Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Certificação Digital: mais uma bugiganga para a EAD ?
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
Curso de novas tecnologias na escola
Instrumentos de Avaliação - MEC
Interação com os Alunos
Planejamento geral de um curso
Conceitos de Educação a Distância
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Aprimoramento dos servidores do Judiciário através do ensino à distância 1º Congresso de Política Judiciária e Administração da Justiça.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
SEMINÁRIO “e-proinfo Educação sem distância”
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
A relação Professor/ Aluno
Autoavaliação Institucional e a CPA
Introdução à Educação à distância
‘‘Um Campus completo é aquele que se propõe a oferecer uma educação integral em um espaço para se fazer amigos que durem a vida toda’’ Viviane Brito,
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
OBJETIVOS Gerais Investigar as perspectivas e limites do ensino à distância na formação de professores e professoras em nível superior Comprovar a viabilidade.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Virgínia Maria Pereira de Melo Dirigente Municipal de Educação de Anápolis/ GO Presidente da Undime/ GO e da Undime Região Centro-Oeste Os desafios da.
Transcrição da apresentação:

Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE DE TUTORIA E ACOMPANHA- MENTO

A definição por uma concepção de educação que privilegia um projeto pedagógico sustentado por uma visão de educação centrada no aprendiz e que portanto, pretende, concretamente, desenvolver uma prática educativa de interação pedagógica cujos objetivos, conteúdos e resultados obtidos devem se identificar com aqueles que caracterizam a educação como projeto e processo humanos.

...É a ação recíproca entre dois sujeitos - múltiplos olhares para um mesmo fato, o que sempre vai exigir uma mediação pedagógica!

Frente à essa concepção assumimos um conceito de tutoria que expressa um pouco de nossas preocupações e permanentes ações: "É um sistema de ação docente que propicia a mediação (interação que se utiliza de um canal de comunicação: correio, rádio, TV e outros) e a facilitação da aprendizagem, em educação a distância, com o fim de acompanhar e assessorar todo o processo de construção do conhecimento dos alunos envolvidos, tanto no aspecto pedagógico - motivacional como no que diz respeito ao conteúdo específico, de forma a garantir a qualidade do processo ensino-aprendizagem."

Para tal, definimos como horizonte de ações, os limites e as possibilidades de um acompanhamento que envolve tanto os aspectos pedagógicos-motivacionais como os relacionados com os conteúdos específicos...

Por tudo isso, cada vez mais temos nos certificado de que, educação na modalidade a distância, também se faz com pessoas e entre pessoas.

...têm nos fortalecido cada vez mais de que nossos caminhos, buscas, estudos e pesquisas não têm sido em vão! Afinal, como nos asseguram os integrantes os integrantes da comissão assessora para educação superior a distância, no relatório final da comissão (2002, p. 14): "...o aluno é sempre o foco de um programa educacional e um dos pilares para garantir a qualidade de um curso a distância é a interação de professores e alunos, hoje muito facilitada pelo avanço das tics (tecnologias de informação e comunicação) (...) a interação é um componente fundamental no processo de construção do conhecimento"...