“O Rio Grande que queremos” Agenda Estratégica do Rio Grande do Sul

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Movimento Catarinense para Excelência Gestão 2005 – 2008 Principais Resultados.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Escolha de Sofia custo d b h g f ea Receita potencial Receita efetiva Alíquotas nominais c.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Gestão Estratégica de Pessoas - O processo de Certificação Ocupacional
COMO SER PREFEITO.
Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
Planejamento Estratégico
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
Mobilização da sociedade brasileira
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Fabiano André Vergani
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
PLENÁRIA FINAL.
Plano Estratégico Regional de Turismo
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
Julho de 2007.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 06 de Abril de 2011.
Premissas Dados das Microrregiões.
Benefícios da participação em CGV
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
Educação básica de qualidade para todos
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Gerência de Educação Profissional GEPRO
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
MAIO 2010.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

“O Rio Grande que queremos” Agenda Estratégica do Rio Grande do Sul

Objetivos do “Rio Grande que Queremos” Estabelecer uma Agenda Estratégica para o desenvolvimento econômico e social do estado do Rio Grande do Sul, considerando a participação e o compromisso dos principais representantes das diversas partes interessadas: Representantes da Comunidade, Sindicatos, Associações, Lideranças Empresariais, Universidades, ONG’s, Autarquias, Poder Público etc. e com um amplo mecanismo de consulta à sociedade sobre as prioridades do estado; Operacionalizar e implementar a Agenda Estratégica compartilhada entre as partes interessadas, traduzindo-a em: objetivos, indicadores, metas e linhas convergentes de ação estratégica; Comunicar e disseminar a Agenda para a sociedade gaúcha; Desenvolver mecanismos para promover a mobilização da sociedade no atingimento dos objetivos e metas de desenvolvimento para o estado gaúcho; Implementar um processo de gestão da estratégia do Rio Grande do Sul, formalizado e permanente, para acompanhamento de resultados e avaliação de desempenho; Estruturar um modelo efetivo de governança para implementação da Agenda Estratégica.

Uma iniciativa pioneira no estado Totalmente includente: o projeto prevê a participação de todos os segmentos da sociedade Metodologia: uso de ferramentas consolidadas de gestão Future Search Balanced ScoreCard Incorpora outros trabalhos técnicos já realizados (ex: Relatório Sayad, RS 2010, Rumos 2015) Sistema de implantação e governança: previsto para entrar em funcionamento após a elaboração da Agenda Estratégica (agosto/2006)

Rio Grande do Sul 2020 Visão Geral do Projeto Nossa Visão de Futuro Qual o nosso sonho ? Visão Geral do Projeto Rio Grande do Sul 2020 Participantes Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos Nossos Indicadores do Desenvolvimento Nossas Metas Representantes de todas as partes Interessadas (850 pessoas) Nossa Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Nossos projetos e nosso compromisso para realização da Estratégia Formação de Fóruns Temáticos compostos por representantes das partes interessadas ‘Governança’ através de Fóruns Temáticos (exemplos) Infra- Estrut. Educa-ção Des. de mercado Meio Ambiente

Cronograma Proposto da Agenda Seminários e Conferências

Visão Geral do Encontro – Busca de Visão de Futuro Nossa Visão de Futuro Qual o nosso sonho ? Etapa vencida Encontro dos dias 08 e 09 de março: Diagnóstico do Estado realizado Visão compartilhada de futuro estabelecido Principais desafios a serem superados para possibilitar o desenvolvimento do Estado listados Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos Nossos Indicadores do Desenvolvimento Nossas Metas Nossa Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Nossos projetos e nosso compromisso para realização da Visão e Estratégia

Imagens do Encontro 08 e 09 de março

Teia das principais tendências Resultado do Encontro

Seminário de Mapa Estratégico Nossa Visão de Futuro Qual o nosso sonho ? Seminário de Mapa Estratégico Etapa vencida Objetivo: desenhar Mapa – para cada tema estratégico, definir 1 a 2 desafios essenciais da Sociedade Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos Nossos Indicadores, Metas e Ações Sociedade em geral Pesquisa ampla Fórum de Gestão Entrevistas Participação aberta a toda a sociedade riograndense: Garantir maior participação dos municípios do interior do Estado Garantir participação de segmentos não representados nos dias 8 e 9 de março Participação de líderes dos principais segmentos da sociedade: Garantir uma visão sistêmica do Estado no Mapa Estratégico Nossa Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Nossos projetos e nosso compromisso para realização da Visão e Estratégia Resultados foram consolidados e validados no dia 26 de abril

Estatísticas do projeto Encontro dos dias 08 e 09 de março Mais de 850 pessoas participaram do Encontro de Busca de Visão Pesquisa Em torno de 5.000 pesquisas aplicadas Em torno de 200 municípios cobertos (40% do total) Entrevistas Aproximadamente 70 entrevistas com as principais lideranças do Estado

Imagens do Seminário Mapa Estratégico

O melhor estado para se viver e trabalhar Crescimento econômico Equidade social e regional Elevação da qualidade de vida Sociedade Referência em capital humano Referência em inovação e tecnologia O melhor estado para fazer negócios Diferenciais competitivos Desenvolvimento de mercado Desenvolvimento regional Inovação e Tecnologia Gestão Pública Promover pólos tecnológicos Estabelecer e executar políticas públicas de fomento e incentivo à pesquisa Aumentar a capacidade de investimento do Estado através do equilíbrio fiscal Capacitar para o empreendedorismo, gestão e qualidade Assegurar um planejamento estratégico regionalizado e integrado, com participação social, garantindo a continuidade das políticas públicas Reduzir a carga tributária no estado Estimular as exportações com ênfase no aumento do valor agregado Eixos de crescimento Buscar maior integração entre empresas, instituições de pesquisa e universidades em tecnologia de ponta Modernizar e aumentar a eficiência da gestão pública com adequação do tamanho do estado Atrair e fortalecer empresas em setores estratégicos diversificando a matriz produtiva das regiões Garantir transparência na gestão pública através de um sistema de monitoramento pela Sociedade Infra-estrutura Implantar uma rede logística integrada de transporte, privilegiando modais de maior eficiência Estabelecer Parcerias Público-Privadas e concessões com garantias contratuais asseguradas Garantir o uso eficiente e a disponibilidade de energia a preços competitivos Ambiente institucional e regulatório Disponibilidade de recursos financeiros Cidadania e Responsabilidade Social Meio-ambiente Garantir a segurança pública e a confiança nas instituições Corrigir Slide. Atividades. Combater a informalidade,a pirataria e a sonegação Incentivar a formação de poupança pública e privada Facilitar o acesso ao crédito com melhor orientação Incentivar e garantir meios de participação da Sociedade na Gestão Pública Balancear a preservação do meio-ambiente com o desenvolvimento, através de regras claras e estáveis, e maior eficiência dos órgãos reguladores Promover a sensibilização da sociedade através da educação ambiental Garantir o cumprimento e a estabilidade das regras Promover a responsabilidade social Bases para o desenvolvimento Educação Saúde Ampliar a rede de escolas com tempo integral Definir e implementar um modelo de educação básica com foco na qualidade Capacitar para o mercado e para a cidadania, integrando universidades, escolas técnicas e empresas e ampliando o ensino profissional Promover ações de planejamento familiar e de redução da mortalidade infantil Ampliar a efetividade da rede pública de saúde com melhoria na qualidade do atendimento Promover a saúde através de ações preventivas Investir na valorização dos professores

Desenv. de Mercado - Estimular as exportações com ênfase no aumento de valor agregado Participação dos Produtos Primários no Comércio Mundial (1980-2001) 0.0 1.0 2.0 3.0 4.0 5.0 6.0 7.0 8.0 1980 1984 1988 1992 1996 2000 Trilhões de US$ Serviços Manufaturas Combustíveis e Minérios Agricultura e Alimentos Participação das exportações de produtos básicos, semimanufaturados e manufaturados (média 2000-2005) Manufaturados Semimanufaturados Básicos 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% SP PR SC RS Produtos básicos têm cada vez menor participação no PIB mundial; o RS ainda tem uma grande participação de produtos básicos na exportação

O planejamento regionalizado poderá reduzir as desigualdades regionais Desenv. Regional - Assegurar um planej. estrat. regionalizado e integrado, com participação social, garantindo a continuidade das políticas públicas O planejamento regionalizado poderá reduzir as desigualdades regionais PIB per capita dos Coredes – R$ ´000 144% Nota: Alto da Serra do Botucaraí e Jacuí-Centro sem informações no site da FEE Fonte: Fundação de Economia e Estatística, 2003

Gestão Pública - Aumentar a capacidade de investimento do Estado através do equilíbrio fiscal Comprometimento de 32% da receita líquida com aposentadorias e pensões Comprometimento de 12,7% da receita líquida com pagamento da dívida Baixa capacidade de investimento Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional, Execução Orçamentária dos Estados, 2004

Correlação entre poupança e investimentos Disponibilidade de recursos financeiros - Incentivar a formação da poupança pública e privada Baixa poupança Taxa de poupança - China Em % do PIB Correlação entre poupança e investimentos Em % do PIB Taxa de poupança - Brasil Fonte: CEQ International, 2005

Seminário de Indicadores, Metas e Ações Nossa Visão de Futuro Qual o nosso sonho ? Seminário de Indicadores, Metas e Ações O que falta fazer Objetivo: detalhar o Mapa Estratégico - criar indicadores, metas e ações para cada objetivo Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos Nossos Indicadores, Metas e Ações Fórum de Gestão Seminário Fórum Temático Seminários Participação de líderes dos principais segmentos da sociedade: Garantir uma visão sistêmica do Estado no Mapa Estratégico Participação de especialistas (em torno de 350) de cada tema dos principais segmentos da sociedade: Garantir uma visão especializada em cada um dos grandes temas Nossa Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Nossos projetos e nosso compromisso para realização da Visão e Estratégia Resultados são consolidados para discussão no dia 05 de julho

Seminário da Agenda Estratégica Nossa Visão de Futuro Qual o nosso sonho ? Seminário da Agenda Estratégica O que falta fazer Objetivo: criar um sistema de governança adequado para garantir a implementação da estratégia Nossa Estratégia Nosso Mapa Estratégico de Objetivos Nossos Indicadores, Metas e Ações Fórum de Gestão Seminário Equipe Técnica Benchmarking Participação de líderes dos principais segmentos da sociedade: Garantir uma visão sistêmica do Estado no Mapa Estratégico Participação de técnicos da Agenda na construção do sistema de governança: Garantir aplicação das melhores práticas Criar processos e estrutura Nossa Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Nossos projetos e nosso compromisso para realização da Visão e Estratégia Resultados são consolidados para discussão no dia 02 de agosto

Site da Agenda Estratégica www.agendars2020.org.br