Sustentabilidade Brüseke(1996) localiza os primeiros debates sobre sustentabilidade na década de 1960 e início dos anos 70. O autor cita Georgescu-Roegen.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

Engenharia de produção
BEM-VINDO À DISCIPLINA
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
Meio ambiente e desenvolvimento
EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO
Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR
Desenvolvimento Sustentável
Educação de Lideranças para a Sustentabilidade
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Conceito de Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Sustentável: Uma Revisão Crítica
A Responsabilidade Corporativa Natura
Refletindo a Educação Ambiental através de Expressões Culturais
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Fundamentos do Turismo 1 FT1X1 - Aula 17: Planejamento turístico
Avaliação de Organizações e Projetos Sociais
O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO.
Capital natural Uma das primeiras definições de capital natural, utilizada por diversos autores, foi apresentada por Daly (1991: 18) como sendo o "estoque.
SUSTENTABILIDADE Paulo Cadete Ferrão.
O pensamento Neomalthusiano
Sustentabilidade.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
Teorias Modernas de Gestão
Perspectivação Económico-Ética da Educação
Vinte anos de políticas públicas
CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21 DA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
A indústria e a transformação da natureza
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
Segurança alimentar e mercados institucionais
Cuidar da terra, cuidar dos outros
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Sustentabilidade.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Desenvolvimento sustentavel
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Duas Correntes Teóricas
Avaliação de Impactos Ambientais
Economia Ecológica: CNM 7238 Introdução
DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SUSTENTÁVEL
Carta da Terra e Educação para a sustentabilidade
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
NECESSIDADES E CONSUMO
Fraternidade e a vida no planeta “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)
CRISE AMBIENTAL? E/OU CRISE DE CIVILIZAÇÃO?
DIREITO AMBIENTAL PROFA. CAMILA ILÁRIO.
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
O homem e a cultura - Leontiev
Sustentabilidade: a natureza e o comportamento dos Sistemas Naturais
Aula 4.  Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação.
VIII Semana de Arquitetura e Urbanismo – SEMAU
BIOÉTICA.
I NTRODUÇÃO À E CONOMIA QUESTÕES-CHAVE DA ECONOMIA CARLOS HENRIQUE LEITE BORGES.
Desigualdade e Globalização;
GESTÃO AMBIENTAL Capítulo 6:. INTRODUÇÃ O Até a década de 1960 os problemas ambientais eram um tema restrito a um pequeno grupo de ecologistas, pois eram.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES AGENDA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO.
A escola como agente de socialização
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Transcrição da apresentação:

Sustentabilidade Brüseke(1996) localiza os primeiros debates sobre sustentabilidade na década de 1960 e início dos anos 70. O autor cita Georgescu-Roegen e Ignacy Sachs como alguns dos pioneiros neste debate. A contribuição de Sachs ao se apropriar e desenvolver a noção de ecodesenvolvimento lançada por Maurice Strong em 1973, parte da premissa da necessidade deste modelo estar baseado sobre três pilares: eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica. Para ele o desperdício e a má distribuição da riqueza acarretam simultaneamente a destruição do planeta através da poluição causada tanto pela riqueza quanto pela pobreza.

Sustentabilidade O critério da eficiência econômica procura o rearranjo das estruturas econômicas por meio de um planejamento que perceba o meio ambiente como parte do desenvolvimento. As disparidades sociais devem ser sanadas através da equidade social A prudência ecológica é um princípio orientador do desenvolvimento O ecodesenvolvimento tinha em vista o longo prazo Fazia-se necessário um grande conhecimento das culturas e dos ecossistemas, sobretudo sobre como as pessoas se relacionam com o ambiente, como elas enfrentam seus dilemas cotidianos, suas técnicas para a produção de alimentos. Nesta perspectiva era fundamental o envolvimento dos cidadãos no planejamento estratégico do seu desenvolvimento, pois são os maiores conhecedores das realidades locais além de serem os diretamente interessados no processo. A cultura local, nesta visão deve ser a determinante do desenvolvimento

Outro ponto importante do ecodesenvolvimento era: Sustentabilidade Sachs (1986) defendia o pluralismo tecnológico, envolvendo tanto as tecnologias tradicionais como inovações adequadas, escolhidas com critério. Para ele “nada justifica o otimismo tecnológico ilimitado segundo o qual a sociedade encontra sempre uma solução técnica aos problemas econômicos, sociais ou ecológicos por mais difíceis que possam parecer” (Sachs, 1986, p.42) Outro ponto importante do ecodesenvolvimento era: - o limite ao consumo material, procurando gratificação em esferas não-materiais, enfatizando a dimensão cultural da vida humana e a procura de soluções específicas, originais e locais, reagindo àquelas pretensamente universalistas e às fórmulas generalizadas (Sachs, 1986).

Sustentabilidade A tese do desenvolvimento sustentável que ganhou maior repercussão internacional, defendia a idéia de que seria o “desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem arriscar a satisfação das necessidades das futuras gerações” (CMMAD, 1998). A premissa básica da Comissão Brundtland era que independente do que ocorreu no passado que tenha originado a atual crise ambiental, independente da existência de atores sociais implicados na responsabilidade da degradação ambiental, a busca de soluções seria uma tarefa comum de toda a humanidade (CMMAD, 1998).

Sustentabilidade Apesar da relativa antiguidade das formulações sobre sustentabilidade, o modelo hegemônico de desenvolvimento continua reproduzindo no mundo desigualdades, pobreza e exclusão social, pondo em evidência suas contradições e limites. Apenas alguns grupos sociais e indivíduos têm acesso ao que há de mais moderno em termos de tecnologia, e usufruem de bens e serviços essenciais e supérfluos (Turismo?), enquanto a grande maioria da população mundial está excluída destes consumos, inclusive do que é mais básico para sua reprodução vital: a alimentação.