Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DA SAÚDE Plano de Ações Estratégicas de Redução da Mortalidade Infantil e Materna - Amazônia Legal e Nordeste Brasileiro PLANO DE QUALIFICAÇÃO.
Advertisements

RN DE ALTO RISCO É aquele RN que independente da idade gestacional ou peso ao nascer tem maior chance de adoecer ou morrer devido a condições ou circunstâncias.
Controle da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal na Atenção Básica
Plano “VISA na Atenção Básica”
Universidade Federal de Pelotas
Assistência a Saúde da Mulher
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Universidade Federal de Pelotas
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde POLÍTICA BRASILEIRA PARA INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, fevereiro de 2007.
Teste rápido – HIV, Sífilis e Hepatites B e C
DTS/Aids/Hepatites Virais
Linha de Cuidado HIV/Aids
Saúde e Prevenção nas Escolas
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer - INCA
REDE MATERNO-INFANTIL
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
FÓRUM SAÚDE DA MULHER NO SÉCULO XXI
SMS - ACI CLIPPING REDE DE PROTEÇÃO À.
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
A atenção obstétrica, neonatal, infantil e os desafios para alcançar os ODM 3, 4 e 5
Política Nacional de Humanização
Oficina para Implantação do Pacto pela Saúde no Rio Grande do Sul Maio
Programa de humanização do parto e nascimento PHPN
Fórum experiências exitosas em 2013
APIM Atenção à Primeira Infância e à Maternidade
ACONSELHAMENTO EM DST, HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Minuta de resolução para CIB
Escola Nacional de Saúde Pública - junho de 2005
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Saúde Integral da Criança
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Workshop de Atenção à Gestante
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
Profª Gilmara Michel Turma 301
Autores: Silva, S.R., Tayra, A., Zotto, S., Cervantes, V., Matida, L.
PANORAMA DA REDE MATERNA Área Técnica da Saúde da Mulher
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Monitoramento das Metas priorizadas para 2013
As políticas de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente
Núcleo de Saúde da Mulher Gerência de Ações Programáticas
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
INTEGRAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PSF DO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
PRIMEIRA SEMANA SAÚDE INTEGRAL
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
SISPART Portaria nº 1459, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
DAB e-SUS Atenção Básica
Visa ampliar o acesso masculino aos serviços, estimular o homem a cuidar mais de sua saúde e reduzir a transmissão vertical de doenças.
Linha Cuidado Saúde da Mulher
SISPART Portaria nº 1457, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE AÇÕES PROGRAMÁTICAS ESTRATÉGICAS COORDENAÇÃO GERAL DE SAÚDE DAS MULHERES Caderneta da Gestante

Atenção Pré-Natal A assistência pré-natal se constitui em cuidados e condutas que visam o bom desenvolvimento da gestação e o parto de um recém-nascido saudável. Entre as ações para qualificação pré-natal está a implementação de estratégias de comunicação social e programas educativos, como o desenvolvimento de materiais que possam auxiliar o profissional de saúde no cuidado à saúde e promover as boas práticas na atenção ao pré-natal, parto, nascimento e puerpério.

Componente Pré-Natal da Rede Cegonha  realização de pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) com captação precoce da gestante e qualificação da atenção; acolhimento às intercorrências na gestação com avaliação e classificação de risco e vulnerabilidade; acesso ao pré-natal de alto de risco em tempo oportuno; realização dos exames de pré-natal de risco habitual e de alto risco e acesso aos resultados em tempo oportuno; vinculação da gestante desde o pré-natal ao local em que será realizado o parto; qualificação do sistema e da gestão da informação; implementação de estratégias de comunicação social e programas educativos relacionados à saúde sexual e à saúde reprodutiva; prevenção e tratamento das DST/HIV/Aids e Hepatites; e apoio às gestantes nos deslocamentos para as consultas de pré-natal e para o local em que será realizado o parto, os quais serão regulamentados em ato normativo específico.

Nova Caderneta da Gestante Publicação dirigida aos profissionais e usuárias do SUS, que contempla as diretrizes de boas práticas na assistência ao pré-natal, parto e nascimento propostas na Estratégia Rede Cegonha e alinhadas à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher

Caderneta da Gestante – para o profissional de saúde instrumento de apoio para o desenvolvimento das consultas e para a otimização do trabalho; deve ser utilizada por todos os profissionais de saúde; pode auxiliar no diálogo com a gestante, por meio de textos e figuras explicativas, e nas ações de educação em saúde. Inclui um cartão de acompanhamento do pré-natal para registro das consultas clínicas e odontológicas, dos resultados de exames e das vacinas, entre outras informações, contendo todas as informações importantes de interação da gestante com os serviços de saúde

Caderneta da gestante – para as usuárias do SUS É informativa, explicativa, descritiva e interativa, e traz orientações e esclarecimento sobre: dúvidas comuns; tabus; cuidados para uma boa gestação, parto e puerpério; Amamentação; planejamento reprodutivo; bom atendimento de pré-natal, acolhimento hospitalar e boas práticas do parto; direitos civis e trabalhistas da gestante; possui espaços para todos preencherem de acordo com seu interesse – gestantes, familiares e seu companheiro/ pai

Ficha Perinatal

Manual da Caderneta da Gestante

Cartazes de Divulgação da Caderneta

Distribuição e utilização Os materiais serão enviados diretamente às SMS e poderão ser recebidos pela Coordenação de Atenção Básica e Coordenação de Saúde da Mulher dos municípios. As Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde receberão reserva técnica de Cadernetas, Fichas Perinatais, Manuais e Cartazes.

A Caderneta da Gestante será distribuída para todos os municípios do país. O quantitativo será de acordo com a estimativa de gestantes/ano de cada município. As Cadernetas e Fichas Perinatais devem ser distribuídas a todas as unidades de saúde que realizam pré-natal, inclusive maternidades do SUS.

Os manuais foram calculados para distribuição de dois manuais para cada equipe de Saúde da Família ou dois manuais para cada 2500 habitantes naqueles territórios onde a Estratégia de Saúde da Família não esteja implantada. Deverão também ser distribuídos aos profissionais que realizam pré-natal nas maternidades do SUS. Os cartazes enviados para as SMS deverão ser distribuídos para todas as UBS. Também serão enviados cartazes para todos os estabelecimentos de saúde que realizam mais de 50 partos/ano e Centros de Parto Normal.

Contamos com seu apoio na implantação da Caderneta da Gestante em todos os serviços de saúde que realizam pré-natal no SUS, de modo a qualificar a atenção e o cuidado pré-natal e garantir que as gestantes tenham acesso a informações adequadas para vivenciarem uma gravidez e parto saudáveis.

Obrigada! Coordenação Geral de Saúde das Mulheres - CGSM Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas - DAPES Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Ministério da Saúde – MS (61) 3315-9101 saude.mulher@saude.gov.br