CONFINTEA VI – Desdobramentos e impactos pós-CONFINTEA Timothy D

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Estrutura da apresentação:
Transcrição da apresentação:

CONFINTEA VI – Desdobramentos e impactos pós-CONFINTEA Timothy D CONFINTEA VI – Desdobramentos e impactos pós-CONFINTEA Timothy D. Ireland (UNESCO)

Estrutura da apresentação: CONFINTEAS como processo e reflexos da época Conceitos de EJA Contexto da CONFINTEA VI CONFINTEA como processo Objetivos da Conferência Desafios e temáticas centrais de Belém Desdobramentos e impactos pós-CONFINTEA

CONFINTEA como processo CONFINTEA vem do título em francês: “CONFérence INTernationale sur l’Education des Adultes”. CONFINTEAS como processo e não como eventos. Criação da UNESCO – 1946 Declaração Universal de Direitos Humanos – 1948 CONFINTEA – I: Elsinore (Dinamarca 1949)

CONFINTEA como processo CONFINTEA I – 1949 – Elsinore, Dinamarca Contexto: logo depois da segunda guerra – reconciliação e paz Participação: 100 Participantes: menos de 30 estados membros + ONGs. CONFINTEA II – 1960 – Montreal, Canadá Contexto: rápido crescimento econômico Participação: 200 participantes: 50 estados membros + ONGs. CONFINTEA III – 1972 – Tóquio, Japão Contexto: rápido crescimento econômico, pós-independência para muitos países, especialmente da África. Participação: 400 participantes: 80 estados membros e ONGs

CONFINTEA como processo CONFINTEA IV – 1985 – Paris, França Contexto: crise econômica, contenção nos orçamentos públicos Participação: 800 participantes: mais que 100 estados membros + ONGs. CONFINTEA V – 1997 – Hamburgo, Alemanha Contexto: Conferências Internacionais da década de ’90 Participação: 1.300 participantes: 150 estados membros + 500 ONGs. CONFINTEA VI – 2009 – Brasil Contexto: Diversas agendas internacionais: EFA, MDGs, UNLD, DESD e Fóruns Mundiais Sociais (2003 – 2007): recessão global: uma conferência de incertezas nascida num período de incertezas Participação: 2.000 participantes – 170 estados membros + ONGs

Conceitos de EJA Educação de base/educação fundamental Alfabetização e alfabetização funcional EJA no contexto da educação permanente Educação Popular Educação de jovens e adultos (EJA) Aprendizagem ao longo da vida Aprendizagem e educação de adultos ao longo da vida

Conceitos de EJA A educação de adultos engloba todo o processo de aprendizagem, formal ou informal, onde pessoas consideradas ‘adultas’ pela sociedade desenvolvem suas habilidades, enriquecem seu conhecimento e aperfeiçoam suas qualificações técnicas e profissionais, direcionando-as para a satisfação de suas necessidades e as de sua sociedade. (Declaração de Hamburgo, 1997)

Conceitos de EJA Educação e aprendizagem de adultos (EAA) ao longo da vida como elemento integral da democracia: educação como direito de todos em qualquer período da vida; importância da alfabetização e EAA por dar acesso a outros direitos humanos fundamentais; constituinte básico de cidadania informada: a cidadania como exercício da democracia informada.

Contexto da CONFINTEA VI Chamada à Ação e à responsabilização de Bangcoc 2003: assinalou ‘uma regressão inquietante neste campo”; Compromissos assumidos em Hamburgo em 1997 não receberam a atenção merecida; Declínio no financiamento público para a EAA; Enfraquecimento das Nações Unidas: uma situação mundial dominada pelo medo e pela insegurança; Aumento da migração interna e externa; Crises de energia e de alimentos/água e aquecimento global; Globalização dos mercados de trabalho; Questões que desafiam as filosofias e as fundações de nossos sistemas atuais de educação.

Contexto da CONFINTEA VI Mundo: 776 milhões de analfabetos: dois terços de mulheres. Concentração de 56% em quatro países: Paquistão, Bangladesh, Índia e China; 43,5% da população mundial sobrevive com menos de US$2 por dia; América Latina: 35milhões de analfabetos e mais de 110 milhões sem concluir o ensino fundamental; Brasil: 14.4 milhões de analfabetos e mais de 69,7 milhões que não concluíram o ensino fundamental.

Contexto da CONFINTEA VI Processo preparatório da CONFINTEA VI (2007-2009): Nacional: elaboração de Informes Nacionais (151 comparado com 70 em 1997) e mobilização nacional; Regional: preparação de Relatórios Regionais de Síntese e realização de Conferências Regionais; Global: elaboração do Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (GRALE) e do documento base: Marco de Ação de Belém e realização da VI Conferência Internacional em maio/2009.

CONFINTEA como processo Os princípios organizativos da Conferência Cultura da sustentabilidade – ambientalização Participação: CONFINTEA ampliada – transmissão e debates Confintea como processo de aprendizagem: GTs e estudantes Diversidade cultural

CONFINTEA como processo Organização local: Ministério da Educação Ministério das Relações Exteriores Representação da UNESCO em Brasília Secretaria Estadual de Educação do Pará (Governo do Estado do Pará) Prefeitura de Belém Universidades públicas – UFPA e UEPA

CONFINTEA como processo Organização local em GTs GT de logística GT de segurança GT de comunicação GT cerimonial GT da cultura GT da CONFINTEA ampliada/universidades

Objetivos da CONFINTEA VI 1. Avançar o reconhecimento da aprendizagem e educação de adultos como elemento importante para a aprendizagem ao longo da vida, da qual alfabetização é o alicerce; 2. Destacar o papel crucial da aprendizagem e educação de adultos para alcançar as atuais agendas internacionais de educação e desenvolvimento (EFA, MDGs, UNLD, LIFE e DESD); 3. Renovar o impulso e compromisso políticos e desenvolver as ferramentas para implementação para que movamos da retórica para ação.

Temáticas centrais da CONFINTEA VI O contexto de expectativas não satisfeitas e a crise financeira e econômica que resultaram numa recessão global, apontam a necessidade de aprofundar as seguintes temáticas: 1. Políticas: importância de políticas e legislação fundamentadas no conceito da aprendizagem ao longo da vida; 2. Gestão: implementação de políticas de forma efetiva, transparente, eqüitativa e responsável. Representatividade e participação de todos os segmentos: governo e sociedade civil; 3. Financiamento: garantia de recursos para oferta de qualidade; 4. Participação, inclusão e equidade: conceito básico da educação inclusiva – necessidade de atender as demandas e necessidades de aprendizagem da vasta diversidade de grupos; 5. Qualidade: relevância dos conteúdos, profissionalização de educadores, enriquecimento de ambientes de aprendizagem, empoderamento de indivíduos e comunidades; 6. Alfabetização de adultos: competência chave para todos os cidadãos e alicerce do processo educacional.

Temáticas centrais da CONFINTEA VI Num quadro de incertezas, sinais positivos: Número de informes nacionais recebidos; Nível de participação nos processos de mobilização; Confirmação de participação: 73 estados membros e 51 ministros de educação Estimativa que por cada ano adicional na escolaridade média da população adulta, há um crescimento correspondente de 3,7% no crescimento econômico, a longo prazo, e 6% aumento na renda per capita. Estamos num período de incertezas sobre as soluções e as saídas para a crise. Existe uma certeza entre as incertezas quanto às soluções e saídas para a crise e é que a educação e especialmente a educação de adultos será chamada a desempenhar papel central.

Programação da Conferência

Pós-CONFINTEA Internacional Regional Nacional: governo e sociedade civil Papel dos Fóruns de EJA

Desdobramentos e impactos pós-CONFINTEA Obrigado Timothy Ireland timothy.ireland@unesco.org.br Fone: (+55 61) 2106-3548