Encontros Regionais da Agenda Territorial PANORAMA DA EJA NO ESPÍRITO SANTO Agenda Territorial do ES.

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Transcrição da apresentação:

Encontros Regionais da Agenda Territorial PANORAMA DA EJA NO ESPÍRITO SANTO Agenda Territorial do ES

Percentual de Analfabetismo Absoluto Brasil Espírito Santo Dados do censo 2010 e ,78, ,63%9,6

Percentual de analfabetismo no ES por idade 15 anos ou mais 15 a 24 anos25 a 39 anos40 a 59 anos60 anos ou mais Total% % % % % , , , , ,8

Dados sobre analfabetismo absoluto na região da Grande Vitória MunicípioNº de analfabetos PercentualAtendimento 1ª a 4ª Relação de atendimento por demanda em potencial Colatina6.8727,73% 34020,21 Alto Rio Novo93317,01% 1754,8 Baixo Guandu294113,16% 8435 Governador Lindenberg 95711,39% s/ds/atendi mento 957 Marilândia108212,11% 1572,1 Pancas ,56%24118 São D. Norte 75412,11%2727,9

MunicípioNº de analfabetos PercentualAtendimento 1ª a 4ª Relação de atendimento por demanda em potencial São Roque %7124 Itaguaçu ,42%10152,2 Itarana87410,05%8109,2 Linhares ,56%53120,01 Mucurici86019,87%4718,24 Montanha237717,39%14016,9 Porto Belo114821,69%2939,05 Pedro Canário ,07%13822,05 Pinheiros300717,21%10816,7 Ecoporanga354320,18%11322

MunicípioNº de analfabetos PercentualAtendimento 1ª a 4ª Relação de atendimento por demanda em potencial Água Doce do Norte %4143,26 C. Barra312315,22%21714,39 São Mateus79119,77%42118,79 Nova Venécia401411,39%4197,9 Vila Pavão96114,23%0961 Barra S. Francisco ,72%7069,82 Boa Esperança176116,51%3945,15 Mantenópolis190718,61%10190,7 Vila Valério148814,07%01488 São G. Palha262710,57% 17154,5

MunicípioNº de analfabetos PercentualAtendimento 1ª a 4ª Relação de atendimento por demanda em potencial Jaguaré246413,7%8030,8 Sooretama244514,59%4554,33

Dados negativos sobre estrutura educacional do no ES Dos 78 municípios do Espírito Santo apenas 24 se constituíram como sistemas de ensino; Dos 78 municípios apenas 46 municípios possuem alguma oferta de EJA em um dos primeiros segmentos ou em ambos (Dados fornecidos pela SEDU); Do total de municípios 21 não possuem nenhuma oferta no ensino médio, embora em 15 desses municípios o estado oferte ensino fundamental (Dados fornecidos pela SEDU); Forte cultura de desobrigação dos municípios para com a EJA; Cultura de entender a EJA como ensino regular divido pela metade.

Orientações para ampliação da EJA no estado Flexibilização das propostas na constituição da modalidade – currículo, carga horária, espaços de funcionamento; Atendimento diversificado, incluindo propostas diversificadas no âmbito de um mesmo sistema/rede de ensino para grupos étnicos, camponeses, possibilidade de estudos; faixa etária; Garantia da continuidade das demandas de turmas iniciadas em programas de alfabetização ; Acionar o ministério público e demais órgãos competentes quando constatado negligência por parte do poder público; Realizar chamada pública para EJA;