada da biosfera que o envolve, que podem ser percebidas pelo homem por meio dos sentidos. É real porque é possível comprovarmos sua existência e deslocarmo-nos por ele, e mesmo,em muitos casos, modificá-lo.

Espaço Potencial: É a possibilidade de destinar o espaço real a algum uso diferente do atual; portanto, o espaço potencial não existe no presente, sua realidade pertence à imaginação dos planejadores, quando, depois do diagnóstico, ao passar para a parte propositiva do plano, estudam-se as possibilidades de uso de um território.

Espaço Cultural É aquela parte da superfície terrestre que, devido à ação humana, teve modificado sua fisionomia original. Para destacar que o espaço cultural é conseqüência do trabalho humano, voltado ao acondicionamento do solo a suas necessidades. Também é chamado de espaço adaptado. Conforme o tipo de tarefa que o homem realiza sobre o espaço cultural ou adaptado, originam-se o espaço natural adaptado e o espaço artificial.

Espaço Natural Adaptado São as parcelas da superfície terrestre onde predominam espécies do reino vegetal, animal ou minerais, sob as condições que o homem lhe estabeleceu. Dessa forma as árvores ou outros vegetais vão crescer de acordo com as forças da natureza, mas é o homem quem decide onde devem nascer e quanto tempo vão viver.

Espaço Artificial Inclui a parcela da superfície terrestre onde predomina todo tipo de artefato construído pelo homem, sendo sua expressão máxima a cidade - espaço urbano – Nele a maior parte do que existe foi feito pelo homem. As formas foram inventadas por ele, e quando aparece algum elemento natural (flores, plantas, árvores) sua função é decorar o ambiente artificial produzido.

Espaço Natural Virgem São aquelas áreas, cada vez mais escassas, do espaço natural sem vestígios da ação humana. Espaço Vital Essa forma espacial não se refere ao solo, mas ao homem ou a qualquer outra espécie e o seu entorno essencial, considerado o meio favorável à sua existência.

Conservação Ambiental Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR Conservação Ambiental SNUC – Sistema Nacional das Unidades de Conservação da Natureza. A conservação dos recursos turísticos naturais exige a aplicação das seguintes normas: Estratégia Preservação Restauração Maximização Reutilização Substituição Uso Integral

Conservação Ambiental Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR Conservação Ambiental Capacidade de Carga Educação Ambiental Estudo de Impacto Ambiental Controle Ambiental Capacitação Profissional

Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR TURISMO SUSTENTÁVEL