Encontro Regional da América Latina de Educação em Prisões

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Advertisements

Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho.
EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) REDE LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES INSTRUMENTOS IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO.
Educação Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida
Formato de propuesta para los cursos en el MERCOSUR SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA Ministério da Justiça.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Proposta para Rede Regional de Altos Estudos em Segurança com Cidadania SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA Ministério da Justiça.
Que EJA temos e queremos?
CÁTEDRA DA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
I Seminário Regional de Pesquisa
A pesquisa em temas da EJA na Argentina nas últimas décadas
III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PORTO ALEGRE 26 A 28 DE MAIO DE 2010 Painel: A formação do educador de.
PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE
Políticas de Educação de Jovens e Adultos
I EREJA CENTRO OESTE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
Fóruns de EJA do Brasil. Espaços de construção coletiva - Fóruns de EJA em 2008 Região Sudeste no X ENEJA 27 Fóruns estaduais e distrital de EJA. Locais.
CONFINTEA VI – Desdobramentos e impactos pós-CONFINTEA Timothy D
Profª Olga C. da Silva Durand UFSC
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
FUNDAÇÃO DE AMPARO AO PRESO Secretaria da Administração Penitenciária
Sérgio Haddad.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Leila Brandão SECAD/MEC
XX Reunião Annual do Faubai
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
II Seminário Internacional
“La discriminación por etnia o raza”
Mobilização em redes Fundação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Campanha Global pela Educação (1999); Semana de Ação Mundial pela Educação.
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Propostas de Nelson Pelegrino para Educação.
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Painel: Aspectos destacados
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
“Avaliação de Programas e Políticas para Juventude”
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
São Paulo.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
TCP CPLP/FAO Formulação do Programa de Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul para a implementação da UNCCD INSTALAÇÃO DO COMITÉ NACIONAL DO TCP CPLP/FAO.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Neste contexto, a Escola de Gente criou, em 2003, o projeto Oficineiros(as) da Inclusão, no qual jovens com e sem deficiência disseminam o conceito.
“Educação de jovens e adultos : desafios e perspectivas" CONAE Brasília, 28 março/01 de abril 2010 Sérgio Haddad
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
“O cuidado que eu preciso”: SUS pelo cuidado em liberdade
Política Nacional de Educação e a Formação de Professores Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação Secretária.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Educação básica de qualidade para todos
Cap-Net Brasil: Rede Brasileira de Capacitação em Recursos Hídricos Semana da Água Amazônica Oficina Gestão Estratégica de Recursos Hídricos 19 de março.
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Comissão de EJA de Alagoas
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
História. CONFINTEA Conferência Internacional sobre Educação de Pessoas Adultas da UNESCO.
LIÇÕES APRENDIDAS ANTES E DEPOIS DE CONFINTEA VI E FISC– BELEM 2009
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Trabalho e educação: juventude encarcerada
De Olho nas Metas Relatório de acompanhamento das 5 Metas do Todos Pela Educação.
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO.  Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Transcrição da apresentação:

Encontro Regional da América Latina de Educação em Prisões Brasília 27 e 28 de março de 2008

O papel estratégico da Unesco na temática da educação em prisões Timothy Ireland Unesco, Brasília

Forte ligação da temática de educação em prisões com as metas: Educação para Todos - EPT Década de Alfabetização - UNLD Desenvolvimento do Milênio - MDG Declaração de Hamburgo

Plan de acción para el futuro 47. Reconocer el derecho de todas las personas encarceladas a aprender: a) proporcionando a todos los presos información sobre los diferentes niveles de enseñanza y formación y acceso a los mismos; b) elaborando y aplicando en las cárceles programas de educación general com la participación de los presos, a fin de dar resposta a sus necesidades e a sus aspiracionais en materia de aprendizaje; c) haciendo más fácil que las organizaciones no gubernamentales, los profesores e otros responsables de actividades educativas trabajen en las cárceles, posibilitando asé el acceso de las personas encarceladas a los estabelecimentos docentes y fomentando iniciativas para relacionar los cursos seguidos en las cárceles con los que tienen lugar fuera de ellas.

Os baixos índices de educação da população encarcerada apontam o grau de marginalização e exclusão da população carcerária.

Perfil da população carcerária no Brasil: 95% são pobres; 96% são homens; mais de 50% têm menos de 30 anos; 70% não completaram o ensino fundamental; 10,5% são analfabetos absolutos; apenas 18% estão envolvidos em atividades educacionais.

CENÁRIO DA AMÉRICA LATINA 1. População total

CENÁRIO DA AMÉRICA LATINA 2. População prisional

CENÁRIO DA AMÉRICA LATINA 3. População prisional, presos por 100 CENÁRIO DA AMÉRICA LATINA 3. População prisional, presos por 100.000 hab.

CENÁRIO DA AMÉRICA LATINA. 4 CENÁRIO DA AMÉRICA LATINA 4. População prisional, % de privação de liberdade.

Como parte do processo de construção da VI CONFINTEA: informes nacionais, informes regionais, relatório global – GRALE. Bases estratégicas: cooperação sul-sul, cooperação norte-sul-sul

Principais temáticas: Educação, trabalho e saúde Principais temáticas: Educação, trabalho e saúde. Necessidade de uma articulação mais forte entre as agências internacionais: Unesco (OREALC/UIL), UNODC, OIT, ILANUD, OEI para ver como articular melhor as suas ações

Exemplo 1: criação de uma rede de cooperação sul-sul: experiência com os países africanos de língua portuguesa no campo da alfabetização e educação de jovens e adultos. Exemplo 2: Projeto Educando para a Liberdade. Cooperação técnica com os Ministérios da Educação e Justiça com o apoio de recursos do Governo Japonês

Gracias Timothy Ireland timothy.ireland@unesco.org.br