Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

A atitude dos discentes no ensino superior a distância
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Maio / 2006.
Mesa-redonda Análise e avaliação da aprendizagem em suporte ao aluno
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED Criação das Bases de uma Futura Universidade Aberta do Brasil - UAB Ronaldo Mota Secretário.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Instrumentos de Avaliação - MEC
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Desafios e oportunidades do EAD
                             VIPES/Dipes.
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
SISTEMAS DE ENSINO.
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educere Consultorias e Projetos
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 12° Congresso Internacional.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Cursos de Graduação a Distância da UFSC
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Tipos de Tutoria.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
A Educação a Distância é possível?
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 12° Congresso Internacional.
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
Cursos de Especialização Novas Tecnologias no Ensino da Matemática
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Sistema Universidade Aberta do Brasil
CIAED 2014 Integração das modalidades a distância e presencial por meio da virtualização Roberto Iunskovski.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação a Distância- SEED Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB - IMPLEMENTAÇÃO E PERPECTIVAS Outubro – 2008 Celso Costa Diretor de Educação a Distância UAB – SEED - CAPES - MEC.
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
Projeto Formação GESAC. O Programa GESAC e seus Parceiros Foi criado pela Portaria MC 256, de 13/03/2002 e regulamentado pela Portaria MC 483, de 12/08/2008.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Educação a Distância panorama Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña.
Fórum EAD Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação a Distância Silvestre Novak Vice-Secretário de Educação a Distância.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
1° Encontro.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Comitê Assessor Interinstitucional Novembro de 2009.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional – ABED Brasília - DF abril/2006

Desenho do Sistema Universidade Aberta $ RSA Consórcios Municípios ConvêniosPólos AssembléiaGeral ConselhoEducacionalCientífico Diretoria Estatuto OrganizaçãoGestora IESUF IESUF IESUF EEMECANDIFES

Projeto Piloto – Curso de Graduação em Administração Pretende-se elaborar projeto pedagógico para curso a distância de Administração: 1.Projeto de Administração na modalidade a distância em uma única ênfase; 2.com metodologia de ensino/aprendizagem que ofereça aos estudantes possibilidade de construção autônoma e crítica do conhecimento; 3.baseado em diversos recursos: impressos, áudios, vídeos, multimídia, Internet, correio eletrônico, chats, fóruns e videoconferências.

Projeto Piloto – Estados Pioneiros em EAD Ceará;Ceará; Mato Grosso;Mato Grosso; Pará;Pará; Rio de Janeiro;Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul;Rio Grande do Sul; Santa Catarina.Santa Catarina.

Projeto Piloto – Referencial-Modelo Será adotado o referencial do Curso de Administração desenvolvido pelo Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro – CEDERJ. Duração de quatro anos e meio.

Projeto Piloto – Universidades Universidades participantes públicas federais públicas estaduais Parcerias entre as universidades nos estados As universidades públicas, coordenadas pelas universidades federais de cada Estado, deverão promover ações necessárias para concretização de parcerias visando o atendimento ao programa.

Projeto Piloto – Pólos Regionais Estabelecimento dos Pólos Regionais Em cada Estado participante do projeto piloto, serão definidos, pelas universidades, os locais adequados dos pólos regionais e sua infra-estrutura, para atendimento adequado aos estudantes nos encontros presenciais.

Projeto Piloto – Apoio Tutoria/Docente Sistema de Tutoria Tutoria local – será realizada presencialmente nos pólos. Tutoria a distância – será realizada por meio de fax, telefone e Internet. Infra-estrutura para o sistema de tutoria As universidades terão como sede as salas de coordenação onde os tutores e os professores responsáveis pelas disciplinas do curso realizarão as atividades ligadas aos respectivos cursos. Os pólos terão infra-estrutura computacional e de telecomunicações equivalentes às existentes nas universidades para as atividades de coordenação do pólo e tutoria.

Projeto Piloto – Apoio Tutoria/Docente Composição da equipe docente e de tutoria nas universidades Coordenador do curso, pelos professores conteudistas e pelos tutores. Composição da equipe de tutoria nos pólos Coordenador geral, coordenador de cada área do conhecimento e da equipe dos demais tutores. Relação quantitativa Alunos/Tutores Inicialmente, a tutoria a distância terá uma célula básica formada por um professor efetivo do quadro da universidade, auxiliado por cinco tutores para cada grupo de 250 alunos.

Projeto Piloto – Apoio Pedagógico Material Didático Formatos em mídia eletrônica e material impresso. TICs para potencializar o ensino-aprendizagem Bibliotecas Nos pólos Digital via Internet: Portal Domínio Público Portal de Periódicos da CAPES

Projeto Piloto – Processo Seletivo Número Previsto de Vagas Três mil vagas nacionais, sendo 500 vagas por região (Estado) Processo seletivo Constituir-se-á de provas e análise de títulos. Sugestão: As provas de vestibular terão peso 6 (seis) e a análise de títulos 4 (quatro). Característica do Vestibular Provas de Português, Matemática e Conhecimentos gerais.

Projeto Piloto – Datas Previstas Primeiro processo seletivo: Início de janeiro de 2006 Curso preparatório para o vestibular Novembro de 2005 Programa de capacitação de professores e tutores Outubro de 2005

Projeto Piloto – Custos e Custeio Estimativa de custos: O custo anual estimado por aluno é de R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos) reais. Material impresso é de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta) reais para todo o curso. Sistema de custo Observadas a particularidades de cada região deverá ser produzida uma planilha que especifique o custo modal, por aluno. Patrocinadores do Programa Ministério da Educação Empresas Estatais Co-Patrocinadores Empresas de economia-mista, estatais e autarquias públicas, municipais, estaduais e federais.

Identidade Visual - Logomarca