NOSSA PORTO ALEGRE CIDADE DO PRESENTE E DO FUTURO

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Transcrição da apresentação:

NOSSA PORTO ALEGRE CIDADE DO PRESENTE E DO FUTURO TÁ NA MESA - FEDERASUL • 23/03/2011 NOSSA PORTO ALEGRE CIDADE DO PRESENTE E DO FUTURO

RESGATE • FORTALECENDO A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA O PRESENTE • QUALIFICANDO OS SERVIÇOS O FUTURO • PREPARANDO A CIDADE

COM FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA NOSSA PORTO ALEGRE RESGATE COM FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA A governança com a sociedade A governança com os servidores A governança com a Câmara de Vereadores As cinco dimensões da Governança A governança com os demais Municípios da Região Metropolitana A governança com as demais esferas de governo

COM O FORTALECIMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO NOSSA PORTO ALEGRE RESGATE COM O FORTALECIMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO • Busca da ampliação e qualificação do OP • Fortalecer credibilidade do processo • Recuperação de passivo – resgate de demandas pendentes • Possibilidade de execução de 565 demandas pendentes • Integração com Congresso da Cidade • Prefeitura na Comunidade para verificar a execução dos projetos

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS SAÚDE Instituto Municipal de Estratégia da Saúde da Família (Imesf) • ESF é o modelo de atendimento com melhores resultados nos indicadores como mortalidade infantil, vacinação, entre outras. • Lei que cria o IMESF como fundação pública aprovada em 15 de fevereiro de 2011 • Ampliação do número de equipes de Saúde da Família de 107 para mais de 170 até o final de 2012 • Garantia de reposição de profissionais de modo imediato • Controle eletrônico de ponto

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS SAÚDE Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) • Visa desafogar as emergências, atendendo 100% do território da cidade • Construção de quatro novas UPAs, além dos quatro pronto atendimentos em funcionamento • Início de implantação da UPA da Zona Norte e da Partenon/Azenha ainda em 2011 •  Etapa seguinte: implantação da UPA Cairu Navegantes e da UPA da Zona Sul • Área mínima de 1,3 mil metros quadrados, com capacidade de atender 450 pacientes/dia, equipe de seis médicos e até 20 leitos

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS SAÚDE Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Unidades Existentes: • Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) • Pronto Atendimento Bom Jesus • Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro • Pronto Atendimento Restinga Unidades Previstas: • UPA Zona Norte • UPA Navegantes/Cairu • UPA Partenon/Azenha • UPA Zona Sul

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS Reabertura do Hospital Independência NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS SAÚDE Reabertura do Hospital Independência • Plano operativo de reabertura é prioridade e já foi aprovado no CMS • Ampliação da cobertura em consultas, cirurgias traumato-ortopédicas e em cirurgias de média complexidade (vascular, otorrino, urologia, etc.) • Parceria público-privada • Previsão de operação ainda no primeiro semestre de 2011 • Os 95 leitos atenderão 100% SUS

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS Informatização da Saúde NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS SAÚDE Informatização da Saúde • Primeira etapa: expansão da infovia • Em oito meses, todas as unidades da saúde receberão os serviços da infovia, por fibra ótica ou rádio • Mais de 30% das unidades já conectadas • Investimento: R$ 2,7 milhões, que serão amortizados em 27 meses com a economia que permitirá • Segunda etapa: instalação do sistema de regulação

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS Coleta de Lixo em Porto Alegre NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS LIMPEZA URBANA Coleta de Lixo em Porto Alegre • Média de 1.100 toneladas recolhidas por dia • Coleta diária na área central e principais avenidas • Coleta três vezes por semana em mais de 10.500 ruas cadastradas • Coleta seletiva em todos os bairros duas vezes por semana • Coleta também em vielas e becos de difícil acesso

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS LIMPEZA URBANA Conteinerização • Evitar a ação de animais sobre o material depositado no chão • Eliminação das lixeiras ou suportes para lixo particulares nos passeios públicos

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS LIMPEZA URBANA Conteinerização • Operação de coleta do container realizada pelo motorista do caminhão, de dentro da cabine, através de braços mecânicos comandados por um joy-stick e monitorados por vídeo • Coleta realizada por caminhão coletor compactador com sistema de içamento lateral e basculamento totalmente automatizado • Operação dura, em média, 50 segundos

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS LIMPEZA URBANA Conteinerização • Implantação nos bairros da região Centro

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS Monitoramento da Coleta NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS LIMPEZA URBANA Monitoramento da Coleta • Agora é possível ver a movimentação • Serviço viabilizado para a população pela Procempa • São 37 roteiros diurnos = 37 caminhões • Mais 31 roteiros noturnos= 31 caminhões • Operação de segunda a sábado, inclusive nos feriados

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS Reforma estrutural do Túnel da Conceição NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS SOLUÇÕES VIÁRIAS Reforma estrutural do Túnel da Conceição • Intervenção urgente para segurança dos usuários • Primeira grande reforma após 38 anos de funcionamento do túnel • Reforma para durar mais 30 anos • Implantação de novas rotas para acesso e saída do Centro Histórico • Novas rotas para facilitar entrada e saída da cidade • Mudanças precedidas de campanha de esclarecimento • Resultado positivo das mudanças

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS SOLUÇÕES VIÁRIAS Rótula da Nilo Peçanha • Substituição da rotatória por ambiente semaforizado, com sinaleiras inteligentes • Atendimento de reivindicação histórica da população • 61 mil veículos/dia circulam no local • Objetivo alcançado: melhoria  em 70% a fluidez do trânsito • Obra executada pela SMOV após três licitações desertas, em conjunto com EPTC, SMAM e DEP • Entrega antecipada em 40 dias

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS ATENÇÃO ÀS CALÇADAS • Abrangência inicial na região do Centro Histórico • Atuação envolvendo equipe de fiscalização integrada do CAR Região Centro • Ação para recuperação das calçadas dos prédios públicos • Intensificação da fiscalização e reconhecimento a quem cumpre a legislação • Campanha de conscientização e mobilização, com parcerias • Limitação de acesso de veículos pesados na região central • Atenção à acessibilidade

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS REESTRUTURAÇÃO DOS CARs NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS REESTRUTURAÇÃO DOS CARs • Porto Alegre conta com 13 Centros Administrativos Regionais. Em breve serão 17, um para cada região do Orçamento Participativo. • A atuação dos CARs, aproximando a Administração da população e qualificando o trabalho prestado, está dividido basicamente em três grandes eixos:. • Excelência em serviços • Promoção da democracia local • Atendimento ao cidadão

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS CAR REGIÃO CENTRO • Nova estrutura para atendimento aos cidadãos no Centro Histórico e mais 17 bairros da região administrativa do Centro • Melhoria no atendimento e qualificação dos serviços prestados • Atendimento às demandas da população: informações e solicitação serviços municipais, encaminhamento denuncias e pedidos de solução para problemas na região • Projeto que marca a reformulação dos CARs de todas as regiões • Inovação: equipe de fiscalização multidisciplinar e integrada: meio ambiente, obras, vigilância sanitária, limpeza urbana, assistência social • Posto de auto-atendimento e acesso à Internet

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOVO FALA PORTO ALEGRE/156 NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOVO FALA PORTO ALEGRE/156 • Unificação do atendimento, “Prefeitura é uma só” • Funciona todos os dias das 7h às 23h. Segurança, DMAE e EPTC funcionam 24h e Fazenda das 9h às 17h • 100 atendentes nas seis centrais • Média de 4.000 chamadas/dia • Capacidade de 600 chamadas/hora • Ferramenta de gestão: mapas situacionais e temáticos - filas de demandas por secretaria.

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOVO FALA PORTO ALEGRE/156 NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOVO FALA PORTO ALEGRE/156

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOVO FALA PORTO ALEGRE/156 NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOVO FALA PORTO ALEGRE/156

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOVO FALA PORTO ALEGRE/156 NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOVO FALA PORTO ALEGRE/156

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOVO FALA PORTO ALEGRE/156 NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOVO FALA PORTO ALEGRE/156

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOVO FALA PORTO ALEGRE/156 NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOVO FALA PORTO ALEGRE/156

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOSSA PORTO ALEGRE ANTES DEPOIS QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS PORTO ALEGRE + LUZ • 58 mil pontos substituídos desde outubro de 2009 • 70% de renovação dos equipamentos cadastrados • Equipamentos 30% mais eficientes e 38% mais econômicos • Equipamentos mais duráveis e menos poluentes • Instalação de iluminação de destaque, substituição de mais de 200 postes defasados e troca de iluminação em mais de 130 praças • Parceria com a CEEE e Eletrobrás • Investimento de R$ 33 milhões

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS VIDEOMONITORAMENTO Trânsito • 40 câmeras instaladas nos principais cruzamentos • Controle centralizado • Permite alterar os tempos dos semáforos • Das 946 sinaleiras (conjunto de semáforos) de Porto Alegre, 92% são controladas em -tempo real pelos técnicos da EPTC Segurança Urbana • Três câmeras instaladas e 23 em fase de instalação

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS FOMENTO À ATIVIDADE ECONÔMICA NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS FOMENTO À ATIVIDADE ECONÔMICA • Ampliação do Parque Industrial da Restinga: melhoria na infraestrutura e mais 23 novos lotes • Alvará na Hora: emissão de mais de 15 mil alvarás por ano

QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS FOMENTO À ATIVIDADE ECONÔMICA NOSSA PORTO ALEGRE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS FOMENTO À ATIVIDADE ECONÔMICA Linha da Pequena Empresa:  • Parceria da SMIC, Carris e Sebrae • Percorrerá, a partir de abril, 37 bairros da Capital levando o empreendedorismo onde o cliente estiver • O ônibus terá um técnico de cada entidade à disposição do público, com os seguintes serviços: orientação sobre gestão empresarial, formalização de pequenos negócios, microcrédito, alvarás e licenças municipais, além de pequenas assessorias em grupos e a possibilidade de concretizar, no local, a formalização como Empreendedor Individual

PREPARANDO A CIDADE PARA O FUTURO NOSSA PORTO ALEGRE PREPARANDO A CIDADE PARA O FUTURO OBRAS DA COPA • Avenida Tronco (R$ 78.485.901,16) • Duplicação da avenida beira-Rio e corredor da avenida Padre Cacique (R$ 82.315.789,47)

Bus Rapid Transit (BRTs) NOSSA PORTO ALEGRE PREPARANDO A CIDADE PARA O FUTURO Bus Rapid Transit (BRTs) Modelo de transporte sobre pneus, rápido, flexível, de alto desempenho, que combina uma série de elementos físicos e operacionais em um sistema integrado. • BRT na avenida Protásio Alves (R$ 55.789.473,68) • BRT na avenida Assis Brasil (R$ 29.473.684,21) • BRT Bento Gonçalves (R$ 24.210.526,32)

PREPARANDO A CIDADE PARA O FUTURO NOSSA PORTO ALEGRE PREPARANDO A CIDADE PARA O FUTURO Terceira Perimetral • Viaduto no cruzamento com a Bento Gonçalves - Extensão: 277 metros  • Viaduto no cruzamento com a avenida Plínio Brasil Milano - Extensão: 158,6 metros  • Passagem de nível na av. Farrapos / Viaduto Leonel Brizola - Extensão: 300 metros  • Passagem de nível no cruzamento com a av. Cristóvão Colombo  • Passagem de nível no cruzamento com a rua Anita Garibaldi) (R$ 120.400.000,00)

Voluntários da Pátria e terminal de ônibus na avenida São Pedro NOSSA PORTO ALEGRE PREPARANDO A CIDADE PARA O FUTURO Voluntários da Pátria e terminal de ônibus na avenida São Pedro • Duplicação do trecho da via entre a Rua da Conceição e a Avenida Sertório e sua extensão até o cruzamento das avenidas Padre Leopoldo Brentano e A. J. Renner, contando com três pistas por sentido.   • Melhorias de acessibilidade e estruturação viária da região, bem como contribuirá a desafogar o trânsito da Avenida Farrapos (R$ 30 milhões)

Avenida Severo Dullius NOSSA PORTO ALEGRE PREPARANDO A CIDADE PARA O FUTURO Avenida Severo Dullius • Prolongamento entre Avenida Dique e a Avenida Assis Brasil, contribuindo para as novas instalações do Aeroporto Internacional Salgado Filho e para o tráfego da região. (R$ 24 milhões)

Complexo da Rodoviária NOSSA PORTO ALEGRE PREPARANDO A CIDADE PARA O FUTURO Complexo da Rodoviária • Construção de viaduto ligando as avenidas Júlio de Castilhos e Presidente Castelo Branco e estação de ônibus junto ao canteiro central. • Será eliminado o cruzamento junto à estação Rodoviária, contribuindo decisivamente para a melhor trafegabilidade na região central da capital bem como para a solução do conflito de fluxo entre veículos particulares e transporte público. (R$ 24 milhões)

Projeto Integrado Socioambiental – PISA NOSSA PORTO ALEGRE PREPARANDO A CIDADE PARA O FUTURO Projeto Integrado Socioambiental – PISA • Maior obra de saneamento em execução no Brasil • Investimento de R$ 586,7 milhões • Vai ampliar a capacidade de tratamento de esgotos de 27% para 77%, superando Metas do Milênio • Resgate da balneabilidade do Guaíba • Soluções tecnológicas avançadas: emissário terrestre de 17 km, emissário subaquático de 11 km • Projeto de 30 hectares de área de preservação ambiental a lazer

PREPARANDO A CIDADE PARA O FUTURO NOSSA PORTO ALEGRE PREPARANDO A CIDADE PARA O FUTURO Metrô

O Mundial do Desenvolvimento Sustentável e da Inclusão Social NOSSA PORTO ALEGRE V CONGRESSO DA CIDADE O Mundial do Desenvolvimento Sustentável e da Inclusão Social Lançamento dia 24, quinta-feira, às 10 horas, no Auditório do Ministério Público Estadual (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80)