Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB Redenção – Ceará – Brasil
Aprender na vida, aprender junto do nosso povo, aprender nos livros e na experiência dos outros. Aprender sempre. (Amílcar Cabral, líder da luta pela independência de Cabo Verde e Guiné Bissau)
Lei Nº 12.289, de 20 de julho de 2010 Dispõe sobre a criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB e dá outras providências
Áreas de atuação da UNILAB no contexto atual: Administração Pública Desenvolvimento Rural Tecnologia e Engenharia Formação de Professores Saúde Pública
ECOSS Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Cooperação Sul-Sul
Instituição Proponente: UNILAB 2. Rede de Parceiros: DPEJA/SECAD/MEC UNESCO Rede de Cooperação Sul-Sul de EJA UFRN, UFPE, UFPB (IFES vinculadas à Cátedra da UNESCO de EJA), UFC, UFPA, UNIRIO, UFF Centros de Referência e Núcleos de EJA no Brasil Fórum de EJA/CE Universidades de países parceiros: UNI-CV, Universidade do Minho, UNIZAMBEZE Ação Educativa, ICAE
ECOSS: Educação e Cooperação Sul-Sul em EJA Pressupostos: EJA como componente essencial do direito à educação Desafio apontado na CONFINTEA VI: [...] passar da retórica à ação, envidando esforços para que as recomendações apresentadas no Marco de Ação de Belém sejam implementadas nas políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos (MARCO DE AÇÃO DE BELÉM, 2010, P. 3). Inclusão, Equidade, referenciada na aprendizagem ao longo da vida. Cooperação sul-sul em rede, com ênfase em ações que promovam o resgate da memória e o fortalecimento das políticas públicas, curriculares e de formação de educadores/as dos países envolvidos. Interdisciplinaridade Gestão Colegiada: parceiros nacionais e Rede de Cooperação Sul-Sul
ECOSS: Educação e Cooperação Sul-Sul em EJA Objetivo Geral: Constituir um Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da cooperação sul-sul, que possibilite registrar e compartilhar a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA), histórica e recente, nos países membros da CPLP, com ênfase nos PALOP e Timor Leste a partir do mapeamento da documentação e memória de EJA nesses países na perspectiva de fomentar uma base comum e disponibilizar em rede para estudos e pesquisas.
ECOSS: Educação e Cooperação Sul-Sul em EJA ABRANGÊNCIA O Projeto abrange os países membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, , com ênfase nos PALOP’s (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e Timor Leste. No Brasil, a abrangência é articulada com os Centros de Referência e Núcleos já constituídos no país.
Multidimensionalidade do ECOSS Pesquisa Extensão Ensino
Projeto ECOSS Educação e Cooperação Sul-Sul em EJA Ação 1: Articulação e consolidação de parcerias com os Centros de Referência de EJA e Núcleos vinculados Ação 2: Pesquisa histórica e recente sobre EJA com os países parceiros Ação 3: Promoção de eventos nacionais e internacionais de cooperação sul-sul no âmbito de Governos, Instituições de Ensino Superior (IES) e Entidades da Sociedade Civil que atuam na EJA
ECOSS: Educação e Cooperação Sul-Sul em EJA Ação 4: Realização de atividades de Formação Continuada em EJA Ação 5: Promoção de ações de pesquisa e extensão, principalmente no Maciço do Baturité/CE Ação 6: Produção de publicações Ação 7: Criação e dinamização do Portal do Centro de Referência em EJA da cooperação Sul-Sul
Projeto ECOSS Educação e Cooperação Sul-Sul em EJA Ação 8: Produção de um Documentário sobre temática relevante de EJA Ação 9: Acompanhamento e avaliação permanente da implementação do Programa
Multidimensionalidade do ECOSS Pesquisa-Ação FormAção Comuni-Ação
Pesquisa histórica e recente em EJA no contexto da Cooperação Sul-Sul Questões reflexivas: O quê pesquisar? Para quê pesquisar? Para quem pesquisar? Quem pesquisa? Com quem se pesquisa? Onde pesquisar? Como pesquisar? Quando pesquisar?
Dimensões da Pesquisa Epistemológica Metodológica Temporal Território
Ação 2: Pesquisa histórica e recente sobre EJA com os países parceiros 2.1. Reunião de Trabalho com os países membros da Rede de Cooperação Sul-Sul na Oficina de Maputo para consolidação do Programa e planejamento participativo 2.2. Identificação de Instituições de Ensino Superior no Brasil e nos países parceiros para o desenvolvimento de pesquisa histórica e recente sobre EJA
Ação 2: Pesquisa histórica e recente sobre EJA com os países parceiros 2.3. Elaboração de um estado do conhecimento sobre a temática de EJA produzida no Brasil sobre os países parceiros e também produzida nos países envolvidos no Programa ECOSS, contemplando Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado, Artigos em Revistas indexadas, livros, entre outros 2.4. Coleta de dados, fontes históricas, documentos, referente à EJA para disponibilizar o acesso ao público no Portal do Centro de Referência de EJA no contexto da cooperação Sul-Sul
Ação 2: Pesquisa histórica e recente sobre EJA com os países parceiros 2.5. Mapear material literário e didático de EJA produzido nos países partícipes do Programa e elaborar Termo de Referência com vistas a novas produções referenciadas no material mapeado e analisado; tendo como referência temporal as CONFINTEA V e VI, portanto, entre 1997 e 2009 2.6. Parceria com a Ação Educativa com vistas ao fortalecimento da biblioteca digital e disponibilização do acesso no Portal do Centro de Referência de EJA da Cooperação Sul-Sul, viabilizando dessa forma a atualização da base de dados; criar uma interface para possibilitar a consulta simultânea à base digital (DSpace) e à base de dados bibliográfica; entre outros.
Produtos de pesquisa como bens sociais Catálogos Base de dados Mapas conceituais Glossários Exposições itinerantes Portal Memorial fotográfico Diários de campo ...
DAS UTOPIAS Se as coisas são inatingíveis. ora DAS UTOPIAS Se as coisas são inatingíveis... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos se não fora A mágica presença das estrelas! Mario Quintana - Espelho Mágico