Análise dos resultados do desmatamento obtidos pelo SIAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
Advertisements

As conseqüências do avanço da cana
2º Seminário de Análise dos Resultados da PNAD
Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra Em defesa da reforma agrária e soberania territorial e alimentar.
Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra
REUNIÃO DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA OBT Programas Interinstitucionais e a OBT Programa de Zoneamento Ecológico Econômico do Brasil.
André Luís Bier Longhi Salatiel Alves de Araujo
Programa Amazônia: PRODES DETER
Mobilização contra o desmatamento Andrew Murchie, Marcelo Marquesini, Paulo Adario Jun 05.
Unidade de Pesquisa do Governo Federal
A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.
Valeriano, D.M. Shimabukuro, Y.E. Duarte, V. Anderson, L.O.
MONITORAMENTO DA OCUPAÇÃO AGRÍCOLA
Estruturação De Dados Geoambientais
IV UFRJ AMBIENTÁVEL - Rio de Janeiro 21 a 23 de Outubro de 2008 ECORREGIÃO XINGU-TAPAJÓS – PRINCIPAIS VETORES DO DESMATAMENTO NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA,
Articulação de Políticas para o Desenvolvimento do Brasil Rural
Fundamentos de Geoprocessamento
O projeto Premiação O projeto Dados coletados pelo Inpe apontam que as queimadas no país representam a maior contribuição brasileira para o chamado "efeito.
Rita Mesquita, Tony Vizcarra Bentos, Bruce Williamson, e Catarina Jakovac.
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Workshop da DPI 2 a 4 de Setembro de 2009 Programa Amazônia.
Uniformização do ZEE da Amazônia Legal e Integração com Zoneamentos Agroecológicos da Região. Adriano Venturieri Brasília, 27 de março de 2009.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Caracterização do Problema:
CENTRO DE PESQUISA AGROFLORESTAL DO ACRE
Veja as mudanças aprovadas na Câmara
GEOPROCESSAMENTO e fotointerpretação
Chile en la Tarea de Medir las Brechas de Desigualdad Las Estadísticas y los Indicadores de Empleo, Ingresso y Remuneraciones Visión Internacional: Brasil.
Senado Federal Audiência Pública
Ministério do Meio Ambiente
Sucessão Ecológica É a substituição seqüencial de espécies em uma comunidade; compreende todas as etapas desde a colonização das espécies pioneiras.
Termo de Referência para contratação de diagnóstico ambiental para subsidiar a elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais do.
PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS E SIG NA EVOLUÇÃO DO USO DO SOLO E VEGETAÇÃO NATURAL DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA ELEN FITTIPALDI BRASÍLIO CARREGA.
Programa do INPE de Monitoramento da Amazônia por Satélites
(ANALÓGICO).
METODOLOGIA PARA DETECTAR E DEFINIR A IDADE DA REBROTA ( ANOS 1980, 1990, 2000 e 2007 ) PRODUTO 2: REBROTA.
EXERCÍCIO SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES
Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite
Dado Único de Safra Flavio Pinto Bolliger Coordenação de Agropecuária Diretoria de Pesquisas VI CONFEST Rio de Janeiro – RJ – 23/08/06.
Monitoramento dos Biomas Brasileiros
Demandas do Setor produtivo MATOGROSSENSE
Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA)‏
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Coordenação Geral de Observação da Terra - OBT Programa Institucional.
CENÁRIOS PARA A AMAZÔNIA: USO DA TERRA, BIODOVERSIDADE E CLIMA
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE.
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
UNIDADE IV: POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Alternativas para a recuperação de áreas degradadas na Amazônia
Monitoramento Automático de Parâmetros Hidrológicos na Bacia do Rio Purus, AM - HIDROPURUS - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/INPE.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI Instituto Nacional Pesquisas Espaciais INPE PRODES 2014: Divulgação da taxa estimada de desmatamento.
Contexto geral áreasalteradas  Cerca de 280 mil km 2 de áreas alteradas na Amazônia brasileira (26 mil km 2 só em )  Considerando que 20-25%
A dinâmica do desmatamento em duas cidades amazônicas: Rio Branco e Cruzeiro do Sul, Acre, no período de 1985 a 2003 – uma análise preliminar. Faculdade.
PROJETO BADDAM MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Coordenação Geral de Observação da Terra - OBT Programa.
Estimativa de desmatamento da Amazônia no período Belem, 06 Dez 2006 Licença de Uso: Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento.
HISTÓRICO DO MONITORAMENTO NO INPE:
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
Vera Lucia Reis, Inciativa MAP,
Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite: Estimativas 2005 e Previsão 2006 Gilberto Câmara Diretor, INPE.
Reunião Banco do Brasil Projetos TerraClass Amazônia
Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite
Causas econômicas do desmatamento na Amazônia: evidência empírica dos anos 2000 VIII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica Cuiabá, 05/08/2009.
MINISTÉRIO DA DEFESA SISTEMA DE PROTEÇAO DA AMAZÔNIA – SIPAM
Destino dos produtores rurais
Sistema de Detecção em do Desmatamento em Tempo Real (Deter) – Junho de 2010 Ministério do Meio Ambiente Ministério da Ciência e Tecnologia.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Estimativa de desmatamento da Amazônia no período Brasília, 26 Out 2006 Licença de Uso: Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Programa Terra Legal Novembro de 2011 Sistema de Proteção da Amazônia Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Ministério do Desenvolvimento.
GRUPO 2  Dagilson  Emerson Lucio  Orione Pereira  Reginaldo Ramos.
Revisão de Iniciativas de Gestão de Indicadores CTI Plataforma Indicadores.
Transcrição da apresentação:

Análise dos resultados do desmatamento obtidos pelo SIAD Presidência da República Casa Civil Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia Análise dos resultados do desmatamento obtidos pelo SIAD III Seminário Técnico-Científico de Análise dos Dados Referentes ao Desmatamento na Amazônia Legal. INPE - São José dos Campos 27 e 28 de junho de 2005

CARACTERÍSTICAS DO SIAD Presidência da República Casa Civil Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia SUMÁRIO CARACTERÍSTICAS DO SIAD RESULTADOS 2003-2004 PROSPECÇÕES E TENDÊNCIAS CONCLUSÕES O SUL DO AMAZONAS

CARACTERÍSTICAS Tipo: SIG Modular Presidência da República Casa Civil Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia CARACTERÍSTICAS Tipo: SIG Modular Composição: Detecção, Legislação, Socio-Economia, Análise e Prospecção. Dados: Imagens do Sensor Modis MOD13Q1 – 250m e Banco de Dados SIPAM. Aplicativos : MRT e ARCGIS 9.0 Produtos: Mapas, Cartogramas, Estatísticas, Atlas e Relatórios. Beneficiados: Órgãos Federais, Estaduais e Municipais, bem como não governamentais.

Módulo de Detecção do SIAD Presidência da República Casa Civil Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia Módulo de Detecção do SIAD Período: Agosto 2003 a agosto 2004 Imagens: 10 Tiles MOD13Q1 – 250m Área mínima: 25 a 100 hectares Abrangência: Amazônia legal

Áreas de Abrangência Presidência da República Casa Civil Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia Áreas de Abrangência PRODES - Arco do desmatamento SIAD - Amazônia Legal Brasileira

1a Validação do Módulo de Detecção do SIAD Presidência da República Casa Civil Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia 1a Validação do Módulo de Detecção do SIAD Período detecção: agosto/setembro 2004 Área mínima: 25 a 100 hectares Limiar de mudança: 10% Localidades: Porto Velho; Candeias do Jamari; Itapuã do Oeste; Alto Paraíso; Ariquemes; Montenegro; Campo Novo de Rondônia e Buritis. Padrões de desmatamento Local: Programas de assentamento rural Extração madeireira Expansão agropecuária: pastagem

Presidência da República Casa Civil Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia Polígonos vistoriados

Presidência da República Casa Civil Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia O levantamento de campo demonstrou que a adoção de uma área mínima de 25 hectares e limiar de 10%, ainda que possibilite ao sistema indicar novos polígonos de desmatamentos, acaba também detectando atividades como manutenção de pasto, ou a redução de biomassa, em pasto ou floresta, causada por efeito sazonal na região. Para os pequenos e médios polígonos, entre 25 e 100 ha, o levantamento de área desmatada não tem alta precisão, mas oferece uma estimativa ou indicativo para outras análises. Assim, quanto maior a área detectada, menor será o erro para o cálculo de área do polígono, ajustando-se à baixa resolução das imagens MODIS.

Polígono de Desmatamento Presidência da República Casa Civil Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia Polígono de Desmatamento

Áreas coincidentes e não coincidentes SIAD - PRODES Presidência da República Casa Civil Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia Áreas coincidentes e não coincidentes SIAD - PRODES

SIAD e PRODES - 334 Municípios em comum com polígonos desmatamento. Presidência da República Casa Civil Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia Municípios desmatados em Comum SIAD e PRODES - 334 Municípios em comum com polígonos desmatamento.

Resultado dos Desmatamentos 2003 - 2004 Presidência da República Casa Civil Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia Resultado dos Desmatamentos 2003 - 2004 PRODES 22.822 km2 de area desmatada 334 municipios comuns SIAD - 22.329 km² de área desmatada dos 334 municípios comuns.

PROSPECÇÕES E TENDÊNCIAS Presidência da República Casa Civil Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia PROSPECÇÕES E TENDÊNCIAS

Presidência da República Casa Civil Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia CONCLUSÕES O Módulo de Detecção do SIAD apresentou um bom desempenho, levando em consideração as limitações de resolução espacial (250m), variação de limiares 10% a 20% e da área mínima de detecção 25 a 100 hectares. As indicações macro desses desmatamentos estão subsidiando a aplicação do sensor radar aerotransportado em áreas prioritárias em proveito da atuação integrada do IBAMA, INCRA, PF, EXÉRCITO entre outros. O SIPAM precisa ser mais demandado!

Área mínima de 100 hectares Limiar de mudança de 20%. Presidência da República Casa Civil Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia O Módulo de Detecção do SIAD mostrou-se também sensível à detecção de desmatamentos com características de limpeza/manutenção de pasto, variações sazonais em culturas (café) ou em fisionomias de gramíneas (pasto)/arbustivas. Tendo em vista os resultados obtidos no trabalho de campo sugeriu-se a adoção de área mínima e limiar de mudança mais conservadores, para novos desmatamentos em Floresta Primária. Área mínima de 100 hectares Limiar de mudança de 20%.

Presidência da República Casa Civil Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia Aos analistas do SIPAM em Manaus, Porto Velho e Belém cabe a manipulação da área mínima de detecção de 25 a 100 hectares e os limiares de 10% a 20% de mudança de biomassa, considerando as particularidades regionais na Amazônia , em suas áreas de responsabilidade. Com a indicação de diferenças de resultados obtidos no Sul do Estado do Amazonas, foram realizados novos estudos com uso de dados Landsat, CBERS e do SAR , os quais passam a ser apresentados pelo representante do SIPAM em Manaus..