Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Portal do Professor SEED/MEC
Planejamento e Gestão das disciplinas na modalidade a distância em Cursos de Graduação Presencial: Conteúdo, Aprendizagem e Construção do Conhecimento.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação.
Educação Digital.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Contexto de Educação a Distância
Programa Proinfo Integrado
Secretaria da Educação e Cultura
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Tutor Professor Jose Cicero
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Portal Educacional Clickideia
Portal Educacional Clickideia 4ª Capacitação Professores Coordenadores 25/08/2011 – Auditório FATEC.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Curso de Especialização em Educação a Distância
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
CIDADE DIGITAL.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
Informações sobre o Teleduc
Portal Educacional Clickideia
OBJETIVOS Objetivo Geral
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
OBJETIVO GERAL Oportunizar a alunos de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS CURSO: PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CURSO ONLINE Assédio Moral no Ambiente de Trabalho DESENVOLVEDORES: ANA.
Ensinando e Aprendendo com as TIC
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação Florianopólis/SC, 10 a 12 de setembro de Secretaria de Educação a Distância.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aurenivia dos Reis Mendes Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa.
Didática da alfabetização
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Edilaine Aparecida Dairell Davi Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Agosto.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Para acessar o seu novo ambiente presencial, entre no SIA e siga as etapas seguintes.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2

Início do E-Proinfo Criado pela Portaria nº 522/MEC em 09 de abril de Regulamentado pelo Decreto 6300 em 12 de dezembro de Criado pela Portaria nº 522/MEC em 09 de abril de Regulamentado pelo Decreto 6300 em 12 de dezembro de 2007.

E- Proinfo Primeira denominação: Programa Nacional de Informática Atual: Programa Nacional de Tecnologia Educacional. Primeira denominação: Programa Nacional de Informática Atual: Programa Nacional de Tecnologia Educacional. Objetivo : Promover o uso de TIC na rede pública do ensino fundamental e médio.

O que é: Ambiente Virtual de Aprendizagem; Oferecido pelo MEC; Público e gratuito a escolas conveniadas; Mediado por um formador; Participantes: Cursistas. Ambiente Virtual de Aprendizagem; Oferecido pelo MEC; Público e gratuito a escolas conveniadas; Mediado por um formador; Participantes: Cursistas.

Como funciona A escola pública se cadastra; Se for selecionada recebe um laboratório de informática completo e pode fazer o curso; Governo e/ou prefeitura deverá providenciar a infraestrutura na escola para o laboratório. Mais informações: A escola pública se cadastra; Se for selecionada recebe um laboratório de informática completo e pode fazer o curso; Governo e/ou prefeitura deverá providenciar a infraestrutura na escola para o laboratório. Mais informações:

Conteúdo do Ambiente Virtual de Aprendizagem  Videoconferências;  Bate-papo;  ;  Quadro de avisos e notícias;  Biblioteca;  Fórum;  Portfólio.  Videoconferências;  Bate-papo;  ;  Quadro de avisos e notícias;  Biblioteca;  Fórum;  Portfólio.

Ensino a distância e presencial.

Acesso Cadastro no site.

Exemplo de Curso: Introdução à Educação Digital Material :Livro digital

Organização do Curso Duração : 15 semanas - ampliadas Tempo: 60h Encontros presenciais e a distância - opções

Materiais didáticos do curso 1.Livro digital; 2.Material impresso ( livros, artigos, apostilas); 1.Tutoriais – animação, vídeos e textos; 2.Materiais disponíveis na Web; 3.Ambiente do e-Proinfo. 1.Livro digital; 2.Material impresso ( livros, artigos, apostilas); 1.Tutoriais – animação, vídeos e textos; 2.Materiais disponíveis na Web; 3.Ambiente do e-Proinfo.

Orientação e Avaliação PRESENCIAL 1.Encontro inicial na primeira semana para orientar e organizar o início dos trabalhos; 2.Dois encontros na última semana, apresentação do projeto de aprendizagem e avaliação final. PRESENCIAL 1.Encontro inicial na primeira semana para orientar e organizar o início dos trabalhos; 2.Dois encontros na última semana, apresentação do projeto de aprendizagem e avaliação final.

Estrutura e grade de horário Oito unidades de estudo- prática e atividade; Previstas 4 horas semanais de estudo presenciais ou distribuídas em: 1.Encontros presenciais semanais 2h no min.; 2.Estudo a distância por 2h no mín; 3.Prática no mín. 2h por semana. Oito unidades de estudo- prática e atividade; Previstas 4 horas semanais de estudo presenciais ou distribuídas em: 1.Encontros presenciais semanais 2h no min.; 2.Estudo a distância por 2h no mín; 3.Prática no mín. 2h por semana.

Estratégias Leitura das unidades de estudo; Construção de texto das unidades. Perguntas Conceitos, Teorias, Princípios, Valores, Comportamentos. Conceitos, Teorias, Princípios, Valores, Comportamentos. Situações concretas -Problemas reais e Contextualizados; - Promoção da Conscientização.

Estruturas de classificação do conteúdo utilizadas: 1.Objetivos da aprendizagem; 2.Introdução- texto curto; 3.Termos destaque em negrito; 4.Quadro : trechos em negrito; 5.Corpo da unidade- sites, blogs, vídeos; 6.Para refletir – aspectos destacados. 1.Objetivos da aprendizagem; 2.Introdução- texto curto; 3.Termos destaque em negrito; 4.Quadro : trechos em negrito; 5.Corpo da unidade- sites, blogs, vídeos; 6.Para refletir – aspectos destacados.

Estruturas de classificação do conteúdo utilizadas 7.Materiais recomendados; 8.Glossário; 9.Icone – Saiba mais ; 10.Dicas; 11.Conclusão – indicação das próximas unidades; 12.Memorial- Registro de reflexões; 13. Referências usadas na unidade. 7.Materiais recomendados; 8.Glossário; 9.Icone – Saiba mais ; 10.Dicas; 11.Conclusão – indicação das próximas unidades; 12.Memorial- Registro de reflexões; 13. Referências usadas na unidade.

Organização e qualificação das atividades de estudo Cada atividade: Sinalizada por ICONES -Adequada: Presencial ou a distância; -Em grupo ou individual; -Habilidade a ser trabalhada; -Aprendizagem sobre tecnologias; -Reflexão pedagógica. Cada atividade: Sinalizada por ICONES -Adequada: Presencial ou a distância; -Em grupo ou individual; -Habilidade a ser trabalhada; -Aprendizagem sobre tecnologias; -Reflexão pedagógica.

Em grupo Presencial Aprendizado sobre tecnologia

Projeto Gráfico das Unidades

Sugestão para o estudo Reservar tempo para estudar; Caderno para anotações; Arquivo aberto no computador – escrever; Refletir sobre cada unidade; Usar o glossário. Reservar tempo para estudar; Caderno para anotações; Arquivo aberto no computador – escrever; Refletir sobre cada unidade; Usar o glossário.

Fórum e Portfólio Fórum Envio do trabalho em grupo sobre : “ Projeto Integrado de Aprendizagem”. Fórum Envio do trabalho em grupo sobre : “ Projeto Integrado de Aprendizagem”.

Portfólio Armazenamento das produções.

Avaliação do Cursista Frequência encontros presenciais – min. 75% Desempenho nas atividades realizadas; Armazenamento da produções no Portfólio; Produções analisadas e comentadas para serem refeitas; Não serão atribuídos nem nota ou conceito final.

Referências Introdução à Educação Digital – [Livro eletrônico] disponível em: introducao-a-educacao-digital-60f acesso em Tutorial e plataforma e-Proinfo disponível em: plataforma-e-proinfo.html acesso em plataforma-e-proinfo.html