Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB Redenção – Ceará – Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede de saúde em português
Advertisements

Apresentação do Projeto
FACULDADE METROPOLITANA
CÁTEDRA DA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
I Seminário Regional de Pesquisa
II Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA
PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Políticas de Educação de Jovens e Adultos Planejamento 2010
A Gestão Social pode ser vista como...
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Comissão de Educação dos Profissionais
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
Ministério da Educação
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
Educação Escolar Indígena
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
Cátedra UNESCO / UNILAB
XX Reunião Annual do Faubai
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Fabiano André Vergani
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
OBSERVATÓRIOS URBANOS
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
FORTALEZA, CEARÁ. BRASIL DE JUNHO DE 2010.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
TCP CPLP/FAO Formulação do Programa de Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul para a implementação da UNCCD INSTALAÇÃO DO COMITÉ NACIONAL DO TCP CPLP/FAO.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Comissão de EJA de Alagoas
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Uma Escola do Tamanho do Brasil
 .
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Formação, prática profissional e cultura de segurança Grupo B.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, diversidade e Inclusão – SECADI Conferência Internacional de Educação de Adultos – CONFINTEA- CONFINTEA.
EPORTUGUÊSe ePORTUGUÊSe Estratégia da OMS para o acesso à informação em saúde II Reunião de Coordenação da rede BVS ePORTUGUÊSe Maputo 17 a 20 de novembro.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
LUIZ EDUARDO FONSECA Fundação Oswaldo Cruz Centro de Relações Internacionais em Saúde COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DA FIOCRUZ COM A ÁFRICA E CPLP.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
Transcrição da apresentação:

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB Redenção – Ceará – Brasil

Aprender na vida, aprender junto do nosso povo, aprender nos livros e na experiência dos outros. Aprender sempre. (Amílcar Cabral, líder da luta pela independência de Cabo Verde e Guiné Bissau)

Lei Nº 12.289, de 20 de julho de 2010 Dispõe sobre a criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB e dá outras providências

Áreas de atuação da UNILAB no contexto atual: Administração Pública Desenvolvimento Rural Tecnologia e Engenharia Formação de Professores Saúde Pública

ECOSS Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Cooperação Sul-Sul

Instituição Proponente: UNILAB 2. Rede de Parceiros: DPEJA/SECAD/MEC UNESCO Rede de Cooperação Sul-Sul de EJA UFRN, UFPE, UFPB (IFES vinculadas à Cátedra da UNESCO de EJA), UFC, UFPA, UNIRIO, UFF Centros de Referência e Núcleos de EJA no Brasil Fórum de EJA/CE Universidades de países parceiros: UNI-CV, Universidade do Minho, UNIZAMBEZE Ação Educativa, ICAE

ECOSS: Educação e Cooperação Sul-Sul em EJA Pressupostos: EJA como componente essencial do direito à educação Desafio apontado na CONFINTEA VI: [...] passar da retórica à ação, envidando esforços para que as recomendações apresentadas no Marco de Ação de Belém sejam implementadas nas políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos (MARCO DE AÇÃO DE BELÉM, 2010, P. 3). Inclusão, Equidade, referenciada na aprendizagem ao longo da vida. Cooperação sul-sul em rede, com ênfase em ações que promovam o resgate da memória e o fortalecimento das políticas públicas, curriculares e de formação de educadores/as dos países envolvidos. Interdisciplinaridade Gestão Colegiada: parceiros nacionais e Rede de Cooperação Sul-Sul

ECOSS: Educação e Cooperação Sul-Sul em EJA Objetivo Geral: Constituir um Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da cooperação sul-sul, que possibilite registrar e compartilhar a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA), histórica e recente, nos países membros da CPLP, com ênfase nos PALOP e Timor Leste a partir do mapeamento da documentação e memória de EJA nesses países na perspectiva de fomentar uma base comum e disponibilizar em rede para estudos e pesquisas.

ECOSS: Educação e Cooperação Sul-Sul em EJA ABRANGÊNCIA O Projeto abrange os países membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, , com ênfase nos PALOP’s (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e Timor Leste. No Brasil, a abrangência é articulada com os Centros de Referência e Núcleos já constituídos no país.

Multidimensionalidade do ECOSS Pesquisa Extensão Ensino

Projeto ECOSS Educação e Cooperação Sul-Sul em EJA Ação 1: Articulação e consolidação de parcerias com os Centros de Referência de EJA e Núcleos vinculados Ação 2: Pesquisa histórica e recente sobre EJA com os países parceiros Ação 3: Promoção de eventos nacionais e internacionais de cooperação sul-sul no âmbito de Governos, Instituições de Ensino Superior (IES) e Entidades da Sociedade Civil que atuam na EJA

ECOSS: Educação e Cooperação Sul-Sul em EJA Ação 4: Realização de atividades de Formação Continuada em EJA Ação 5: Promoção de ações de pesquisa e extensão, principalmente no Maciço do Baturité/CE Ação 6: Produção de publicações Ação 7: Criação e dinamização do Portal do Centro de Referência em EJA da cooperação Sul-Sul

Projeto ECOSS Educação e Cooperação Sul-Sul em EJA Ação 8: Produção de um Documentário sobre temática relevante de EJA Ação 9: Acompanhamento e avaliação permanente da implementação do Programa

Multidimensionalidade do ECOSS Pesquisa-Ação FormAção Comuni-Ação

Pesquisa histórica e recente em EJA no contexto da Cooperação Sul-Sul Questões reflexivas: O quê pesquisar? Para quê pesquisar? Para quem pesquisar? Quem pesquisa? Com quem se pesquisa? Onde pesquisar? Como pesquisar? Quando pesquisar?

Dimensões da Pesquisa Epistemológica Metodológica Temporal Território

Ação 2: Pesquisa histórica e recente sobre EJA com os países parceiros 2.1. Reunião de Trabalho com os países membros da Rede de Cooperação Sul-Sul na Oficina de Maputo para consolidação do Programa e planejamento participativo 2.2. Identificação de Instituições de Ensino Superior no Brasil e nos países parceiros para o desenvolvimento de pesquisa histórica e recente sobre EJA

Ação 2: Pesquisa histórica e recente sobre EJA com os países parceiros 2.3. Elaboração de um estado do conhecimento sobre a temática de EJA produzida no Brasil sobre os países parceiros e também produzida nos países envolvidos no Programa ECOSS, contemplando Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado, Artigos em Revistas indexadas, livros, entre outros 2.4. Coleta de dados, fontes históricas, documentos, referente à EJA para disponibilizar o acesso ao público no Portal do Centro de Referência de EJA no contexto da cooperação Sul-Sul

Ação 2: Pesquisa histórica e recente sobre EJA com os países parceiros 2.5. Mapear material literário e didático de EJA produzido nos países partícipes do Programa e elaborar Termo de Referência com vistas a novas produções referenciadas no material mapeado e analisado; tendo como referência temporal as CONFINTEA V e VI, portanto, entre 1997 e 2009 2.6. Parceria com a Ação Educativa com vistas ao fortalecimento da biblioteca digital e disponibilização do acesso no Portal do Centro de Referência de EJA da Cooperação Sul-Sul, viabilizando dessa forma a atualização da base de dados; criar uma interface para possibilitar a consulta simultânea à base digital (DSpace) e à base de dados bibliográfica; entre outros.

Produtos de pesquisa como bens sociais Catálogos Base de dados Mapas conceituais Glossários Exposições itinerantes Portal Memorial fotográfico Diários de campo ...

DAS UTOPIAS Se as coisas são inatingíveis. ora DAS UTOPIAS Se as coisas são inatingíveis... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos se não fora A mágica presença das estrelas! Mario Quintana - Espelho Mágico