Diretrizes para Jornada Pedagógica 2015

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Turno: Diurno 1º DIA – 01/02 (quarta-feira) 7h30 Acolhimento 8h Abertura – Apresentação da proposta de trabalho 8h30 Exibição do Vídeo Institucional 9h.
Transcrição da apresentação:

Diretrizes para Jornada Pedagógica 2015 Período: 03 e 04/02 Diretrizes para Jornada Pedagógica 2015 Ação PROAP – Programa de Apoio Pedagógico para Coordenadores

Objetivos Específicos: Objetivo Geral: Subsidiar a prática do coordenador escolar no processo de planejamento e execução da Jornada Pedagógica 2015 nas Unidades Escolares. Objetivos Específicos: Planejar coletivamente Articular ações Socializar ideias Maximizar resultados Ressignificar práticas Relatar experiências exitosas O momento da Jornada pedagógica é uma oportunidade que a equipe escolar tem para juntos, planejar sonhos, buscar caminhos para superar limites e ajustar processos”

Chamada a participação: Sugerimos que a convocação para os professores participarem da jornada , seja feita de forma afetuosa e estratégica, afinal de contas o ano letivo estará sendo iniciado e a equipe deverá ser acolhida da melhor forma e não impositivamente. Segue um modelo de convite que poderá ser enviado por e-mail para os professores e também deverá ser impresso e afixado no mural até o dia 16 de dezembro. A equipe da SME estará grampeando um aviso no contracheque do mês de janeiro para reforçar o convite.

CARGA HORÁRIA TOTAL DA JORNADA A carga horária da Jornada será de 24 horas presenciais, que serão certificadas de acordo com a comprovação da presença do professor através de lista de frequência por turno.

Programação da Jornada Pedagógica Dia 02/02/2015 O primeiro dia da jornada será interescolar, um momento que contemplará todos os professores , coordenadores, gestores e equipe da SME. As ações desse dia serão planejadas pela equipe da SME e incluirá: performances, palestras, debates, dinâmicas avisos e sorteios. Dias 03 e 04/02/2015 O segundo e terceiro dia da jornada pedagógica ficará a critério da equipe coordenadora das unidades escolares, o planejamento das ações deverá contemplar tópicos específicos a saber: Montagem do horário escolar contemplando os dias das AC´s impreterivelmente Entrega dos cadernos de planejamento socializando as mudanças que foram feitas e ressaltando a importância do seu uso. Avisar as novas diretrizes da SME para o novo ano ( ficha comprobatória de ac´s, suporte da SME para monitoramento dos programas e projetos, preenchimento da ficha de interesse dos docentes para participarem do projeto primeiros clics) Preencher o calendário de datas para construção , revisão e/ou conclusão do PPP da escola. Planejamento coletivo

ELABORAÇÃO DO FOLDER Dia 03/02/2015 Manhã: * Acolhimento ( sugestões compartilhadas) * Dinâmica de grupo ( vide sugestões ) C:\Users\ItauTec\Desktop\110 DINÂMICAS DE GRUPO.htm * Apresentação da proposta de trabalho do dia (metas para o dia) * Coof break * Composição do horário escolar contemplando os dias das AC´s impreterivelmente * Apresentação da ficha comprobatória dos Ac´s * Preencher o calendário de datas para construção , revisão e/ou conclusão do PPP da escola Tarde: *Vídeo motivacional ( sugestões compartilhadas) https://www.youtube.com/watch?v=iz-gEUwUrRc https://www.youtube.com/watch?v=gg0pubaqhf8 * Entrega e Socialização dos cadernos de planejamento, ressaltando a importância do uso dos mesmos. * Apresentação (em slid) do projeto primeiros clics e preenchimento das fichas de interesse dos docentes. * Coof brack * Socialização das novas diretrizes da SME para o ano de 2015.

* Continuação do planejamento Avaliação da jornada ( ficha anexada) Dia 04/02/2015 Manhã: * Dinâmica de grupo ( vide apostila ) Fundamentação teórica ( sugestões compartilhadas de temática e autores ) Tempestade de idéias a partir das leituras feitas. Coff brak Planejamento Tarde: * * Continuação do planejamento Avaliação da jornada ( ficha anexada)

Ficha de Avaliação da Jornada Pedagógica 2014 No ITENS DE VERIFICAÇÃO   I R B E 1 Organização do Evento 2 Local do Evento 3 Temática do Evento (Currículo Escolar: sujeitos, saberes e práticas) 4 Metodologia utilizada (palestras e mesa redonda) 5 Distribuição da programação 6 Desempenho conceitual dos instrutores 7 Relacionamento interpessoal dos instrutores com o grupo 8 Liberalidade para fazer perguntas durante a mesa-redonda 9 Adequação da carga horária 10 Contribuição para a melhoria da qualidade do seu trabalho 11 Material audiovisual 12 Atração Cultural 13 Participação pessoal (seu desempenho) 14 Adequação do conteúdo abordado à sua prática docente 15 Atuação da Equipe da SEDUC para suporte da Jornada 16 Lanche fornecido 17 Kit fornecido na Jornada Marque com um “X” o conceito que melhor representa sua opinião sobre este curso: I=Insuficiente; R=Regular; B=Bom, E=Excelente

ATENÇÃO COORDENADOR!!!! Ao término da Jornada Pedagógica na Unidade Escolar, cada coordenador deverá enviar pelo site da SME, os seguintes instrumentos devidamente peenchidos durante a jornada: Ficha de interesse do programa primeiros clics Ficha indicando as datas de encontros para construção , revisão e/ou conclusão dos PPP´s Listas de frequência( assinadas por turno) da jornada na escola. Grade de horário dac Escola, sinalizando os dias de ac´s Ficha de avaliação da jornada.

“ Planejamento não é camisa de força , não é corda no pescoço ou processo burocrático. Mas também não é encontro ao acaso, ações sem metas, discussões evasivas. Planejar ações educativas é escutar ouvindo, propor sem impor, articular ideias, escolher o melhor caminho, para conquistar o que se sonha...” A proposta do PROAP é sobretudo agregar valor ao trabalho pedagógico de cada coordenador , auxiliando-o.

ANEXOS

Ficha comprobatórias dos acs Ficha de interesse de primeiros clics Slid primeiros clics Apostila de dinâmicas de grupo Mudanças dos cadernos de planejamento Vídeo motivacional Dinâmicas de grupo Textos