Análise de Conjuntura Política

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fatores que intervêm no Planejamento de RH
Advertisements

CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade
CAMPANHA “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” REALIZAÇÃO Central Única dos Trabalhadores Secretaria Nacional Sobre.
III – ANÁLISE AMBIENTAL
TEMAS PARA DISCUSSÃO. TEMAS PARA DISCUSSÃO TEMAS PARA DISCUSSÃO A crise mundial ameaça o crescimento dos países pobres e semi-coloniais, dito “emergentes”
OS DESAFIOS DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA
Panorama RS História de surtos de crescimento econômico (média de menos de 1,8% a.a. nos últimos 13 anos). Ausência de investimentos, inibindo o crescimento.
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Evolução do PIB do RS e as Medidas de Estímulo.
Abismo fiscal nos EUA e os Riscos para 2013
O Cenário Econômico Atual
1 Análise de Conjuntura Política Brasil Maio
1 Análise de Conjuntura Política Brasil – RS Jan
1 Análise de Conjuntura Política Brasil Mar
1 Análise de Conjuntura Política Brasil Junho h.
O SUS não muda. O que muda no SUS?
Conjuntura macroeconômica
A ASCENSÃO DA CHINA NO SISTEMA MUNDIAL E OS DESAFIOS PARA O BRASIL
GESTÃO DE ONGS Características e Desafios
Planejamento Estratégico
CENÁRIO ECONÔMICO Internacional - Retrospectiva
A INFLAÇÃO Saindo da recessão
José Augusto Savasini Novembro, 2002
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Paulo César Medeiros SEPLAG - RJ. Algumas Premissas Crescimento das Demandas Sociais no Séc XX Ascenção e Limites do Estado do Bem Estar As Crises do.
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
Luiz Henrique Schuch Vice –presidente do ANDES-SN
Luiz Carlos Bresser-Pereira 2 o. Encontro Nacional de Professores de Economia, Florianópolis, 12 de dezembro de 2011.
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 CONJUNTURA ECONÔMICA: 2011 DILMA_100 dias.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
MINISTRO GUIDO MANTEGA
Economia Brasileira Conteporânea_20/03/2007
A presidência de Vargas uma reflexão a respeito da aula expositiva e dos recursos de multimídia Prof. Marcos Eduardo Monteiro de Araujo.
Panorama da Evolução Comercial Brasil-América do Sul
DESAFIOS DO CENÁRIO ECONÔMICO EM UM ANO ELETORAL
Cenários para o setor de varejo Adriano Pitoli Jun/06
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal)
Paulo Bernardo Dezembro
Vera Masagão Ribeiro Marco regulatório e políticas de fomento às organizações da sociedade civil Desafios.
Apresentação BRASIL: o fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Agosto 2014.
FIESC PERSPECTIVA DA ECONOMIA GLOBALIZADA E O MOMENTO DE CRISE - IMPACTO BRASIL E OPORTUNIDADES MARIA TERESA BUSTAMANTE ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL.
Atualização e ações no atual panorama político do Congresso Nacional CONJUNTURA NACIONAL MARCOS VERLAINE Jornalista, analista político e assessor parlamentar.
Perspectivas econômicas para 2015
Apresentação BRASIL: o fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Janeiro 2014.
Finanças Públicas Incentivos, Equilíbrio Orçamentário e Bem- Estar: Os Efeitos da Guerra Fiscal Grupo: Carlos Roberto Pereira da Silva Tatiana Mesquita.
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 Investimento Público no Brasil: desafios e oportunidades Junho/2011 SÉRGIO WULLF GOBETTI – Secretário.
Conselho de Óleo e Gás _ ABIMAQ
Regras Institucionais e Inovação no Sistema de Proteção Brasileiro: Décadas de 1990 e 2000 Seminário Políticas de Saúde e Proteção Social – Escola Nacional.
Reunião do Conselho de Representantes.
AÇÕES DE GOVERNO REGIÃO FUNCIONAL 3 GOVERNADORA YEDA CRUSIUS Janeiro/ VACARIA GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL GOVERNO.
Secretaria de Estado Extraordinária
Mudança do padrão de acumulação
FERNANDO REZENDE Tributação imobiliária e desenvolvimento municipal sustentável.
O Ciclo dos Recursos Públicos obtenção, aplicação e justificação dos recursos./ Prof. Dr. Roy Martelanc FEA / USP.
Movimentos dos Trabalhadores Urbanos
Cenário Macroeconômico Junho China Economia da China parece estar se estabilizando após ações do governo para estimular o crescimento. Ainda assim,
Seminário da Associação Nacional dos Servidores de Carreira do Planejamento e Orçamento, Repartição de competências e recursos entre entes federados:
Brasília, 10 e 11 de julho de Conjuntura econômica e negociações coletivas 5º Congresso dos Bancários de Brasília/DF.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
Planejamento Estratégico de Marketing
A Política Econômica do Governo Lula: avaliação e agenda de reformas
CONJUNTURA ECONÔMICA E POLÍTICA X DEMANDAS SOCIAIS Papel das organizações do terceiro setor frente ao objetivos de desenvolvimento.
A Corrupção e o Sistema da Dívida Pública
MILITARIZAÇÃO BRASILEIRA. END Estratégia Nacional de Defesa “Alocação continua e substancial de recursos para a comprar e produção de equipamentos militares,
Crise Europeia Causas da crise: -Impacto da crise de Salvar bancos e empresas com dinheiro público -Dívidas públicas dos países europeus – gastos.
28º Seminário Nacional de Previdência Social Belém 8 a 10 de Março de 2016.
CONJUNTURA SINDICAL E POLITICA: OS REFLEXOS NO MOVIMENTO SINDICAL E PARA A CLASSE TRABALHADORA André Santos; publicitário, jornalista e Especialista em.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Formação Sindical Para Negociação Coletiva Negociação Coletiva e Salários no Contexto da crise: o caso brasileiro.
Análise de conjuntura: o que representou 2013 e os desafios para 2014.
Transcrição da apresentação:

Análise de Conjuntura Política Brasil – RS Mar- 2011

Cenários pós eleitorais – primeiros 100 dias Lua de mel governo/opinião pública Efeito inercial do resultado das urnas fortalece o poder dos eleitos Sistema Político vive síndrome “adesista” Oposição sem legitimidade e desarticulada Quem está no governo “pauta” sozinho o jogo

A partir dos primeiros 100 dias: Mídia impõe o “primeiro balanço” das realizações dos governos Pesquisas mostram primeiras reações da opinião pública Governo precisa mostrar primeiras iniciativas Oposição começa a se movimentar Os governos começam a sair da redoma protetora dos 100 primeiros dias

Governo Dilma – primeiros 75 dias - Estilo centralizador e gerencial - Demonstração de força no episódio do salário mínimo Definição do salário mínimo: primeira medida impopular Ausência de uma agenda “pós Lula”

Governo Dilma – primeiros 100 dias Ameaça: Retração da economia: “contra-climax” em relação a conjuntura do final do governo Lula Rumores sobre troca de equipe: sinais desestabilizadores e paralisantes para a classe política Crise econômica + déficit contas dificultam o cumprimento de sua agenda de promessas

Governo Tarso: Primeiros 75 dias Coalizão política bem resolvida Montagem do Conselhão como grande estratégia de legitimação das políticas governamentais Iniciativas publicas que agregam popularidade: salário mínimo, aposentadoria dos ex-governadores, teto Mas começa a colocar-se diante do paradoxo que terá de enfrentar: como realizar seu projeto dentro da realidade estrutural das finanças públicas gaúchas

Governo Tarso: Primeiros 75 dias O projeto do governo contem manutenção de alguns incentivos a empresas, melhoria no salário dos servidores, aumento dos investimentos públicos (12 bilhões em 4 anos), sem aumento de impostos. Sua aposta: recuperação do dinamismo da economia do RS, investimentos federais Problema: situação financeira do setor público gaucho é mais grave do que parecia ao final do governo Yeda, aportes do governo federal são incertos, e não há certeza (?) sobre um ciclo estável de crescimento da economia gaúcha