Autor: Jussara Velasco de Oliveira Orientador: Carlos Alberto Zaconeta

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lâmpadas de halogéneo.
Advertisements

Raio-X Qual a radiação maxima que um corpo poderá ser exposto sem sofrer consequencias nocivas para a saúde?
NR 13 - CALDEIRAS E VASOS DE PRESSSÃO
Hipercalemia não oligúrica nos neonatos: um estudo caso controle Non-oliguric Hypercalemia in neonates: A case controlled study Yaseen H United Arab Emirates.
Grandezas luminotécnicas
EXSANGÜÍNEOTRANSFUSÃO E ICTERÍCIA HEMOLÍTICA NEONATAL
Autores: Manoel Menezes da Silva Neto Mathias Palácio John
Avaliação da eficácia clínica de uma nova modalidade de fototerapia utilizando diodos emissores de luz (Efficacy of new microprocessed phototherapy system.
Apresentadora: Ana Virginia Lopes de Sousa UTI NEONATAL – HRAS/SES/DF
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
Plano de ação emergêncial
1 - Organizando Dados 2- Preparando o Pôster
Sistema de Vigilância Epidemiológica das Infecções Hospitalares Neonatais
NÚCLEO MUNICIPAL DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR
Acta Pædiatrica/Acta Pædiatrica , pp. 1131–1134 ml donneborg, kb knudsen, f ebbesen Apresentação: Thales R.Teixeira Taveira, Vinicio N. Nascimento.
SOM PARA SE LEMBRAR DE MIM NURA SLIDES UMA REALIZAÇÃO Robert N. Test
EFEITO FOTOELÉTRICO Maria Inês Castilho MPEF Setembro 2002.
TIPOS DE LÂMPADAS E ACESSORIOS
COMO REDUZIR O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
ICTERÍCIA OU HIPERBILIRRUBIEMIA NEONATAL
ICTERÍCIA NEONATAL COMO CAUSA DE READMISSÃO HOSPITALAR
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Considerações Especiais com a Pele do RN
‘ESTRUTURA DO CENTRO CIRÚRGICO
Brasília, 18 de Setembro de 2014 –
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria do Hospital Regional da Asa Sul (HRAS)/SES/DF.
Alelos múltiplos.
A UTI Neonatal: Uma Visão Materna
Publicação online em 23 de maio de 2013
ELABORAÇÃO DE INDICADORES
Posição do recém-nascido na Unidade de Cuidado Intensivo para a punção
UTILIDADE DA RELAÇÃO BILIRRUBINA/ALBUMINA NA PREDICÇÃO DA NEUROTOXICIDADE INDUZIDA PELA BILIRRUBINA EM RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS USEFULNESS OF THE BILIRUBIN/ALBUMIN.
Manejo conservador da onfalocele gigante com iodopovidona e seu efeito
Diogo Pedroso Brasília, 4 de outubro de 2010
Renata Rodrigues de Araújo Neves
Regulação da proteólise e ótimo acréscimo de proteína nos recém-nascidos extremamente prematuros ( Regulation of proteolysis and optimal protein accretion.
Modelo atômico de Böhr Principais postulados de Böhr:
Pico de pressão obtido com balão auto-inflável, com e sem válvula de alívio. Trabalho de Conclusão do Programa de Residência Médica em Neonatologia do.
Clube de Revista Akalenni Quintela Bernardino
Escola Superior de Ciências da Saúde Internato-6a Série – (Neonatologia) - HRAS/HMIB/SES/DF Apresentação: Ana Luíza Diogo, Gabriela Berigo, Laise Valverde.
NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO RECÉM-NASCIDO MICROPREMATURO
Pherla Cristina F. Chandelier.
Guillet R, Kwon JM. Pediatrics, out 2008; 122:
Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal Hospital Regional da Asa Sul ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SIBILÂNCIA NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL.
Efeito dos agentes anestésicos administrados às mães nos níveis transcutâneos de bilirrubina nos neonatos Effect of anaesthetic agents administered to.
Apresentação:Rodolfo Squiabel Iamaguti, Túlio Bosi, Rafael Alvarez
Parâmetros básicos de tratamento
Como Economizar? Renato Moreno Munhoz Síndico
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
Agradecimentos: Ao Hospital Estadual Vila Alpina e ao Seconci SP pelo apoio e auxílio com todo material necessário ao desenvolvimento do estudo. Ao utilizar.
PREVENÇÃO DE PERDAS A prevenção de perdas é um conjunto de medidas cujo objetivo é impedir ou minimizar os prejuízos que uma empresa pode sofrer ao longo.
A Utilização Racional de Energia (URE) consiste num conjunto de acções e medidas, que têm como objectivo a melhor utilização da energia. A URE é cada.
PROGRAMA 5S E LAYOUT DE FÁBRICA
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
LUIZ CARLOS CASTANHEIRA1 ILUMINAÇÃO. LUIZ CARLOS CASTANHEIRA2.
Hierarquia No planejamento do trabalho devem ser adotadas as medidas, de acordo com a seguinte hierarquia: As medidas devem ser consideradas inclusive.
LÂMPADA INCANDESCENTE
CONCEITOS Manutenção:
- Exsanguineotransfusão -
GRÁFICO TABELA Título do Trabalho INTRODUÇÃO
Autor: Jussara Velasco de Oliveira Orientador: Carlos Alberto Zaconeta
GRÁFICO TABELA Título do Trabalho
título título título título título título título título título.
Transcrição da apresentação:

Autor: Jussara Velasco de Oliveira Orientador: Carlos Alberto Zaconeta Avaliação Técnica dos Aparelhos de Fototerapia do Serviço de Neonatologia do Hospital Regional da Asa Sul Autor: Jussara Velasco de Oliveira Orientador: Carlos Alberto Zaconeta

INTRODUÇÃO

Introdução Icterícia Neonatal: patologia freqüente. Hiperbilirrubinemia Indireta – risco de lesão cerebral irreversível (Kernicterus).

Introdução Cremer e Perryman (1958) observaram que a exposição de recém nascidos ictéricos a luz fluorescente levava a uma queda nos níveis sanguíneos de bilirrubina – FOTOTERAPIA.

Fototerapia: mecanismo de ação A aplicação de luz promove a transformação da bilirrubina em produtos hidrossolúveis eliminados pelos rins ou pelo fígado. A eficácia da fototerapia depende de vários fatores...

TIPO DE ICTERÍCIA NÍVEL DE BILIRRUBINA VARIÁVEIS DO RN SUPERFÍCIE CORPORAL EXPOSTA EFICÁCIA DA FOTOTERAPIA TIPO DE LUZ DISTÂNCIA DOSE DE IRRADIÂNCIA

Dose de Irradiância Dose terapêutica mínima: 4mw/cm2/nm Dose terapêutica ideal: 16mw/cm2/nm

Fototerapia: Tipos Convencional Azul Halógena Biliblanket Biliberço Outros

Objetivos GERAL: avaliar o estado de manutenção dos aparelhos de fototerapia da Unidade de Neonatologia do Hospital Regional da Asa Sul. ESPECÍFICOS: caracterizar os equipamentos existentes. medir a irradiância emitida por todos os aparelhos da Unidade de Neonatologia.

MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais e Métodos Estudo descritivo prospectivo Coleta de dados - Ficha Estruturada A irradiância dos aparelhos foi medida utilizando um fotodosímetro modelo 620 fabricado pela Fanem.

Materiais e Métodos

Materiais e Métodos

Materiais e Métodos As medições foram feitas após uma hora de funcionamento dos aparelhos de fototerapia - irradiância máxima. A célula fotossensível era apoiada em pequena mesa cuja superfície era coberta com tecido branco fosco de algodão para evitar o reflexo. Distância: 45cm

Materiais e Métodos Todos os aparelhos foram testados na mesma sala e na mesma tarde. Afastados da janela. A luz artificial do ambiente era desligada para minimizar sua interferência nos resultados. Mesmo examinador.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Resultados e Discussão Existem 47 aparelhos de fototerapia na Unidade de Neonatologia do HRAS.

Marcas de Fototerapia n % 18 38,3 5 10,7 12 25,5 47 100 Fanem® Tabela 1 – Marcas de Fototerapias usadas na Unidade Neonatal do Hospital Regional da Asa Sul. Brasília – DF, 2006 n % Fanem® Bilispot 18 38,3 Fanem® Fluorescente 5 10,7 Gigante® 12 25,5 Olidef CZ® Total 47 100

Tipos de Fototerapia n % 4 8,5 8 17 13 27,7 22 46,8 47 100 Tabela 2 – Tipos de Fototerapias usadas na Unidade Neonatal do Hospital Regional da Asa Sul. Brasília – DF, 2006 n % Lâmpada Azul 4 8,5 Lâmpada Branca 8 17 Mista (branca/azul) 13 27,7 Lâmpada Halógena 22 46,8 Total 47 100

Aparelhos que não acenderam Tabela 3 – Aparelhos de Fototerapia que não acendem na Unidade Neonatal do Hospital Regional da Asa Sul. Brasília – DF, 2006 n % Não Acendem 17 36,2 Acendem 30 63,8 Total 47 100

Lâmpadas queimadas por aparelho Tabela 4 – Número de Lâmpadas Fluorescentes Queimadas por Aparelho de Fototerapia Números de lâmpadas queimadas por aparelho Quantidade de aparelhos Percentual (%) 9 36 1 5 20 2 4 3 6 8 7

Dose de Irradiância 23 15 6 2 1 Faixa de Irradiância

Resultados e Discussão Não constavam a data de manutenção dos aparelhos. Não foi possível verificar o tempo de vida útil das lâmpadas por ausência de registro desse dado.

Resultados e Discussão A manutenção dos aparelhos de fototerapia deixa muito a desejar – ônus econômico? Os resultados desta pesquisa foram entregues à chefia da Unidade e à chefia da enfermagem.

CONCLUSÃO

Conclusão Os aparelhos de fototerapia da Unidade de Neonatologia do HRAS precisam de providências urgentes em relação à manutenção e a compra de novas lâmpadas. Necessidade de um fotodosímetro dentro do serviço.

“Nem tudo o que ilumina trata.” De Carvalho Manoel; Lopes J.

OBRIGADO