Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Encontro com professores
Certificação Digital: mais uma bugiganga para a EAD ?
Parceiros na Aprendizagem. Oferecer acesso a tecnologias inovadoras para que pessoas e negócios alcancem seu potencial pleno. Missão.
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL
Novo cenário da EAD nos cursos superiores
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
Reflexões sobre o Censo.EAD.BR 2009
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Universidade – Tecnologias – Articulação
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Desafios e oportunidades do EAD
PÓS-GRADUAÇÃO `LATO SENSU` NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Histórico da Educação a Distância
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Nome: Cristiane Perpétua de Oliveira Módulo: Introdutório Unidade/Etapa: 3.
Setor de ensino-aprendizagem Anna Cláudia Satie Henrique Terada Vanessa Pazzini.
Universidade Agostinho Neto
VII ESUD 2010 Congresso Brasileiro de Ensino a Distância- Cuiabá Grupo de Discussão- 7 Institucionalização Mediadora: Dra. Katia Siqueira de Freitas Universidade.
CRISLAINE CASSIANO DRAGO FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: UMA EXPERIÊNCIA EM TUTORIA NA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA MACAPÁ - AP.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES
Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger
Central de Apoio Tecnológico 23ª Coordenadoria Regional de Educação Núcleo de Tecnologia Educacional Equipe: Marinez Forest Santos Nilva Michelon Edgar.
concepção pedagógica e metodologia
Secretaria Municipal de Educação de Esmeralda
EaD UNIMINAS Na contemporaneidade Alunas: Christian Kelly
Curso de Capacitação em EAD
XVII FORUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 22 a 25 de maio de 2005.
Jeniffer Martinez Nathalia Godói Fernanda Ferreira Marileidi Cardoso
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Introdução à Educação à distância
Secretaria de SEED Educação a Distância As tecnologias da informação e a Educação: a ação do Governo Prof. Dr. Marcos Dantas Secretário de Educação a Distância.
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:

Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais
Linha do Tempo da EaD no Brasil
/ / Década de SAIR.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Linha do Tempo da EaD no Brasil
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
AUDIOVISUAIS Arte, técnica e linguagens Prof. André Aparecido da Silva

Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Centro de Educação a Distância em Saúde: O Que É Criado e operado pelo Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP; Conta com uma infra-estrutura tecnológica.
Educação a Distância panorama Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Instituições privadas oferecem cursos pagos por correspondência.
Conceituação e Modelos
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
Transcrição da apresentação:

Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância ABRAEAD - 2005 Instituto Monitor / ABED

Panorama em 2004 (EaD credenciada + grandes projetos) ABRAEAD/2005 Básico a Pós 309.957 Sebrae Cursos de gestão 176.514 Fundação Rob. Marinho Telecurso 2000 393.442 Senai Profissionalizantes 10.305 Senac 37.973 Gov. do Estado de São Paulo Form. prof. e reforço escolar 132.223 Fund. Telemar Telemar Educação 77.494 Total 1.137.908

Potencial altamente inclusivo Seleção de locais distantes de grandes centros (Fund. Roberto Marinho, Telemar Educação, Senac, Senai) Instalação de tecnologia de ponta em ambientes públicos (Gov. Est. São Paulo, Telemar Educação) Oportunidades de resgate educacional (Fundação Roberto Marinho, ABRAEAD/2005)

Recorte: instituições credenciadas oficialmente 309 mil pessoas – básico a pós Realizam avaliações com critérios semelhantes Submetem projeto pedagógico a fóruns públicos como conselhos de educação Seguem normas do MEC Grupo permite identificação e mensuração amigável

Distribuição de alunos e instituições no país (credenciadas oficialmente) Região Alunos % Instituições Norte 11.644 3,7 11 6,6 Nordeste 57.982 18,7 10 6 Centro-oeste 23.588 7,6 18 11.4 Sudeste 163.887 53 90 54 Sul 52.856 17 37 22 Brasil 309.957 100 166

Amostra Formulário detalhando metodologias e recursos Respostas de 62 instituições oficialmente credenciadas a ministrar EaD (37% do universo, de 166 instituições) 64% do total de alunos no país

Mídias mais utilizadas

Apoio oferecido ao aluno E-mail 87% Telefone 82% Prof. presencial 76% Prof. on-line 66% Fax 58% Carta 50% Reunião Presencial 45% Reunião Virtual 44%

Dia 19, terça-feira, 12 horas, sala 3 Lançamento do ABRAEAD-2005