MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED Criação das Bases de uma Futura Universidade Aberta do Brasil - UAB Ronaldo Mota Secretário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
Instrumentos de Avaliação - MEC
Universidade – Tecnologias – Articulação
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Ministério da Educação
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 12° Congresso Internacional.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
A Educação a Distância é possível?
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 12° Congresso Internacional.
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Ministério da Educação
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação a Distância- SEED Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
/ / Década de SAIR.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
UNIVERSIDADE ABERTA DE EDUCACAO PERMANENTE EM SAUDE DEZ/2007.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG

BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial - DEB CAPES/MEC Secretaria de Educação.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED Criação das Bases de uma Futura Universidade Aberta do Brasil - UAB Ronaldo Mota Secretário de Educação a Distância

CONSIDERAÇÕES GERAIS: Cenário Nacional – Justificativas Caráter estratégico da Educação Superior e do desenvolvimento científico e tecnológico para o crescimento sustentado do país Necessidade de aumento de vagas na educação superior, para a inclusão de jovens com idade entre 18 e 24 anos, assim como atender às exigências de educação continuada

CONSIDERAÇÕES GERAIS: Cenário Nacional – Justificativas Demanda de formação inicial e continuada de docentes para a educação básica Necessidade de oportunizar modelos alternativos para formação continuada de profissionais junto às empresas e corporações Estratégia de criação de comunidade brasileira de pesquisadores na área de Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Aberta e a Distância

CONSIDERAÇÕES GERAIS: POSSIBILIDADES FÓRUM DAS ESTATAIS PELA EDUCAÇÃO Espaço de diálogo e articulação para desenvolvimento de ações que visam potencializar as políticas públicas em Educação Ações prioritariamente voltadas para a inclusão e justiça social Governo Federal (MEC) – Empresas Estatais

CONSIDERAÇÕES GERAIS: POSSIBILIDADES FÓRUM DAS ESTATAIS PELA EDUCAÇÃO Eixos estratégicos: Programa Interface Atendimento às necessidades de pesquisa e de formação de recursos humanos das Empresas Estatais Infra-estrutura para educação a distância Políticas de inclusão através da educação

CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - ANTE - (OCIP)

MISSÕES GERAIS PROPOSTAS PARA A ANTE: 1) Criação de Programa de Bolsas de Pesquisa em EAD; 2) Organização de Consórcios Estaduais de Universidades; 3) Consolidação das Bases da Futura Universidade Aberta do Brasil -UAB MISSÕES GERAIS PROPOSTAS PARA A ANTE: 1) Criação de Programa de Bolsas de Pesquisa em EAD; 2) Organização de Consórcios Estaduais de Universidades; 3) Consolidação das Bases da Futura Universidade Aberta do Brasil -UAB

1) Programa de Bolsas de Pesquisa em EAD : * seleção de pesquisadores, de instituições educacionais ou empresas, por meio de edital da CAPES; * edital será construído em consonância com metas definidas pelo FÓRUM e ANTE; * definição de projetos prioritários, bem como quantitativo de bolsistas.

1)Programa de Bolsas de Pesquisa em EAD : PROPOSTA INICIAL: Seleção, ainda em 2005, de 200 (duzentos) pesquisadores, os quais teriam dois anos para desenvolvimento dos projetos aprovados. Nesse período cada pesquisador receberia uma bolsa, acrescido de um grant, para despesas de custeio associadas ao desenvolvimento do projeto. Em 2006, haveria duas seleções semestrais, cada qual com seleção de 200 (duzentos) pesquisadores.

1)Programa de Bolsas de Pesquisa em EAD : INCUMBÊNCIAS: Os bolsistas terão, além da consecução de seus respectivos projetos, de atuar como consultores ad hoc nas matérias que forem de interesse no processo de implantação dos consórcios estaduais e consolidação da UAB, assim como participarem, quando solicitados, dos subsídios para as definições de diretrizes gerais da ANTE.

1)Programa de Bolsas de Pesquisa em EAD : FLUXO PARA OS BOLSISTAS: seleção bolsistas set/ bolsistas abr/ bolsistas set/2006 avaliação abr/ bolsistas set/2007

1)Programa de Bolsas de Pesquisa em EAD : CUSTOS PREVISTOS - TRIÊNIO 2005/2007: Ano Previsão orçamentária R$ ,00R$ ,00R$ ,00 Número de Bolsistas (2005) (abr/dez) (set/dez) 600 (2005/2006) (abr/dez) (set/dez) Detalhamento computados bolsas + grant set. a dez. computados bolsas + grant abr. a dez. set. a dez. computados bolsas + grant já em regime estacionário

2) Organização de consórcios estaduais de universidades : * A ANTE estimulará, nos Estados da Federação, a organização de regimes de consórcios cooperativos entre União, Estados e Municípios * Capitaneadas pelas universidades públicas, especialmente pelas IFES

2) Organização de consórcios estaduais de universidades : * responsabilização prioritária das universidades consorciadas em oferecer corpo docente qualificado, formulação dos projetos pedagógicos e dos recursos didáticos associados aos cursos e programas propostos. * caberia ao consórcio a discussão e definição do planejamento curricular e pedagógico, preparação de roteiros de cursos, produção áudio-visual, textos de acompanhamento e avaliação do aluno e do curso

2) Organização de consórcios estaduais de universidades : * responsabilização prioritária dos Poder Público Estadual na consolidação de um Centro Estadual de Tecnologias Educacionais (CETE), que deverão prover as tecnologias de acesso, mediante o estabelecimento e a manutenção de uma rede multimídia

2) Organização de consórcios estaduais de universidades : * responsabilização da comunidade municipal ou regional, através de uma OCIP, denominada Associação Regional de Tecnologias Educacionais (ARTE), co-responsáveis com o Poder Público Municipal, em oferecer a infra- estrutura local dos Pólos de Tecnologias Educacionais (POTE), atendimento, via tutores e laboratórios presenciais, conforme diretrizes das instituições proponentes dos cursos e programas.

3) Universidade Aberta Brasileira - UAB : * Modelos para a futura UAB * Estruturas Organizacionais Instituições especializadas (single-mode) Instituições Integradas (dual-mode) * Experiência das IFES - UNIREDE

PARADIGMA DA UNIVERSIDADE ABERTA Por natureza é mais do que uma instituição educacional, é um conceito Aberta nas possibilidades de acessoAberta nas possibilidades de acesso Aberta ao longo do desenvolvimento dos cursosAberta ao longo do desenvolvimento dos cursos Aberta na conclusão dos estudosAberta na conclusão dos estudos

PARADIGMA DA UNIVERSIDADE ABERTA Entre os atributos de uma UA estão: * baseadas em EAD e TICs de aprendizagem flexível; * aprendizagem individualizada ou personalizada; * estrutura organizacional própria: simples, pequena e ágil; * compromisso com a excelência e eficiência

UNIVERSIDADE ABERTA NO BRASIL Do ponto de vista de figura jurídica, a mais provável e compatível proposta seria a UAB constituída como uma entidade aberta, nos moldes de uma Organização Social (OS), similar ao Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS). Assim, a UAB seria operada por uma Associação Brasileira de Tecnologias da Aprendizagem (ABTA), mediante um contrato de gestão conveniado. Do ponto de vista de figura jurídica, a mais provável e compatível proposta seria a UAB constituída como uma entidade aberta, nos moldes de uma Organização Social (OS), similar ao Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS). Assim, a UAB seria operada por uma Associação Brasileira de Tecnologias da Aprendizagem (ABTA), mediante um contrato de gestão conveniado.

UNIVERSIDADE ABERTA NO BRASIL As tecnologias de entrega dos cursos da UAB devem ser: (1) televisão em circuito aberto, em conjunção com (2) material impresso; e (3) World Wide Web. Dessa forma, todas as camadas sociais da sociedade brasileira serão atendidas. As emissoras de TVE em todo o país poderiam distribuir o sinal da UAB através de side- bands dos seus sinais normais, assim diminuindo os custos normalmente elevados de transmissão.