UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE JARDIM PAULISTANO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Advertisements

Apresentação 4 Oficina 2 - Sul
 HOMEOPATIA: Fundamentos Aplicações Orientações sobre formação
II Fórum nacional Anti-Droga SENAD
MICRO REGIÃO MICRO REGIÃO SÃO QUIRINO. HISTÓRICO As primeiras reuniões da micro região São Quirino aconteceram a partir de setembro de 2001 com a participação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTOS DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA
Unidade Saúde Vila Ramos
Universidade Federal de Pelotas
PROGRAMA CHAPECÓ MAIS SORRIDENTE
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
Promoção da Saúde Intersetorialidade Comunidade Saudável
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Programa de Saúde da Família
SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE Missão Normatização dos processos técnico-administrativos e de avaliação dos serviços da rede assistencial.
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: construção e fortalecimento da prática profissional no apoio matricial às equipes de SF Prof. Ed.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Rede de Cuidados na Saúde Mental Relato de Experiência
Programa de Automonitoramento Glicêmico Piloto
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA- NASF
Como funcionam as unidades de saúde da familia
Secretaria Municipal de Saúde
Centro de Saúde São José
Alexandre de Araújo Pereira
I Seminário Microrregional de Atenção Primária – Betim 21 / 09 / 2007
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
REVISANDO.... REVISANDO... SAÚDE DA FAMÍLIA PSF  Reorganizar a Atenção Básica (Porta de Entrada)  Consolidação do SUS. Ações Individuais e Coletivas.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
ESF Integralidade da assistência
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Apresentação Anual SexoIdade AnoUsuários Atendidos Usuários Desligados Total
GRUPO VAN GOGH Saúde Mental
Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF   GABINETE DO MINISTRO Portaria Nº 154, de 24 de janeiro de 2008.
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
COMITÊ COMUNITÁRIO: INTERAÇÃO INSTITUTO DA CRIANÇA – SOCIEDADE
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
TERRITORIALIZAÇÃO UBS Centro CAMBÉ-PR.
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A Estratégia de Saúde da Família na reorganização da atenção primária e do sistema de saúde no Brasil Carla Pontes de Albuquerque Professora Adjunta de.
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
A INSERÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF)
Avaliação em Saúde Bucal Coletiva
Apoio Matricial com Agentes Comunitários de Saúde como Enfrentamento para o Desenvolvimento de Caminhada Orientada Carla Izabela Bonzanini Profissional.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Lílian Rodrigues de Oliveira
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
NASF NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA 2009
CRIAÇÃO DO NASF.
Compilação dos Dados Pólo III Ana Carla Dantas Keila Márcia Luciana Carceroni Paola Batista.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
A DIMENSÃO CLÍNICA E PEDAGÓGICA DO APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA: Considerações sobre a experiência no NASF Massaranduba.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
Transcrição da apresentação:

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE JARDIM PAULISTANO

Identificação: A UBS Jd Paulistano está localizada no Bairro Jardim Paulistano, pertencente a região da Vila Brasilândia,sob a gestão de SMS, CRSN, na Supervisão FÓ - Brasilândia. Foi fundada em 19/11/1997 como uma unidade tradicional, no ano 2000 iniciou com 04 Equipes a implantação da Estratégia Saúde da Família, em parceria com a Associação Saúde da Família. Atualmente 07 Equipes de Saúde da família, fundamentadas nos princípios do SUS, desenvolvem um trabalho de promoção, prevenção e reabilitação da saúde, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida das 6.463 famílias, perfazendo um total de 23.655 pessoas cadastradas no programa (Fonte SIAB Agosto/09)

Perfil Epidemiológico: O perfil epidemiológico da população do Jardim Paulistano está caracterizado da seguinte forma:

Gênero 48% 52% Faixa Etária 1% 7% 4% 7% 11% 9% 37% 12% 9% 5% Morbidade

Gravidez na Adolescência (16%) Tratamento da água no domicílio (74%) (20,8%) (0,7%) (4%) Abastecimento de água (99%) (0,05%) (0,05%)

Destino de Fezes / Urina Destino do Lixo (98%) (0,2%) (1,8%) Destino de Fezes / Urina (85%) (1%) (14%) Tipo de Casa (97%) (1%) (1%) (0,3%)

Referência e Contra Referência Hospital Kátia de Souza Rodrigues (Taipas); Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoerinha; Ambulatório Maria Cecília Donnangelo; AMA Jardim Paulistano;

Parcerias: Para desenvolver um trabalho de resgate da cidadania, as equipes através da apropriação do território, fortalecem a rede social local realizando um trabalho em conjunto com as OGs e ONGs. São nossos parceiros: Escola Estadual Crispim de Oliveira; CEU Jardim Paulistano; Associação de Moradores Jd Paulistano; CCA – Centro da Criança e Adolescente

Projetos: Projeto Fabricação Idealizado com o propósito de realizar atividades diversas (brincadeiras, contador de história, grupo de linguagem, artesanato, dobradura, utilização de material reciclável...) nos locais onde a população jovem se reúne (praça, escola, igreja, rua sem saída...), a fim de promover encontros nos quais questões individuais e coletivas possam ter um novo significado.

Grupo Crochê Grupo de mulheres que se reúnem nas dependências da UBS, para aprender a arte do crochê e do tricô, além da arte de compartilhar esse encontro. Terapeuta ocupacional do NASF e ACS’s, participam desse grupo enquanto Projeto Terapêutico para as pacientes, como facilitadores de discussões.

GRUPO DE CROCHÊ

Programa Nacional de Humanização Grupo de encontros entre auxiliares de enfermagem, de acordo com as diretrizes do PNH, o referido grupo é coordenado pela responsável Técnica de Enfermagem, Fonoaudióloga e Terapeuta Ocupacional do NASF. Objetivo:Integrar e fortalecer a categoria de auxiliares de enfermagem.

Projeto Cuidando do Cuidador Oficinas promovidas pela Associação Saúde da Família com o objetivo de trabalhar a auto estima e valorização da categoria dos Agentes Comunitários de Saúde.

Grupo Bordado e Ponto Cruz Surge no Paulistano por solicitação das ESF, mediante o pedido de uma usuária que se oferece para ensinar sua técnica. A Equipe NASF está ajudando a organizar e articular as demais instâncias, ESF-UBS-NASF-Usuárias, bem como acolher a solicitação de envolver as gestantes neste grupo.

Projeto de Jardinagem e Horta Medicinal Revitalização do jardim da Unidade em parceria com o PAVS e NASF.

Grupos Grupo de caminhada Realizado pelas ESF com objetivo de incentivar a prática de atividade física no cotidiano da população, com o enfoque em grupos-alvos (hipertensos, diabéticos e idosos).

Grupo Sexualidade (em fase de estruturação) Surge na UBS Paulistano por solicitação da ESF no acolhimento de pacientes com dificuldade no relacionamento conjugal. A Equipe NASF contribui nas discussões e intermediações.

Participação popular: Conselho Gestor A UBS Jd Paulistano em cumprimento aos princípios dos SUS, encontra-se no momento em fase de reconstrução de seu Conselho Gestor Reuniões na comunidade As ESF através do planejamento local, promovem encontros periódicos no território, realizando ações educativas e fortalecimento do vínculo com as famílias da área adscrita.

Nós Críticos Área de Influência; A UBS procura acolher as pessoas não cadastradas que buscam atendimento, ocasionado pela insuficiência de equipamentos de saúde na região, sobrecarregando o trabalho das equipes. Espaço Físico limitado .

Necessidades Fortalecimento da prática de acolhimento para com o usuário e colaboradores; Investimento na Saúde dos trabalhadores; Contribuição nos grupos educativos; Fortalecimento das ações intersetoriais com investimento da rede já constituída Melhoria no espaço físico; Aquisição de equipamentos de informática; Aquisição de mobiliário;

Equipe Técnica da UBS Jd. Paulistano 01 -Gerente: Lizete Nogueira de Oliveira 10 -ATAs: Tânia, Claudia, Luiz, Márcia, Sueli, Silvio, Osmar, Eliana, Claudia Maciel e Suzana 02 -ASG: Inês e Elenita 42- Agentes Comunitários: Nicelma, Joelma, Maristela, Daiani, Luciene, Consolação, Ana Paula Silva, Andreia, Carlos, Fernando, Sivonalda, Livanclis, Fernanda, Vankleide, Zezito, Sângela, Maraísa, Izidek, Elaine, Demilda, Claudia, Gilmara, Stefane, Adelita, Roseli Ramos, Andreia Regina, Marlon, Roseli Marques, Cibele, Fernanda Dias, Sandra, Ana Paula Vilanova, Daniela, Alessandra, Renata, Sirlene, Roselaine, Luanna, Ângela, Uillian e Diana. 14 -Auxiliares de Enfermagem: Lorentino, Nídia, Cândida, Roseli, Marta, Hélia, Neide, Edméia, Eulina, Vilma,Víviam, Edna, Ely e Nanci. Enfermeiros: Neli, Pedro, Fabiana, Maria Alice, Gilberto, Andreza e Mônica. 07- Médicos: Yamile, Alex, Luciléa, Eduardo, Paulo e Ninoska Saúde Bucal: CDs. Marcelo, Elisabeth e Iran – ACDs. Bernadete, Rita e Vanessa e THD Renata; NASF : Psicóloga Silvia, Ass. Social Luiza,Pediatra Cármem,Homeopata José Luiz,Psiquiatra Walter e Terapeutas Ocupacionais Karol e Nadia 02 -Profissionais de Limpeza : Lucília e Jacira 03 -Profissionais de Segurança: Pedro, Ênio e Mário.

“ Não basta ensinar ao homem uma especialidade “ Não basta ensinar ao homem uma especialidade.Porque ele se tornará assim uma máquina utilizável,mas não uma personalidade.É necessário que adquira um sentimento,um senso prático daquilo que vale a pena ser aprendido,daquilo que é belo,do que é moralmente correto.” Albert Einstein